3 Dicas para Melhorar o Audio de um Video Gravado Com Celular

Você está pretendendo gravar áudio de qualidade pelo celular, ou mesmo já gravou algo e quer melhorar esse som? Ótimo! Porque agora, nós vamos conhecer algumas abordagens capazes de melhorar a qualidade do áudio de um vídeo gravado com celular, assim o som dos seus vídeos vai ficar muito mais agradável de se ouvir, não é verdade? Vamos lá... 

Agora, se você deseja aprender mais a fundo sobre esse assunto, recomendo que você assista a esse vídeo...

#01 - Você Precisa Preparar o Ambiente Primeiro 

mulher smartphone restauranteO primeiro passo para melhorar o áudio gravado com celular é, basicamente, criar uma sequência de passos que vão ajudar você a organizar a sua gravação. Isso envolve preparar o ambiente da gravação, a fim de evitar problemas comuns no áudio, tais como: reverberações indesejadas, ruídos externos que podem estar vindo de uma reforma no prédio vizinho, ou até mesmo algum carro passando na rua. 

Os sons de fundo podem criar distrações para quem está ouvindo esse áudio, porque basta uma moto, daquelas “só o cano”, para destruir o raciocínio ou o clima do seu produto de áudio gravado. 

Se você puder preparar o ambiente de gravação com antecedência, por exemplo, para uma entrevista de alguma personalidade famosa para o seu canal do YouTube, o melhor a fazer é escolher cuidadosamente as características acústicas deste local. Eu não recomendo o som seco para entrevistas, por outro lado, um som com muitas reverberações pode comprometer a qualidade do seu áudio (o que é péssimo para gravação de diálogos), assim o seu entrevistado pode até parecer ininteligível, principalmente se o timbre da voz dele tender a se misturar com esses ecos vindos das paredes. 

Eu vejo muitos entrevistadores usando ambientes nos restaurantes para suas entrevistas, nesse caso a maioria desses entrevistadores utiliza aqueles restaurantes mais caros (onde é natural que o nível de ruído seja menor), ou mesmo em salas reservadas (as famosas salas VIP) que podem ser usadas em sua grande maioria, sem muitos problemas. 

Eu gosto também das salas de Home Theater, porque elas são construídas com grandes absorvedores nas paredes, o que ajuda muito na redução das reverberações que tanto incomodam durante as gravações de áudio. 

Então, se você estiver em uma sala com poucos ou nenhum móvel, com paredes muito próximas umas das outras, ou mesmo com pessoas conversando nas proximidades;  desconfie e procure outro ambiente para gravar com seu celular.

Eu poderia continuar apontando mais detalhes sobre esse aspecto acústico por mais algumas horas, mas prefiro passar para próxima dica, sobre como melhorar o áudio do vídeo gravado com celular. 

#02 - Seu Áudio Pode Estar Contaminado 

grafico ondas sonorasO áudio é como qualquer outro produto, pois ele pode estar puro ou pode estar completamente contaminado.

No áudio acontece um fenômeno interessante: existe uma banda auditiva e essa banda tem um limite de frequências possíveis, o que significa que se alguma outra onda sonora interferir com o sujeito da sua gravação, ela vai ocupar um espaço nessa banda auditiva e mesmo se você conseguir eliminar essas frequências, vai sobrar uma grande lacuna harmônica que prejudicará a forma como você ouve e percebe a qualidade desse áudio. 

Esse efeito de som oco é terrível e é basicamente isso que acontece quando você grava áudio com celular sem tomar os devidos cuidados, aqueles que eu descrevi na primeira dica desse post. Então, se você já gravou o áudio, pode ser que ele esteja contaminado com alguma outro som. Desse modo, só resta a você passar um bom plugin de redução de ruídos, como o Noise Reduction 2.0, que é o que eu uso aqui toda vez que eu preciso remover ruídos durante uma gravação.   

O canal do Home Studio Fans no YouTube tem um som com uma característica bastante favorável a narração do conteúdo, até porque eu utilizo um microfone de lapela, bem próximo da boca, o que ajuda a reduzir todos aqueles problemas que eu citei na dica anterior. 

Uma vez, eu fiz um vídeo falando sobre como restaurar áudio saturado e a maioria das pessoas saiu frustrada com o que eu disse, até porque a notícia não não é boa quando você tem seu áudio clipando, acima dos níveis padrões de mercado, que no ambiente digital é 0 dBs. 

Estamos aguardando que a inteligência artificial chegue a um ponto, onde ela seja capaz de adivinhar o que havia no local onde surgiram aqueles artefatos de saturação ao longo da gravação. 

Não se preocupe, porque nos próximos cinco anos essa tecnologia milagrosa pode aparecer. Então, poderei fazer outro vídeo dando uma notícia um pouco melhor para quem tem áudio saturado em casa. 

#03 -  Quanto Maior o Microfone Melhor 

shure mv88 hero smallpicSim, os microfones são como câmeras que enxergam sons e da mesma forma que uma câmera que utiliza lentes maiores permite capturar maior quantidade de luz, numa velocidade maior, os microfones com diafragma maior possuem uma melhor estabilidade durante a captura das infinitas notas harmônicas produzidas pelos sons reais. Mesmo que você não seja capaz de ouvir todos esses sons, eles fazem uma profunda diferença subconsciente e provavelmente têm o poder de alterar a forma como você percebe a qualidade de uma gravação. 

Isso significa que os microfones de celular não são a melhor coisa do mundo, quando se trata de gravar áudio. 

Porém, por incrível que pareça, se a sua intenção for gravar diálogos, você pode conseguir alcançar entre 80 - 90% da qualidade que você precisa, apenas usando o pequeno microfone do seu Smartphone. Para alguns outros timbres mais específicos, você poderia pensar em microfones especializados, assim seus 20% restantes estariam praticamente garantidos. 

Vale lembrar que não existe nenhum microfone no mundo que seja perfeito, apenas pessoas que não se importam com pequenos artefatos de saturação em algumas frequências. Alguns sons saturam mais do que outros, outros quase não distorcem seus harmônicos. No final, você vai poder curtir o seu áudio, compreendendo que a perfeição ( como o próprio significado dessa palavra quer dizer “feito até o final”), ainda não está disponível para nós. Por isso, ainda temos muito trabalho para os engenheiros que desenvolvem equipamentos de estúdio, até que possam aperfeiçoar ainda mais esse processo de captura de áudio e reprodução. 

Em resumo, você pode tentar usar um microfone acessório com um diâmetro maior, como é possível encontrar facilmente para quase todos os modelos de Smartphone. Também existem adaptadores que permite que você use o seu microfone maior direto no celular, com isso você vai conseguir um pouco mais de segurança durante as suas capturas de áudio, seja evitando reverberações nocivas, micro saturações, distorções harmônicas quase imperceptíveis e outros mistérios mais, que vamos falar em outra oportunidade. 

O segredo para melhorar o áudio de um vídeo gravado com celular ou qualquer outro dispositivo é mesmo aumentar sua consciência sobre a arte da modelagem acústica, processos de produção e masterização de áudio. 

Espero que essas dicas possam ajudar você a capturar áudio com muito mais qualidade, usando apenas o celular e a sua criatividade. 

Te encontro no próximo post! 

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender Como Montar o Seu Estúdio de Gravação Musical, de Alta Qualidade, Sem Investir em Equipamentos Caros, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO


rodrigo marques

Rodrigo Marques

O Home Studio Fans acredita que todos os talentos precisam ter a oportunidade de realizar seu sonho de gravar suas músicas, spots, tudo com alta qualidade. E acreditamos que o Home Studio seja a chave para libertar o poder de produzir música em casa, abrindo portas para empreendedores e artistas desenvolverem novas habilidades, espalhando o bem ao redor do mundo.