Instrumentos Musicais Podem ir para o Lixo

Será mesmo que os instrumentos musicais vão acabar indo parar no lixo? Será isso uma verdade para os futuros estúdios de gravações? Vamos descobrir o que pode levar você a aposentar o seu violão, ao menos durante as gravações. Continua...

Na adolescência nós sempre temos algum tipo de contato com um violão, seja ele de um amigo ou aquele que ganhamos de aniversário, como conto nessa história sobre Home Studio. O importante é que para algumas pessoas, a música é muito mais do que algo para ouvir, é preciso criar, estar envolvido na produção, gravação. Por isso, mesmo começando na música com um instrumento qualquer, podemos dizer que os instrumentos estão ficando cada vez mais escassos dentro do Home Studio.

O Futuro dos Instrumentos Musicais no Home Studio

instrumentos musicais bateria guitarraÉ aquela história que estamos contando aqui no Blog desde 2009... O mundo da música está mudando, as coisas estão ficando mais fáceis de acessar. Você pode pensar em colocar o seu violão nas gravações do seu novo estúdio, mas logo vai perceber que precisa trocá-lo por algo mais profissional.

Costumo lembrar que a maioria dos violões que vejo gravando em estúdio são aqueles de marcas importadas como: Yamaha, Ovation, Crafter e Takamine. Agora, você pode imaginar quanto custa um violão desses? Posso garantir que o mais barato custa 1000 dólares. Não dá pra usar um Tonante no estúdio? Não... Qualquer violão barato apresenta características sonoras extremamente danosas a uma gravação. É aquilo que eu falo durante o curso, se você não tem densidade de timbre no instrumento, você pode ter que abandoná-lo, sob pena de arruinar a sua gravação colocando instrumentos de péssima qualidade.

Mas qual seria a solução para esse tipo de problema? Estivemos falando sobre as mesas de som profissionais indo para o lixo, agora vamos pensar no resto dos instrumentos do estúdio tendo o mesmo destino.

Assim como a mesa de som pode ser substituída por um software, os instrumentos estão sendo substituídos por softwares. Um instrumento VST é uma oportunidade para muitos que sonhavam em ter um violão Takamine no estúdio e não podiam investir no instrumento real.

Instrumentos Virtuais VSTi

interface kontakt verdeUm instrumento VST é mais um tipo de pacote de acesso rápido e formato restrito, funciona como um Soundfont, quase do mesmo modo, porém você vê o instrumento, ele proporciona configurações diversas para conseguir exatamente o tempero que você precisa para colocar na sua música.

Os instrumentos virtuais são o futuro dos instrumentos musicais, pelo menos em estúdio de gravações. Se você não quer passar anos pagando por instrumentos físicos, essa é a melhor solução para você.

Outra coisa boa dos instrumentos virtuais é que se você já souber tocar teclado, você poderá mapear os sons nesse teclado e tocar qualquer outro instrumento, até mesmo um piano como aquele que comentamos no post passado.

Essas coisas é que possibilitam montar um estúdio de gravações em casa ou fora, investindo pouco. Muita gente ainda não acredita que é possível ter qualidade, porém a realidade é que é possível competir com qualquer tamanho de estúdio, porque agora você tem o mesmo arsenal instrumental que eles possuem.

E você, vai ficar parado? Porque ainda não começou a montar o seu próprio estúdio de gravações?

Sucesso!

Uma dica extra do Rodrigo: Saiba como eu montei o meu estúdio de gravação musical e consegui gravar as minhas mais de 40 músicas, sem gastar fortunas com equipamentos e softwares caros.

Confira o vídeo exclusivo que eu preparei pra você!

QUERO VER O VÍDEO!


Rodrigo Marques

Rodrigo Marques

O Home Studio Fans acredita que todos os talentos precisam ter a oportunidade de realizar seu sonho de gravar suas músicas, spots, tudo com alta qualidade. E acreditamos que o Home Studio seja a chave para libertar o poder de produzir música em casa, abrindo portas para empreendedores e artistas desenvolverem novas habilidades, espalhando o bem ao redor do mundo.