lady gaga showGravar um show ao vivo é uma tarefa interessante que requer uma certa quantidade de experiência para garantir um resultado satisfatório. Nesse momento, vem a pergunta que nunca cala: Quanto é preciso de experiência para gravar um show ao vivo e não “passar vergonha” quando for apresentar o resultado para o seu cliente? Vamos descobrir isso agora!

No mundo da gravação de shows ao vivo pode não ser possível economizar dinheiro durante o processo de gravação. O que significa que dependendo do tamanho do evento o equipamento necessário para cobrir essa demanda pode estar na faixa das centenas de milhares de reais.

Agora, se você deseja aprender mais a fundo sobre esse assunto, recomendo que você assista a esse vídeo...

Essa limitação reduz bastante o mercado de gravação de shows ao vivo ficando concentrado em alguns especialistas milionários. A expertise necessária para uma gravação ao vivo também é muito superior àquela necessária para conseguir bons resultados em um Home Studio.

Diferenças Entre Gravação Ao Vivo e Gravação em Estúdio

tocando ao vivo smGravar shows ao vivo é diferente de gravar em um Home Studio, principalmente pelo fato de que devemos gravar todos os instrumentos de uma só vez, pois todos estarão tocando ao mesmo tempo no decorrer do desempenho da música. Isso pode parecer fácil, mas exige até um pouco mais de dedicação por parte dos músicos envolvidos na apresentação. Esses músicos que gravam ao vivo precisam ter um qualidade extra, até porque apesar de ser possível consertar qualquer deslize, é bom que tudo seja performado com qualidade e fluidez, desde o início. 

Quando cito os músicos, me refiro aquelas pessoas que dedicam horas e horas todos os dias e encaram a rotina de músico como profissão, fazendo disso o seu principal ganha pão. Músicos assim entendem a necessidade de ensaios constantes, fixação da dinâmica musical envolvida, o que define a identidade da banda como um único elemento formado por um grupo de músicos. Quando uma banda consegue essa sinergia, a vida do engenheiro de áudio fica muito mais simples, então a tarefa de gravar um show ao vivo passa a ser mais exequível.

Equipamentos e Processo de Produção das Gravações Ao Vivo

mixer gravando show ao vivo smDiferente do Home Studio, gravar ao vivo requer equipamentos capazes de pré-modificar o áudio e gravá-lo em diferentes canais para que possam ser mixados posteriormente. Isso normalmente custa caro. 

Quando você grava ao vivo, normalmente a ideia é capturar a experiência como ela se dá no ambiente do palco, para tanto, são posicionados diversos equipamentos, como diferentes tipos de microfones em pontos específicos do palco. Isso inclui microfones para capturar o barulho que faz a interação do público durante o show.

Imagine que para cobrir tudo isso, cada microfone precisa estar atribuído a um canal de áudio, gravando em 24 bits 96 kHz. Agora, imagine que cada peça da bateria pode ter um microfone, além do cubo da guitarra, contrabaixo, cada microfone de cada backing vocal, e mais algumas dúzias de microfones devem ser atribuídos à canais em um grande mixer de controle e por tabela ao gravador.

Você Precisa Estar Preparado para o Desafio de Gravar Ao Vivo

Uma visão holística de como tudo isso vai funcionar é essencial ao engenheiro de áudio, antes, durante e depois da performance musical em uma gravação ao vivo. Imagine que basta um pequeno erro para perder o áudio de algum microfone importante, ou perceber que ocorreram saturações inesperadas no microfone do vocal. Imagine o problema que isso pode causar?

Por esses e outros motivos, eu recomendo que você passe alguns anos produzindo música offline, ou seja: música gravada, canal por canal separadamente, em um Home Studio.

Depois com a experiência dos anos você estará ganhando mais expertise. Quem sabe, você venha a coproduzir uma gravação de áudio ao vivo com um profissional renomado nesse nicho de mercado e assim, com bastante paciência e resiliência, você possa vir a se tornar a pessoa capaz de comandar uma equipe capaz de organizar todos esses equipamentos, sob a supervisão de um processo de produção que funciona, e que lá no final todos possam ficar felizes com o resultado da gravação.

Baixo Orçamento e Equipamentos para Iniciantes

Roland VS 2400 CD smSe você dispõe de um baixo orçamento, seu cliente não é um magnata da música e precisa loucamente de gravar um álbum de seu artista em processo de alavancagem de sucesso, ele faz parte do nicho intermediário. Para servir esse tipo de cliente, recomendo bons advogados, contratos bem escritos e uma boa dose de coragem. Tecnicamente, você pode partir para os porta estúdios, capazes de gravar vários canais ao mesmo tempo. 

Talvez seja interessante realizar um pré-mix e gravar alguns canais em definitivo. Isso quer dizer que você não poderá refinar sua mixagem no futuro, mas também permite que tudo possa ser gravado em um equipamento mais simples como um Roland VS 2400 CD, gravando em 24 canais em 24bits. 

Em resumo, se você pretende gravar ao vivo, antes domine as técnicas de gravação em estúdio, onde cada instrumento é gravado um de cada vez, assim estará criando uma base sólida para partir para novos clientes e poderá cumprir essa nobre tarefa de gravar um show ao vivo!

Enfim, gravar shows ao vivo não é uma tarefa fácil, tão pouco para iniciantes, por outro lado, com um pouco de mentalidade vencedora você pode vir a se transformar em uma pessoa capaz de oferecer esse tipo de serviço aos seus clientes.

E digo mais... Eu vejo uma quantidade enorme de oportunidade nesse nicho de mercado das gravações de shows ao vivo. Mas não se desanime, continue no Home Studio e você estará no caminho para se tornar um gravador de shows ao vivo, com a qualidade que esse mercado merece.

Um forte abraço!

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender Como Montar o Seu Estúdio de Gravação Musical de Alta Qualidade, Sem Investir em Equipamentos Caros, recomendo que você confira esse vídeo agora mesmo...

QUERO VER O VÍDEO


Rodrigo Marques

Rodrigo Marques

O Home Studio Fans acredita que todos os talentos precisam ter a oportunidade de realizar seu sonho de gravar suas músicas, spots, tudo com alta qualidade. E acreditamos que o Home Studio seja a chave para libertar o poder de produzir música em casa, abrindo portas para empreendedores e artistas desenvolverem novas habilidades, espalhando o bem ao redor do mundo.