Monitores de Áudio Vs Caixas de Som para PC

Ouvir o som verdadeiro é algo essencial quando você está mixando e masterizando áudio. Se você precisa ouvir as frequências do áudio como elas realmente são, então você vai precisar de muito mais do que apenas caixas de som para PC. Vamos entender, de uma vez por todas, qual é a diferença entre um monitor de áudio e um kit de áudio 5.1 para computador. Confira…

Monitores de Áudio Mostram o Som Verdadeiro

Apesar de ambos, caixas de som para PC e monitor de áudio, serem construídos para audição próxima (Near Field), ou seja, feitos para serem ouvidos a uma distância menor que 1 metro e meio, as semelhanças terminam por aí. Principalmente porque os monitores de áudio foram construídos para lidar com áudio não masterizado, o que significa que todo esse áudio sujo precisa ser executado para que você tenha a real noção de onde estão os problemas. Por outro lado, uma caixa de som de PC é limitada a reproduzir apenas áudio masterizado, em uma faixa mais estreita de frequências de áudio.

Para todos que desejam eliminar as surpresas desagradáveis durante as suas masterizações, possuir um bom par de monitores de áudio tipo Near Field, na minha opinião, é mais do que uma obrigação. Um bom conjunto de fones de ouvido é fantástico para gravação, mas o produto final tende a soar diferente do que você estava ouvindo quando convertido para qualquer formato de saída. Você simplesmente pode ser enganado pelos seus fones de ouvido se não tomar os devidos cuidados.

Sendo assim, você será capaz de equalizar o seu áudio corretamente ao usar monitores tipo Near Field. Contudo, sem os monitores, você simplesmente não “ouve” todas as frequências com detalhes suficientes para fazer as pequenas alterações necessárias. Você corre o risco de enterrar alguns ítens na mixagem, ou elementos específicos não aparecerão na amostra quando renderizados. Mesmo assim, é viável completar seu projeto com fones de ouvido, mas você deve ter um ouvido muito bom e seguir algumas regras.

Se você está simplesmente mixando e pensando em levar o material para outra pessoa fazer o master, suponho que você não precisa se preocupar com ouvir o áudio real, pois a palavra final será do estúdio de masterização. Apesar de os monitores de estúdio terem sido criados especificamente para esta finalidade (monitorar áudio); alto-falantes de computador evoluíram muito, mas ainda são destinados principalmente para ouvir música/voz previamente masterizada.

Quando comecei, usei os alto-falantes 5.1 de computador e achava que tudo estava funcionando bem. Então, resolvi testar a música no carro e Urrrgh! Que som terrível. Finalmente, consegui um conjunto de monitores Event TR6 NF, e esse me mostrou que os problemas eram óbvios. Minhas produções tiveram um aumento considerável de qualidade após a masterização usando esses monitores.

Adquira um bom conjunto de monitores; você não vai se arrepender. Ao mixar/masterizar, uso um par de bons monitores, além dos fones de ouvido para obter diversos pontos de vista.

Usando Monitores de Áudio e Fones de Ouvido para Masterizar

Acredito que utilizar diversos tipos de alto-falante durante a produção é um passo crucial.

Normalmente, uma mixagem é testada em várias plataformas para garantir que se assemelhe ao que o ouvinte comum ouviria. Por exemplo, no tempo das rádios AM, as mixagens passavam por um processo de compatibilidade mono.

A maioria das minhas gravações são feitas com fones de ouvido. Então, quando eu mixo, eu uso um pequeno par de monitores de estúdio para ajustar minha equalização e panorâmica estéreo, entre outras coisas. Então, quando chega a hora de masterizar a música, boto pra tocá-la usando alto-falantes, fones de ouvido e alguns monitores maiores que tenho. Acredito que ouvir a faixa através de vários tipos de alto-falantes durante a masterização é crucial para produzir uma gravação que soará bem em vários meios.

Apesar do fato de que bons monitores de estúdio são equipamentos extremamente claros, as vantagens são inúmeras; eles permitem que engenheiros, mixers e produtores ouçam quaisquer defeitos e problemas para que possam ser corrigidos. Eles também são padronizados, de modo que a mesma mixagem soará da mesma forma em diferentes salas de audição, e diferentes grupos poderão comparar suas experiências e fornecer observações importantes – especialmente com o aumento da cooperação e do trabalho remoto em andamento.

O Que Esperar de um Auto-Falante para PC

Os alto-falantes do seu PC são imprecisos e não têm uma resposta plana, o que é fundamental para uma masterização de qualidade.

Tente isto: grave e mixe uma música usando os alto-falantes do computador e ajuste-a. Leve-o para o seu carro, telefone, alto-falantes de amigos, sistema de PA da igreja, sistema de PA do auditório da escola e alto-falantes da sala de conferências. Todos eles irão alterar o som da sua música, e é altamente possível que ela soe decente apenas nos alto-falantes do seu computador. Você pode até ouvir coisas em sua mixagem que não deveriam estar lá!
Os monitores de estúdio apresentam uma resposta de frequência plana. Isso implica que, se você fizer as coisas corretamente, provavelmente soará bem na maioria dos sistemas de som. Se a sua mistura soar horrível, é porque seus alto-falantes não são bons, não porque sua mixagem não é boa.

Parece que depois desse post, ficou bem mais difícil utilizar alto-falantes de PC para monitorar as suas produções. Não é mesmo?

Uma dica extra do Rodrigo: Saiba como eu montei o meu estúdio de gravação musical e consegui gravar as minhas mais de 40 músicas sem gastar fortunas com equipamentos e softwares caros.

Confira o vídeo exclusivo que eu preparei pra você!

QUERO VER O VÍDEO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.