Just Dance Lady GaGa

Hoje nós vamos colocar as mãos na massa e recriar o som sintetizado que você ouve no início da música Just Dance da Lady GaGa. O que parece extremamente complicado, algumas vezes é apenas uma simples onda quadrada. Continue lendo...

Agora, se você deseja aprender mais a fundo sobre esse assunto, recomendo que você assista a esse vídeo...

Nós vamos usar um software muito interessante que é o FL Studio e o sintetizador Sytrus, mas qualquer sintetizador que suporte LFO pode ser usado para esse trabalho.

Após seguir esse tutorial, esse é o resultado final que você obterá:

Passo 1: Onda Quadrada

Abra o seu sintetizador e configure o seu oscilador ( ou operador se estiver usando sintetizador FM ) defina como square wave. Para esse exemplo nós vamos utilizar o Sytrus, clicando com o botão direito no gráfico de áudio e escolhendo Square.

Passo 2: Distorção de Pitch

Agora siga para o menu Pitch e LFO ( ou qualquer que seja os seus controles de LFO ou pitch ) e delete todos, menos o ponto de controle. Depois disso, defina a velocidade para o mais rápido possível ( talvez demande ajustes para os demais sintetizadores ) e mova o ponto de controle para cima aproximadamente 3%. Mova apenas o suficiente para ver o gráfico do LFO se mover ( esse valor em % encontra-se na superior esquerda do FL Studio ).

Para outros sintetizadores, certifique-se de que a quantidade dos efeitos de pitch e LFO sejam leves. O motivo pelo qual esse pitch soa distorcido e não modulado é porque estamos mudando suas frequências tão rápidas em uma pequena quantidade que isso acaba soando como uma distorção. Lembre-se de que é praticamente impossível distorcer uma onda quadrada, porque ela é tradicionalmente pura distorção.

O som deve se parecer com esse:

Passo 3: Distorção de Fase

Agora siga até o menu Phase e LFO e mais uma vez delete todos os pontos de controle, definindo seu LFO para velocidade máxima, e mova o seu ponto de controle para 3%. Nesse momento você não vai ouvir muita diferença agora, mas no final esse processo contribui para o resultado.

Esse é o resultado por agora:

Passo 4: Iniciando com os FXs

Agora vamos até matrix e enviamos Op 1 para FX e o desligamos da saída, desde que nós estaremos usando os efeitos onboard do Sytrus como saída. Nesse momento, copie fielmente o que aparece na imagem abaixo.

Para quem não estiver utilizando o Sytrus ou quem prefere usar valores e parâmetros, aqui estão eles:

  • Chorus Order: 1
  • Chorus Depth: 20%
  • Chorus Speed: 45%
  • Chorues Delay: 0%
  • Chorues Cross: 0%
  • Chorus Volume: 0%

Para o reverb, os valores mais importantes são o Decay começando em 2.5 segundos e o nível de Wet começando por volta de 3%.

Esse é o som resultante até o momento:

Passo 5: Unison

De volta ao menu principal, vamos até a seleção Unison e mudamos a ordem para two. Certifique-se de que o Pan esteja em 100%, o volume em 70%, e o pitch em 30%.

Esse é o som resultante até agora:

Passo 6: Mais Chorus

Certifique-se de que seu sintetizador esteja roteado para uma pista de mixagem e adicione o Fruity Chorus ou qualquer outro efeito de chorus que você preferir. Se você estiver usando o Fruity Chorus, use a preset LightEh. Para qualquer outro, siga a figura deixando o mais próximo possível disso para a sua configuração de chorus.

Esse é o som resultante após esse passo:

Passo 7: Low Pass Filter

Após o último efeito de chorus, adicione agora um low pass filter. Usamos o Fruity Filter nesse tutorial. Nesse ponto, não precisa fantasiar nada com esse filtro, apenas abafe as altas frequências.

Lembre-se de que parte dessa música da Lady GaGa está utilizando uma qualidade quase que de vinil, então remover as frequências mais altas pode ajudar e muito. Nosso som está muito mais parecido com o sintetizador da música Just Dance nesse ponto.

Aqui está o som nesse ponto:

Passo 8: Equalizando o Toque

A nossa onda quadrada tem que ser equalizada nesse ponto, já que ela é uma parte fundamental que compõe o toque. Porém devemos atenuar algumas frequências que incomodam e para isso, vamos utilizar um EQ paramétrico para diminuir as frequências entre 400hz por volta de 30%; também vamos cortar as altas frequências.

O seu resultado final deve se parecer com esse:

Just Dance

Agora que criamos o som, vamos adequá-lo ao contexto da música. Para isso, devemos adicionar a melodia usando o piano roll. As notas são E4-G#4-D#4-A4-G#4. Apesar de toda a melodia soar como tendo 8 notas, você teve cortar fora o último bit da nota para haver uma separação. Usamos 1/4 de compasso para cortar a última nota.

Agora você pode curtir a Just Dance com seu toque pessoal!

Deixe o seu comentário abaixo!

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender Como Montar o Seu Estúdio de Gravação Musical de Alta Qualidade, Sem Investir em Equipamentos Caros, recomendo que você confira esse vídeo agora mesmo...

QUERO VER O VÍDEO


Rodrigo Marques

Rodrigo Marques

O Home Studio Fans acredita que todos os talentos precisam ter a oportunidade de realizar seu sonho de gravar suas músicas, spots, tudo com alta qualidade. E acreditamos que o Home Studio seja a chave para libertar o poder de produzir música em casa, abrindo portas para empreendedores e artistas desenvolverem novas habilidades, espalhando o bem ao redor do mundo.