Fazer uma Caixa de Som em Casa Compensa

Uma pergunta que nunca cala é: Devemos ou não dar o primeiro passo rumo a construção de nossas próprias caixas de som; seja para estúdio ou para audição? Vamos conferir alguns aspectos que podem ajudar você a tomar a iniciativa de começar uma nova "JBL" em alguma parte da sua casa. Confira!

Ao Construir Suas Caixas Acústicas

caixas de som feitas a mao 01Outro dia estive com um amigo que "toca" um Home Studio profissional, vivendo exclusivamente disso. Uma das coisas que esse amigo faz é construir suas próprias caixas de som, tanto para palco quanto para monitoração em estúdio. Apesar de essas caixas serem bem interessantes, produzirem um som bem legal, o próprio amigo diz que ainda não encontrou a fórmula da caixa de som perfeita.

Quando estamos construindo uma caixa acústica, também estamos lidando com muitas variáveis, muitas delas interferem drasticamente nas características acústicas do artefato. Isso pode ficar ainda mais claro para aqueles que constroem instrumentos musicais. Até mesmo a densidade da madeira interfere no som produzido pela caixa. Em muitos casos, o projeto tende a valorizar uma frequência específica e que deve ser controlada utilizando artifícios técnicos específicos.

Marcas de Caixas de Som Famosas e as Tendências Acústicas

caixas de som feitas a mao 02Um fato curioso, que pode ser comprovado por muitos usuários, é que até mesmo as caixas de som encontradas no mercado Brasileiro possuem projetos tendenciosos acusticamente. Isso ocorre muito naquelas caixas de som feitas especificamente para ambientes abertos. Imagine que o fabricante produz caixas para valorizar os graves, sabendo que estes vão se perder pela amplitude do cenário. Então, se você usa uma dessas caixas de som dentro de um estúdio, provavelmente vai ter um problema relacionado a excesso de graves.

Ao Criar o Seu Projeto de Caixas de Som

caixas de som feitas a mao 03Para realizar um projeto acústico para uma caixa de som, você deve levar em consideração a finalidade dessa peça. Se for usar sua caixa de som dentro de ambientes pequenos, a caixa de som não precisa puxar para os graves. Caso tenha interesse em transmitir baixas frequências a uma longa distância, o melhor a fazer é criar algo que valorize essa faixa do espectro acústico.

Vimos em outro post sobre uma caixa de som feita em concreto e também, um autofalante da espessura de uma folha de papel. Veja que ainda existe muito espaço para criar coisas novas na área da acústica. Uma revolução é a mini caixa de som USB.

Você provavelmente possui habilidade suficiente para criar a sua própria caixa de som, mas além de testar diversas combinações de materiais, autofalantes, twitters, você precisa levar em consideração que uma caixa de som para audição exige menos precisão e fidelidade de espectro acústico se comparada a um monitor de referência de áudio para mixagens e masterizações.

Inicie um Projeto Básico de Caixas Acústicas

caixas de som feitas a mao componentesFinalmente, se você pretende começar nesse mundo de construção de caixas de som, a primeira coisa a fazer é tentar reproduzir um projeto consolidado, de preferência destinado a audição apenas. Depois, com o tempo, você pode partir para criar seus próprios monitores de áudio para referência no estúdio. A melhor maneira de se tornar um construtor de caixas de som no estado da arte é dando o primeiro passo: começando.

Após muitos testes, muita pesquisa, você terá um projeto campeão, capaz de bater de frente com as melhores marcas do mundo. Quem sabe uma dia você também venha a gravar suas iniciais nessas caixas de som?

E você, tem alguma dica sobre caixas de som caseiras que deseja compartilhar? Deixe o seu comentário.

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender Como Montar o Seu Estúdio de Gravação Musical de Alta Qualidade, Sem Investir em Equipamentos Caros, recomendo que você confira esse vídeo agora mesmo...

QUERO VER O VÍDEO


Rodrigo Marques

Rodrigo Marques

O Home Studio Fans acredita que todos os talentos precisam ter a oportunidade de realizar seu sonho de gravar suas músicas, spots, tudo com alta qualidade. E acreditamos que o Home Studio seja a chave para libertar o poder de produzir música em casa, abrindo portas para empreendedores e artistas desenvolverem novas habilidades, espalhando o bem ao redor do mundo.