livro hsf
Já Pegou o Seu eBook?
Home Studio - Agora Eu Gravo - Os Primeiros Passos para Você Montar o Seu Estúdio de Gravações Musicais em Casa
Junte-se a mais de 48.000 leitores inteligentes e receba o eBook com dicas imperdíveis para ajudar você a gravar áudio de qualidade (é grátis)!
Você estará recebendo o eBook via e-mail.

blue cat audio blue cat s freqanalyst pro 241687

Olá, um dos maiores problemas de todo proprietário de Home Studio, é  entender e organizar os processos de produção, dentro do estúdio.

Não basta apenas ter um bom microfone, uma boa mesa de som. Você também precisa de um processo de produção eficiente, para garantir que os seus resultados serão positivos no final.

Quando eu iniciei o meu Home Studio um dos maiores problemas que eu tive, foi entender que seria necessário organizar um processo de produção, ou seja, dividir o processo entre captação do áudio, produção  dos samples,  e depois passar para o processo de mixagem, com a aplicação das técnicas de mixagem, para finalmente; levar tudo isso até um editor de áudio e finalizar esse projeto. 

Existe uma infinidade de detalhes que você precisa observar para conseguir ter a alta qualidade, tão sonhada no seu Home Studio. Você precisa gravar muito bem, você precisa mixar muito bem, você precisa masterizar muito bem, depois de tudo isso você consegue obter o resultado desejado. 

É muito fácil perder o controle. Se você grava muito bem, mas não mixa muito bem, mesmo se você sabe masterizar, o seu áudio estará sempre comprometido. 

Gravar não é algo muito complicado, desde que você não tente gravar instrumentos de baixíssima qualidade.  O mesmo acontece quanto a mixagem; também não é tão complicado, desde que você saiba utilizar alguns parâmetros essenciais e saiba fazer a leitura do áudio para que consiga saber onde você está, então aplicando os métodos possa levar o áudio até um ponto ótimo na produção. 

Uma das tecnologias que eu utilizo muito dentro do Home Studio, é a dos instrumentos virtuais. Esses instrumentos virtuais resolvem grande parte dos problemas com a gravação, principalmente dos das baterias, teclados, contrabaixos, guitarras e violões acústicos. 

A mixagem, eu resolvo aplicando alguns parâmetros -  é um conceito que eu criei em 2002, chamado mixagem parametrada. 

Agora, a masterização é o ponto forte que eu venho desenvolvendo desde 1999, quando eu criei o meu estúdio de masterização.  Isso é muito fácil de ser feito, podemos utilizar softwares como o Audacity, que é completamente gratuito, e apenas aplicando uma sequência de cinco passos, nós temos a maior parte do áudio pronta para o mercado. 

Eu mostro bastante sobre todos esses processos dentro do Curso de Home Studio, principalmente por sua complexidade, e quantidade de passos.  Eu criei uma série de vídeo aulas onde eu explico passo a passo, como gravar mixar e masterizar o seu áudio seguindo um processo de produção claro rápido e objetivo chamado Fórmula HSF. 

Detalhando um pouco mais nos processos de gravação, elimine completamente os instrumentos físicos, eles são a principal causa de danos técnicos as suas gravações.  Utilize instrumentos virtuais por exemplo: VSTi que são abundantes e muitos deles de alta qualidade, estando disponíveis por toda a Internet.  Eu apresento esses instrumentos virtuais durante o módulo prático sobre o Sonar, onde nós carregamos os instrumentos virtuais VSTi e criamos um arranjo simples, a partir do zero, substituindo todos os instrumentos possíveis por samples virtuais. 

Uma dica importante sobre mixagem: evite exageros. Toda forma de exagero durante a mixagem, leva a total perda de controle.  Se você quer ter qualidade, você tem que primeiro conseguir ter controle sobre o seu processo produção, só assim você vai deixar de ser passageiro em seu Home Studio e passar a ser um piloto. 

Como nós apresentamos no outro post sobre: “Você não precisa ser o capitão Spock para ter um Home Studio”. De todo modo, você ainda precisa ter um processo de produção, para saber pilotar o seu estúdio de gravações. Se você quiser realmente ter os resultados profissionais, que você ouve no mercado. 

O grande mito sobre masterização é que você deve aplicar efeitos para corrigir coisas. Na verdade a masterização é uma questão de eliminar as arestas, cortar as pontas pra que você tenha um áudio funcional em qualquer tipo de equipamento, seja no radinho de pilha ou no enorme equipamento de palco. 

Os equipamentos que fazem a masterização, não fazem milagres. Você precisa cuidar do seu processo produção, partindo da gravação, passando pela mixagem, para garantir que a masterização possa ser concluída com sucesso. 

Como os equipamentos de masterização, não fazem milagres, mesmo os equipamentos virtuais, se você não gravar corretamente, utilizar um instrumento que não tem qualidade; fica impossível corrigir isso depois, durante a maximização. Por isso é tão importante seguir um processo produção. 

Melhorar áudio de gravação, não é apenas algo que possa ser feito utilizando o melhor programa de computador. É algo que você tem que cuidar desde a origem, quando você está projetando o áudio a ser gravado. Quanto mais você conseguir acertar durante seu processo de produção, melhor será o áudio da sua gravação. 

Uma regra geral pra isso, é utilizar a definição do termo Hi Fi, que significa alta fidelidade (High Fidelity). Partindo desse conceito, nós podemos compreender que a alta fidelidade, significa ter o áudio soando como o mais natural possível. 

Parece paradoxal o que eu estou falando, mas a verdade é que você não tem que adicionar nada durante a sua masterização. É imprescindível que você não deixe rastros que possam identificar a presença de um redutor o removedor de ruídos, ou mesmo do compressor de áudio. A ideia é que ninguém possa perceber que esse áudio foi trabalhado, ele tem que soar o mais real e original possível. 

Isso é ter qualidade no áudio da sua gravação. 

Volto depois, com muito mais.

 

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender como montar o seu estúdio de gravação musical, de alta qualidade, sem investir em equipamentos caros, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO