Por que a Voz das Pessoas Soa Mais Grave Pela Manha

Hoje eu quero compartilhar com você, alguns segredos sobre as nossas cordas vocais, além de como pode ser possível preservar e aproveitar ao máximo a sua voz.  

A voz é um instrumento de extrema beleza que encanta e complementa a harmonia de uma banda. Muitas vezes, temos um talento natural para compreender e dominar a voz,  fazemos coisas sem ao menos ter qualquer teoria sobre os reais motivos por trás daquilo que estamos fazendo. 

Clique Aqui e Aprenda Mais!

Se você está em um Home Studio ou mesmo, está se preparando para uma apresentação ao vivo, conhecer a voz e como ela funciona, pode aumentar drasticamente a sua capacidade de cantar por mais tempo, mais afinado, com o timbre mais agradável possível.  

Uma dessas curiosidades que ocorrem com a voz, o que para muitos pode ser confundido com uma vantagem, é a tonalidade baixa que a voz apresenta logo pela manhã. Muitos leigos valorizam suas vozes matutinas, por soarem um pouco mais encorpadas e, erradamente, de melhor qualidade.  

Na realidade, essa voz encorpada é causada por uma perda de eficiência temporária das cordas vocais. Sim, as cordas vocais tendem a soar em um tom mais baixo, quando perdem  um pouco da sua elasticidade. Isso significa que as cordas vocais amanhecem com algum problema, e por isso, tendem a funcionar em uma frequência mais baixa. 

Agora vamos conferir, quais são os principais motivos que fazem a sua voz ficar tão  profunda pela manhã. 

O Muco Nas Cordas Vocais 

garoto exame laringeSomos instrumentos musicais vivos, e o que mantém tudo lubrificado e protegido é a grande quantidade de muco que é produzida nas paredes da faringe. Em certas condições, essa produção de muco pode chegar a até 1 litro e meio por dia, o que é um monte de muco circulando sobre as suas cordas vocais.  

Quando falamos “cordas”, nos dá uma impressão de que esse órgão é composto de pequenos fios que vibram com o ar. Na realidade, é algo mais parecido com uma membrana, com bordas rígidas e um desenho extremamente elaborado, capaz de produzir uma vasta gama de sons simultaneamente.  

Todo esse muco que circula pela faringe é constantemente drenado, buscando sempre manter um nível ótimo de lubrificação. Por outro lado, à noite as coisas ficam um pouco mais difíceis de serem drenadas, e isso causa alguma interrupção no fluxo mucoso, e deposição de muco sobre o órgão da voz.  

Após algumas horas, com toda essa deficiência mucosa, as cordas vocais tendem a inchar, perdendo com isso a capacidade de vibrar em frequências mais altas. Isso causa o som característico de tom mais baixo da voz matutina.  

Dependendo da temperatura ambiente, além da umidade do ar e outros fatores fisiológicos,  amanhecer com a voz grossa, pode ser algo praticamente inevitável. 

A Acidez Nas Cordas Vocais 

ilustracao bebida refluxo acidoA falta de muco é capaz estragar a sua voz, mas o principal vilão, causador de danos às cordas vocais, é a acidez estomacal. Quando consumimos muita bebida alcoólica ou mesmo, ingerimos alimentos ácidos algumas horas antes de dormir, ao se deitar, o suco gástrico estomacal tende a atacar as cordas vocais durante a madrugada. Todo esse ácido pode queimar e irritar as cordas vocais, deixando-as inchadas, causando esse timbre vocal característico pela manhã. 

Apesar de ser praticamente imperceptível para maioria das pessoas, a maior parte dos problemas vocais pode ser causado pelo refluxo ácido. Veja que é muito fácil, mesmo estando acordado(a), que o ácido estomacal entre pela sua laringe, ferindo as suas cordas vocais.  

Por esse motivo, muitos vocalistas podem sofrer danos permanentes em suas vozes, principalmente se tiverem o hábito do consumo excessivo de álcool. O que não é muito incomum no meio artístico, até mesmo pelo ambiente noturno ser favorável o consumo de bebidas alcoólicas e alimentos de digestão ácida.  

Hormônios Masculinos em Alta 

homem mostrando molecula testosteronaSim, parece estranho, mas existem estudos relacionando a voz matutina ao aumento da testosterona nos homens. Quando temos uma noite bem dormida e acordamos bem descansados, os níveis de testosterona tendem a estarem mais altos do que nunca. O que influencia diretamente na sua tessitura vocal, deixando-a com essa tonalidade baixa.  

Isso explica um fenômeno chamado “Pau da Madrugada”, mas esse é um tema para outro dia.  

Os fisiculturistas sentem bastante essas variações hormonais e podem validar ainda mais essa premissa dos hormônios influenciando a voz. Especificamente a testosterona. Os pesquisadores do tema dizem que o relaxamento profundo, a meditação e o descanso, aumentam os níveis de testosterona. Por outro lado, os exercícios físicos são capazes de extravasar todo esse excesso hormonal, consequentemente, reduzirem seus efeitos na fisiologia das cordas vocais.  

Talvez seja uma boa ideia praticar algum esporte, a fim de alcançar nota tonais mais altas em sua voz.  

A Genética Favorável 

luciano pavarotti tenor concerto servia maioPodemos lembrar daquelas pessoas que possuem uma genética favorável à certas características vocais, essas, por mais que possam ser afetadas por fatores externos, não se comparam aos timbres vocais mais comuns.  

É fato que apesar de muitas pessoas amanhecerem com a voz mais grave ou de tonalidade mais baixa, a afinação das cordas vocais varia ao longo do dia, alcançando pontos ótimos após algumas horas de uso.  

Existem exercícios de aquecimento vocal que podem ser praticados, a fim de valorizar certos aspectos vocais, tanto para aumentar a capacidade de reproduzir tons baixos, quanto alcançar notas extremamente altas.  

Faz Mal Cantar Pela Manhã 

jovem cantando cozinha headphonesMuitos profissionais da voz, possuem uma agenda com horários um pouco deslocados, em relação às outras pessoas. É comum encontrarmos vocalistas acordando ao meio-dia, isso não os livra de sofrerem todos esses sintomas listados anteriormente.  

Por isso, o melhor horário para colocar a voz em uma gravação em estúdio, pode ser diferente entre um vocalista profissional e um amador. O pico de performance do vocalista profissional pode vir bem mais atrasado, por causa do seu período deslocado de repouso.  

Cantar pela manhã com a voz afetada, seja por muco, ácido, ou até mesmo hormônios masculinos, pode não ser uma boa ideia. Uma vez que suas cordas vocais estão inchadas,  pode ser bastante perigoso tentar levá-las a tons muito altos. Um estresse vocal logo pela manhã, seja por qual motivo, nunca parece uma boa ideia.  

Longas - Contínuas e Ininterruptos Performances Vocais 

justin bieber cantando palcoMuitos artistas, na ânsia de manter e aproveitar seus picos de sucesso, se submetem à verdadeiras maratonas vocais, fazendo shows ao vivo, todos os dias, muitas vezes se expondo há condições climáticas das mais diversas. Somando isso a um completo descuido com a alimentação e a ingestão de bebida alcoólica, temos a fórmula perfeita para uma performance vocal de péssima qualidade.  

No longo prazo, é possível que surjam verdadeiros “calos vocais”, que podem limitar ou impedir o vocalista de produzir notas muito altas. O estresse vocal é um fenômeno muito comum em pop stars e cantores nacionais, e isso pode significar uma queda de qualidade vocal ou até mesmo, o fim de uma carreira artística de sucesso.  

O Que Fazer Para Manter a Voz Saudável  

doutora bebendo aguaDepois de tudo que vimos aqui, podemos imaginar algumas formas de cuidarmos melhor das nossas cordas vocais.  

A questão do muco passa por dormir em um ambiente com a umidade controlada. Nos dias mais secos, eu gosto de usar um umidificador de ar, isso ajuda a manter a garganta um pouco mais lubrificada durante a madrugada.  

Quanto ao problema do refluxo ácido, é possível evitar bebidas alcoólicas e a ingestão de carnes em excesso. Isso ajuda a reduzir a acidez da sua digestão, e pode até, aumentar um pouco a sua capacidade de concentração.  

A testosterona pode ser controlada com exercícios físicos regulares, e também pode ser uma boa ideia, realizar o bloqueio de sites adultos em seu browser.  

A fadiga vocal pode ser um pouco mais difícil de controlar, mas se você tem um orçamento,  pode buscar a assessoria de um(a) profissional, para ajudar você a levar as suas cordas vocais ao limite, sem prejudicar o futuro da sua voz.  

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender Como Montar o Seu Estúdio de Gravação Musical, de Alta Qualidade, Sem Investir em Equipamentos Caros, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO


rodrigo marques

Rodrigo Marques

O Home Studio Fans acredita que todos os talentos precisam ter a oportunidade de realizar seu sonho de gravar suas músicas, spots, tudo com alta qualidade. E acreditamos que o Home Studio seja a chave para libertar o poder de produzir música em casa, abrindo portas para empreendedores e artistas desenvolverem novas habilidades, espalhando o bem ao redor do mundo.