pro tools hd

 

O Pro Tools é considerado o padrão da indústria, em matéria de gravação e edição de áudio. Se você não sabe o que é Pro Tools, ele é uma DAW, uma estação de trabalho para áudio digital. É composto de hardware e softwares específicos, sendo muito utilizado na pós-produção de programas de TV e filmes. É um software da Avid, produzido pela Digidesign.

Esse pacotão é incrível, e contém tudo que você precisa para tornar o seu Home Studio em uma nave espacial. O único problema do Pro Tools é o preço. Sim, em tempos de dólar alto, essa ferramenta pode alcançar a casa dos milhares de Reais. Esse da imagem, custa mais de 18 mil dólares... 

E sabemos que muitos não podem dispor de um investimento alto para montar um estúdio de gravações.

Pensou em comprar apenas o software do Pro Tools para usar com a sua poderosa placa de som? Pode esquecer... o iLok (tecnologia de desbloqueio de licença da Avid) não vai deixar isso acontecer. Só pode desfrutar das maravilhas do Pro Tools aquele que comprar o hardware compatível... snif...

O Pro Tools MP9 roda com hardware M-Audio, mesmo assim, existem soluções mais acessíveis.

Por que você não precisa do Pro Tools para começar

Se você estava pensando que precisava de um Pro Tools pra começar seu estúdio de gravações, então vai aqui uma boa notícia: Você não precisa de softwares ou equipamentos caros. Explico melhor nessa apresentação

Atualmente existem diversos projetos de softwares para estúdio de gravações que podem, se combinados a outros, compor um conjunto de ferramentas muito poderoso.

Mesmo os samples e instrumentos virtuais que o Pro Tools oferece, podem ser conseguidos a partir de outras fontes.

Como é possível Usar Softwares Musicais Gratuitos

Estivemos testando aqui no Home Studio Fans o Ardour, especificamente a versão para MAC. Em matéria de gravação, edição, mixagem, é um show. Também testamos as funcionalidades MIDI, e os instrumentos virtuais funcionam bem. Só me fez lembrar da interface do Roland BR-16, só que mais limpa.

Para conseguir rodar o Ardour, você vai precisar usar o Linux ou o OS X. Existe um projeto para levar essa DAW para o Windows, que já dispõe até de um protótipo.

O Ubuntu Studio é uma ótima pedida para você que está montando seu estúdio e ainda não viciou (perdão pela palavra) em algum outro software editor de áudio. O Ubuntu Studio vem com uma distribuição do Ardour embutida. Lembrando que vale muito a pena doar algum valor para o projeto do Ardour, afim de manter esses programadores, ainda mais criativos.

Apesar de muitos considerarem o Pro Tools muito fácil de aprender, não vejo motivos para investir o valor de um carro na compra dessa ferramenta. Claro, se você tiver um orçamento farto para montar uma produtora, ou se vive nos EUA, não há qualquer problema. 

Por outro lado, o compositor, o dono de banda que deseja ter um álbum musical de qualidade produzido em casa, esse precisa usar os equipamentos que possui.

Equipamentos, softwares, tudo isso é fácil conseguir. A grande diferença deve ser feita ao adotar um processo de produção. Esse processo é que vai diferenciar o seu som dos outros lá fora.

Equipamentos caros, sem um processo de produção, são apenas lixo.

Quando desenvolvemos a mixagem parametrada, a masterização parametrada, pensamos em pessoas comuns alcançando resultados profissionais. Usando processos de produção como esses, é como deixar você como o seu avião musical alinhado com a pista, pronto para pousar.  Falo mais sobre isso depois.

Se ficou com alguma dúvida, deixe o seu comentário abaixo.

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender como montar o seu estúdio de gravação musical, de alta qualidade, sem investir em equipamentos caros, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO


Recomendados

Recomendados