Uma Interface de Áudio USB para Usar no Home Studio

placa-de-som-usb-uca-202

Ao montar o seu estúdio de gravação você pode querer começar com o pé direito, comprando uma interface de áudio USB de qualidade e com características interessantes para quem grava música no computador. Vamos falar sobre a UCA-202 e como ela pode ajudar você a montar seu estúdio de gravação. Continua…

Mais um dia sem estúdio de gravação em casa, mais um dia perdido por não poder aproveitar sua criatividade para produzir algo bom para o mundo. Sério mesmo. Assistir novela é para quem não tem um home studio à disposição. Um estúdio de gravação particular permite que você passe de consumidor para produtor de conteúdo, alguém capaz de criar uma profunda diferença positiva na vida das pessoas.

Você Melhor a Cada Dia

No início, temos medo de não conseguir fazer nada com uma configuração básica, mas a verdade é que é possível evoluir a cada dia. Você começa seu estúdio modesto, depois vai evoluindo, crescendo, adicionando recursos, aprendendo novas formas de trabalhar. Isso se chama “Desenvolvimento Pessoal”. Você vai se tornando uma pessoa melhor a cada dia, logo ficará cada vez mais criativo.

E por falar em criar… Uma das peças chave de um home studio, que muitos acreditam ser, também, a peça mais cara, é a interface de áudio. Essa interface permite conectar um pequeno mixer físico a um computador via porta USB. Claro, existem diversas formas de se configurar um home studio, mas essa com um mixer de 8 canais e uma interface de áudio básica é uma das formas mais práticas e baratas de começar o seu projeto, errando o mínimo possível.

A Placa de Som USB Não Precisa Ser Cara

A Behringer UCA-202 é um excelente exemplo de interface de áudio básica, barata e de qualidade. Esse é um daqueles projetos eletrônicos feitos por pessoas sóbrias em seus momentos de inspiração.

interface de audio UCA 202 cabos conexoesEssa Behringer UCA-202 é uma “placa de som USB” externa, com entradas e saídas RCA, qualidade Behringer e tudo mais. Um equipamento barato e eficiente para usar no estúdio de gravação. O bom da UCA-202 é o fato de poder usá-la tanto no PC com Windows quanto no MAC. Basta plugar o cabo na porta USB do seu notebook, instalar um software musical e começar a gravar o que você quiser!

Esse modelo de entrada da Behringer é básico, por isso não espere resoluções muito altas nesse modelo UCA-202. Essa é uma interface para gravar narrações, vocais, tudo em 16bits/48kHz, nada que exija muita precisão harmônica. Se você estiver pensando em gravar vários instrumentos físicos e mixá-los depois, você vai precisar da UMC202HD que é capaz de gravar em 2×2 24bits/96kHz, por 3 ou 4 vezes o preço da UCA-202.

behringer u phoria umc202

Mas Rodrigo, eu preciso gravar em 24bits? Só se você estiver pensando em mixar o áudio gravado a partir da sua interface. Normalmente, você não será capaz de perceber a diferença entre 16bit e 24bits, apenas perceberá os problemas técnicos durante a mixagem, principalmente se você estiver misturando muitas amostras de baixa resolução.

Preciso Usar Softwares Pagos?

Não necessariamente. Você pode usar o Audacity, que é um editor de áudio muito poderoso e funciona muito bem com qualquer placa de áudio USB. Ainda existem outros grandes programas para música gratuitos, ex.: Cakewalk by BandLab, Ardour, assim você pode usar qualquer um deles.

audacity interface

No site da Behringer, na sessão de downloads, eles oferecem alguns softwares musicais, como: efeitos, instrumentos, editor de áudio, além dos drivers de controle de baixa latência compatíveis com ASIO.

Para guitarristas, dá até pra usar o Guitar Rig 5 (software pago) e aproveitar a baixa latência do driver da UCA-202, fazendo distorções em tempo real, conseguindo com isso os timbres do Carlos Santana e tudo mais. guitar rig 5 pro racks de efeitos

O bom é que até mesmo os software pagos estão ficando cada dia mais acessíveis e poderosos. Você pode programar a aquisição de um plugin, um editor de áudio como o Sound Forge Pro ou alçar voos mais altos, por exemplo, adquirindo o Samplitude Producer que custa algumas centenas de dólares.

A minha experiência é que os softwares pagos famosos valem cada centavo investido. Agora, imagine o que acontece quando um software pago de qualidade se torna gratuito? Sim, isso aconteceu com o Sonar que passou a se chamar Cakewalk by BandLab, uma verdadeira ação filantrópica por parte da BandLab.

Seu Desktop ou Notebook Serão Seus Gravadores de Áudio

mulher vestindo purpura gravando notebook desktopCom uma placa de áudio USB, você pode gravar em qualquer lugar. Quer gravar o ensaio da banda na casa de um amigo? Não tem problema, você pluga essa interface no notebook e sai gravando. Essa UCA-202 precisa de um pequeno mixer externo para operar seu microfone condensador ou mediar seu teclado musical.

Vale lembrar que esse modelo possui 2 entradas e 2 saídas no formato RCA que são perfeitas para plugar nas saídas RCA do seu mixer físico.

Você pode gravar dois canais, esquerdo e direito, simultaneamente. É possível gravar voz e violão, usando um canal para cada um, bastando virar o pan do violão para a direita e o pan do microfone do vocal para a esquerda. Assim é possível gravar dois canais ao mesmo tempo com instrumentos diferentes, podendo inclusive fazer uma mixagem completa desses dois canais totalmente isolados. Esse método não é um privilégio apenas de quem usa uma UCA-202, mas é fato que suas entradas RCA são um convite para plugar um mixer externo ali.

Compre Sempre Equipamentos Novos e Com Garantia

dalmata recusando comidaPessoal, não é uma má ideia lembrar que eletrônicos possuem vida útil, às vezes, dependendo o uso, até bem curta. Eu já comprei equipamentos caros, usados, e em todos os casos pude encontrar defeitos decorrentes do mau uso dos componentes.

Claro, se você tiver condições de testar isso por uma semana inteira antes de fechar negócio, tudo bem, vai fundo. Mesmo assim, saiba que a qualquer momento pode surgir um zumbido estranho nas saídas do amplificador, talvez um ruído de aliasing na entrada da interface de áudio, e por aí vai.

Eu vou sempre de equipamento novo, compatível com os sistemas operacionais atuais e com garantia. Se não, você perde tempo e dinheiro com problemas bobos, mas que podem drenar a sua criatividade e “azedar o caldo”.

O que eu posso dizer da UCA-202… Uma interface bem sóbria e funcional, essa é a melhor definição para a UCA-202.

Uma dica extra do Rodrigo: Saiba como eu montei o meu estúdio de gravação musical e consegui gravar as minhas mais de 40 músicas sem gastar fortunas com equipamentos e softwares caros.

Confira o vídeo exclusivo que eu preparei pra você!

QUERO VER O VÍDEO!

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.