Como gravar um violão? Boa pergunta! Tenho duas respostas para essa pergunta, mas antes vamos nos aprofundar um pouco mais sobre cada uma das variáveis encontradas no momento da gravação de um violão. Vamos nos aventurar por algumas técnicas que podem ajudar você a gravar esse instrumento, como “gente grande”. Vamos lá? 

Agora, se você deseja aprender mais a fundo sobre esse assunto, recomendo que você assista a esse vídeo...

Fator Qualidade

Todo proprietário de Home Studio tem que prezar pela qualidade final de seus produtos. O produto de um Home Studio é o material gravado. Produto bom significa mais clientes e mais sucesso para o Home Studio.

Quando um instrumento estraga tudo

Atualmente, dispomos de mais recursos em um Home Studio do que os Beatles dispunham. Então, é no mínimo uma falta de responsabilidade deixar o produto com qualidade ruim. Você conta com as melhores ferramentas de produção, coisas que nem os faraós sonharam ter, e de repente, encontra um instrumento desafinado e mal tocado estragando tudo.

O violão é um instrumento impressionante e que atrai a atenção de todos, mas se você está acostumado a tocar violão ao vivo, pode ser difícil conseguir um bom resultado ao gravar.

Para ajudar você a ter um violão mais brilhante e definido em suas gravações, temos aqui 6 técnicas que podem aprimorar a qualidade final de seu produto de áudio.

6 Técnicas para Melhorar o Som da Gravação dos seus Violões

1. Use dois microfones em seu violão. Para conseguir capturar uma imagem em estéreo de seu violão, posicione dois microfones apontando para diferentes partes de seu instrumento, para capturar sons diferentes, para serem unidos na mixagem posteriormente. Coloque um deles na base do violão para prover mais frequências baixas (graves), e da mesma forma, posicionando próximo às tarraxas, capta um som mais agudo (além de capturar o som dos dedos deslizando). Agora, se você quer ouvir a batida percussiva e o dedilhado, focalize o microfone próximo onde o violonista toca as cordas. Quando estiver utilizando essa técnica, tome cuidado com os efeitos de phasing ao combinar as duas saídas dos microfones. (Vide: Curso de Home Studio Online).

2. Pegue a pista da gravação do violão em mono e a copie para outra pista, então aplique um delay nessa cópia (não muito). Isso cria um efeito de chorus que vai melhorar o seu som.

3. Grave múltiplas vezes a mesma performance, com o guitarrista tomando cuidado para executar cada uma o mais semelhante possível. Aplique um Pan em cada pista, um para a esquerda e outro para a direita. Essa técnica também pode ser usada para dobrar performances vocais.

4. Grave diferentes violões tocando a mesma parte musical. A diferença entre cada performance, e o timbre distinto de cada violão irá reforçar o som quando combinados. Isso também funciona quando você usa diferentes tipos de microfones com o mesmo instrumento.

5. Grave um violão de 12 cordas tocando a mesma parte como um violão de 6 cordas. As 12 cordas adicionam um brilho de alta qualidade que confere um estilo único de violão acústico. Se você não tem um violão de 12 cordas, também pode tentar utilizar um de 6 cordas com afinação Nashville (depois falo sobre essa afinação).

6. Você ainda pode adicionar uma quantidade criteriosa de reverb e EQ para ajudar a polir a gravação do seu violão. Você provavelmente vai achar que o seu violão soa um pouco apagado, então tente elevar um pouco o extremo agudo para obter um pouco mais de nitidez e brilho.

Seguindo essas dicas com cuidado, seu violão soará muito melhor em suas gravações. Temos ainda muitas outras formas de reforçar e aprimorar o som do nosso violão, mas essas técnicas são suficientes para começar.

O grande "pulo do gato" é a forma como você toca o instrumento. Deve manter a dinâmica sempre idêntica durante o toque. A mão direita deve tocar as cordas sempre com a mesma intensidade, usando ou não a palheta. Todas as cordas devem "aparecer" dentro do toque ou batida. A mão esquerda deve prender as cordas perfeitamente, sem qualquer ruído de traste. Essa dinâmica é que faz o timbre se manter idêntico, o que irá permitir que você possa controlar esse resultado durante a mixagem.

Ainda é possível mixar o som plugado + dois microfones, isso pode ser mixado depois, aproveitando o melhor de cada mundo. Atenção para o efeito maléfico do phase que anula certas frequências.

Sua técnica ao executar a parte no violão pode definir até mesmo a emissão de baixas e altas frequências do instrumento.

Não tente fazer uma gravação profissional usando um violão barato ou com cordas erradas para aquele tipo de violão.

Quando tiver mais dúvidas, abra um tópico no App Perguntas e Respostas e inicie uma discussão sobre esse assunto. Tenho certeza de que aprenderá muito dentro daquela ferramenta.

Um forte abraço!

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender Como Montar o Seu Estúdio de Gravação Musical, de Alta Qualidade, Sem Investir em Equipamentos Caros, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO


rodrigo marques

Rodrigo Marques

O Home Studio Fans acredita que todos os talentos precisam ter a oportunidade de realizar seu sonho de gravar suas músicas, spots, tudo com alta qualidade. E acreditamos que o Home Studio seja a chave para libertar o poder de produzir música em casa, abrindo portas para empreendedores e artistas desenvolverem novas habilidades, espalhando o bem ao redor do mundo.