Caixa de Ovos Abafa o Som – Verdade ou Mito?

Caixa de Ovos Abafa o Som – Verdade ou Mito

O verdade ou mito de hoje traz um assunto muito comentado entre todos aqueles que desejam criar um isolamento ou tratamento acústico, não importando qual seja a finalidade. Então, será que a caixa de ovos pode ser usada como isolamento acústico? Vamos descobrir agora!

Vamos começar respondendo algumas perguntas importantes sobre os efeitos das caixas de ovos e se elas realmente alteram o som de alguma forma. Para isso, vamos utilizar alguns conceitos acústicos e imaginar algumas situações reais de uso das “famosas caixas de ovos”, seja para usar em um estúdio de gravação, ou ajudar com o barulho do apartamento do vizinho.

A Caixa de Ovos é Acústica?

Antes de responder a essa questão, vamos entender o que devemos considerar como algo que seja acústico. Primeiramente, qualquer material é acústico, e tem propriedades acústicas que variam de acordo com fatores como: densidade, forma da superfície refletora, posição e distância em relação à fonte sonora. Sendo assim, até a água é acústica.

caixa de ovos

O som se propaga pelo ar em forma de ondas, essas ondas podem ser refletidas ou absorvidas, dependendo do material com o qual essas ondas estejam interagindo. Isso significa, que você pode tanto evitar alguns fenômenos acústicos como a reverberação, quanto abafar o som para que ele não passe para a sala vizinha, ou algo desse tipo.

Podemos responder que as caixas de ovos são sim, muito acústicas, como qualquer outro material. Agora nos resta questionar, que tipo de comportamento acústico uma caixa de ovos pode oferecer? Nesse caso, como você pode ver no gráfico acima, o grande mistério das caixas de ovos é que elas possuem uma série de cones paralelos, sendo de um lado côncavo e do outro convexo.

O lado côncavo da cartela de ovos pode ser utilizado para realizar alguns tipos de tratamento acústico. É importante lembrar que eu disse “tratamento acústico” e não “isolamento acústico”. Logo você vai entender a diferença.

difusor de somSó para dar um exemplo, uma caixa de ovos se parece muito com aqueles painéis difusores que se usa para remover “sobra de graves” em uma sala de mixagem. Veja, esses painéis foram colocados em uma posição específica para resolver um problema também muito específico; no caso, a sobra de graves.

Então, vemos aí uma luz para aqueles que acreditam nas caixas de ovos como sendo uma solução para seus problemas. E eu não vou acusar as caixinhas de ovos, porque elas podem até quebrar um galho.

Eu quero dizer, que se você não tem algo melhor como um painel absorvedor com espuma acústica, que você pode comprar online com muita facilidade, então, que você pode usar caixas de ovos para tentar controlar, por exemplo, o nível de reverberação da sua sala de gravação.

Eu já testei diversos materiais para tirar a reverberação de salas com muito eco e um dos materiais mais interessantes, que funcionaram muito bem, foi um par de colchões de solteiro D33. É impressionante como o eco “vai para o espaço” quando você coloca um colchão em cada canto da sala degravação. Para os mais preguiçosos, é possível até tirar uma soneca, entre uma sessão e outra.

Mas a dica é a seguinte: como eu disse, se você não quer comprar espumas acústicas para fazer os seus absorvedores, então, a melhor opção pode ser recorrer às caixas de ovos. Eu fiz um vídeo recentemente falando sobre Os Perigos das Caixas de Ovos em um Home Studio.  Eu recomendo que você assista a esse vídeo, porque existe um perigo biológico, que você tem que estar ciente, quando tentar colocar esse tipo de material dentro de uma sala fechada, com pouco ar fresco.

Em resumo, se você souber usar as caixas de ovos na posição certa, você vai conseguir pelo menos, deixar o eco ou reverberações, um pouco mais sobre controle.

Usar Caixas de Ovos no Estúdio é uma Boa Ideia?

quadro sonexEu prefiro usar a espuma acústica, até porque fica mais bonito, mais limpo e consegue fazer um trabalho muito mais eficiente. A caixa de ovos, apesar de ter seus cones, que são aquelas estruturas que seguram os ovos, ela ainda é feita de papelão, que é um material um pouco duro.

O fato é, que materiais duros, acabam refletindo o áudio na direção oposta, e isso não é muito bom se você quer controlar os ecos, porque a intenção é frear as ondas sonoras e as absorver.

Depois da absorção, aquelas ondas sonoras mais fortes, podem até refletir no material, mas terão muito menos energia, o que ajuda fazer com que essas ondas sonoras se dissipem no ar.

Para dar um exemplo melhor, uma parede sem tratamento acústico, é como um espelho fosco, e a onda sonora, como a luz. Nesse caso, você tem uma reflexão natural em todas as paredes e essa onda que volta é o que a gente chama de “eco” ou “reverberação”.

abosorcao de som da caixa de ovos vs espuma acusticaQuando você usa caixa de ovos, é o mesmo que pintar essa parede de branco; você reduz a quantidade de ondas que refletem, mas não impede que elas continuem batendo na parede e voltando. Como resultado, você tem menos ecos, menos reverberações, mas o som está longe de ser seco.

Quando você usa a espuma acústica em painéis posicionados em locais específicos na sua sala, é como se você pintasse essa sala toda de preto fosco; isso faz você ter uma reflexão quase nula de luz, deixando a cor preta.

No áudio, seria como se você tivesse absorvido a maior parte das ondas sonoras, impedindo que elas voltem para o espectador. E da mesma forma, você não impede que todas as ondas deixem de refletir, apenas reduz bastante essas reverberações. Esse exemplo, é uma amostra visual bem próxima de como as ondas sonoras se comportam na realidade.

Caixa de Ovos Abafa o Som?

Se você está pensando em usar caixas de ovos para isolar o seu quarto dos sons da rua, ou colocar elas na porta para impedir o barulho do vizinho, provavelmente você terá menos sorte ao fazer isso. As caixas de ovos, apesar de poderem ser utilizadas no Home Studio, não são isolantes acústicos.

Como eu disse, caixas de ovos são duras, e o som também se propaga através de materiais sólidos. Isso significa, que a maior parte do som vai passar pela caixa de ovos e continuar seu caminho até seus ouvidos, impedindo você de dormir uma boa noite de sono.

pisos paredes acusticas

Então, você pode estar pensando: a espuma acústica pode resolver o meu problema?  Outra vez, você pode até reduzir um pouco os sons que vem de fora, utilizando uma espuma acústica, mas do mesmo modo, os sons passam com facilidade pela espuma.

Lembra que eu disse “tratamento acústico”?  Pois é… Se esse for o seu problema, você quer fazer “isolamento acústico”, e isso é uma coisa bem diferente. Se o som do vizinho do apartamento de cima está passando para o seu quarto, o problema é do projeto do prédio.

Isolar pisos custa muito caro, porque eles tem que criar um espaço entre os pisos e preencher com uma série de materiais absorvedores acústicos, como: espumas, mantas de alumínio, e ainda, tomar cuidado com o posicionamento das vigas e colunas, porque elas também transmitem sons como mágica.

Ter um apartamento isolado acusticamente é um luxo. Imagine que as janelas têm que ser escolhidas a dedo, principalmente aquelas que estão apontadas para rua. As portas são construídas como um sanduíche, recheadas de espuma, e as paredes, em casos mais extremos, utilizam uma camada de gesso conhecida como Drywall. Então, você pode perceber que simples caixas de ovos, nesse caso, não podem resolver um problema de isolamento acústico, servindo apenas como tratamento acústico para remoção de ecos.  Instalando parade drywall

E acredite, existe uma indústria enorme que você pode trabalhar, tanto para isolamento quanto para tratamento acústico. Pense em quantas pessoas adorariam dormir com menos barulho? Fica aí a dica de negócio para você.

Existem Contraindicações para o Uso das Caixas de Ovos?

As caixas de ovos, se mal posicionadas, podem arruinar a sua mixagem, criando efeitos de comb-filtering que vão omitir frequências importantes, distorcendo a sua percepção e tornando suas gravações repletas de problemas técnicos. Cuidado com a monitoração do áudio em uma sala mal configurada acusticamente.

paineis acusticos home studio setupEnfim, se você souber o que está fazendo, pode sim utilizar as famosas caixas de ovos para criar um conjunto de painéis de modelagem acústica e fazer o tratamento acústico para o seu Home Studio. Caso você esteja se aventurando pelo mundo da acústica, a chance de ter problemas sérios com o seu áudio é bem maior quando se utiliza caixas de ovos.

Caixas de Ovos Podem Ser Mais do Que Isolamento Acústico

Tem gente que faz mais do que isolamento acústico com caixas de ovos. Veja o exemplo desse móvel que traz a horta para dentro de casa…

mesa caixa de ovos

Ou mesmo essa lagarta Kawaii…

lagarta feita de caixa de ovos

Incrível, não?

Uma dica extra do Rodrigo: Saiba como eu montei o meu estúdio de gravação musical e consegui gravar as minhas mais de 40 músicas sem gastar fortunas com equipamentos e softwares caros.

Confira o vídeo exclusivo que eu preparei pra você!

QUERO VER O VÍDEO!

Tags: , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.