Montar um Home Studio Barato E Uma Boa Ideia

Você está pensando em montar o seu próprio estúdio de gravação, mas não quer gastar muito dinheiro, afinal esses equipamentos de áudio utilizados em um Home Studio quase sempre são bastante caros. Ainda, há aqueles que desejam obter uma configuração mínima de estúdio, capaz de produzir com o mínimo de qualidade. Tanto o primeiro, quanto o segundo grupo de pessoas, precisam saber escolher muito bem qual o tipo de equipamento usar em seu novo estúdio gravação. Um erro aqui e tudo pode demorar mais do que o esperado. Já explico…

O Começo do Home Studio É a Pior Parte 

home studio baratoO maior problema que você pode encontrar em um Home Studio é exatamente no momento em que você começa a realizar as suas primeiras gravações. Esse é um ponto crucial, porque você pode perceber que o seu áudio está saindo realmente muito ruim. Como eu sei disso? Aconteceu comigo há alguns anos e eu posso garantir a você que não é nada confortável iniciar uma sessão de gravação e perceber que algo não está sendo feito da forma correta, e isso é quase como um enigma a ser desvelado.  

O próximo passo, é usarmos a nossa lógica e procurarmos um vilão para esse problema. Porém, muitas vezes esse vilão está tão oculto que você simplesmente não conseguirá ao menos saber da sua existência. Nosso raciocínio tende a imaginar que é tudo culpa do equipamento, e acredite, pode mesmo ser culpa do equipamento. Em muitos casos, o problema é até mais complexo do que isso e não tem nada a ver com a qualidade do equipamento.  

Por Que Meu Áudio Não Tem Qualidade? 

microfone home studio gravador mesaAgora, você deve estar pensando: se a culpa não é do equipamento de estúdio, então de quem é a culpa? 

Mais uma vez, o nosso raciocínio tende a imaginar que a culpa é externa, pois a culpa é sempre de alguém ou de alguma coisa. Porém, ficamos um pouco mais próximos de resolver esse problema se começarmos a olhar para o equipamento mais importante do Home Studio, que nada mais é do que o próprio ser humano.  

A sua experiência pode te salvar de inúmeras situações, situações essas em que os leigos ficariam completamente perdidos. Um bom exemplo de desafio complexo é o da mixagem e posterior masterização, pois esses dois processos são cruciais para o resultado final de uma produção.   

Esses dois exemplos são mesmo decisivos e só não são mais importantes do que a captura orgânica do áudio em uma sessão de gravação. Um erro ao capturar um violão acústico poderá comprometer a qualidade do áudio de uma maneira irreversível. 

Um Processo de Produção Pode Ajudar Você 

home tocando guitarra home studioAgora que sabemos que o problema pode estar em nós, qual será a solução para resolver esse problema?

Se você acompanha o Home Studio Fans há algum tempo, já sabe que eu sempre recomendo que você tenha um processo de produção bem definido e organizado, um passo-a-passo desde a captura do áudio acústico, produção via sample, mixagem e masterização final. Se você tiver um processo de produção bem mapeado, provavelmente os seus problemas serão reduzidos a um número humanamente possível de gerenciar. 

Estou enfatizando sobre a dificuldade ao produzir áudio, porque isso realmente exige um bom preparo por parte de quem está organizando todo esse processo produção.  

Nosso projeto de Home Studio está aqui para ajudar você a extrair a melhor qualidade de áudio do seu equipamento e proporcionar a você o nível de experiência suficiente para que você possa resolver uma série de problemas técnicos que surgem durante a operação de um home studio. 

O Caminho Mais Rápido para Montar e Operar um Home Studio de Qualidade 

home studio noturno teclado musicalNosso Curso de Home Studio Online traz para você esse processo de produção, além de uma receita com pelo menos três opções distintas de como montar um estúdio de gravação musical a partir do zero, mesmo que você seja um leigo no assunto.  

Respondendo à pergunta tema deste post: existe alguns custos para se ter um Home Studio e esses podem variar entre custo financeiro e custo temporal. Isso significa que se você investir menos no campo financeiro, terá que investir um pouco mais de tempo para ter suas gravações melhores. Por isso, um curso é sempre um bom atalho para quem deseja colher os frutos do seu trabalho mais rápido e com mais clareza.  

Enfim, o Home Studio barato não é a resposta para o seu problema. Você pode precisar de mais do que isso: você precisa investir o máximo de tempo e dedicação em seu projeto, e isso inclui escolher equipamentos com o melhor custo-benefício do mercado, sempre priorizando aquelas ferramentas que atendam às suas demandas no momento.  

Mas não se preocupe, pois a distância para o sucesso é a mesma para todos, a diferença é que alguns vão a jato e outros vão a pé.  

Pense nisso… 

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender Como Montar o Seu Estúdio de Gravação Musical, de Alta Qualidade, Sem Investir em Equipamentos Caros, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO


rodrigo marques

Rodrigo Marques

O Home Studio Fans acredita que todos os talentos precisam ter a oportunidade de realizar seu sonho de gravar suas músicas, spots, tudo com alta qualidade. E acreditamos que o Home Studio seja a chave para libertar o poder de produzir música em casa, abrindo portas para empreendedores e artistas desenvolverem novas habilidades, espalhando o bem ao redor do mundo.