Mesas Digitais ou Computador para Estúdio?

mesas digitais x computador para estudio

Todo produtor musical deseja ter qualidade no estúdio e para isso, às vezes acredita que as mesas digitais são a melhor escolha. Vamos conferir os principais pontos altos e baixos das mesas digitais e os computadores para estúdio a fim de entendermos a melhor solução para o seu estúdio. Confira…

É muito comum em publicações direcionadas aos produtores musicais, apresentarem aquelas mesas digitais, mesas de som automatizadas, capazes de operar com um monitor de computador, teclado e mouse. É também muito comum os usuários atribuírem a essas mesas o conceito de estúdio capaz, estúdio de qualidade, muitas vezes dizendo aos amigos frases do tipo: “Nossa, o estúdio do Pedrinho parece uma nave espacial!”; esse é o tipo de comentário que ouvimos sobre esse tipo de equipamento, principalmente quando o produtor musical, querendo impressionar o cliente, faz a mesa mover seus slide faders no modo robotizado ( o que é um efeito muito bonito e futurista).

Mixers Digitais Podem Ser Muito Limitados

roland vs2480 ligadoAté aí tudo é muito lindo para as mesas digitais, mas os problemas começam quando você as tira da caixa. Não vamos citar marcas, mas por experiência própria e de amigos que optaram por mesas digitais, podemos dizer que essas dão um monte de trabalho na hora de aprender a operar seus recursos.

Imagine uma situação onde você tem metade dos recursos aparecendo na tela do monitor e a outra em forma de botões no mixer da mesa digital.

Outro ponto é a lógica de produção que tenta imitar equipamentos físicos, mas com uma interface de software muito limitada. Se você já usou o Linux com algum software de áudio, provavelmente vai entender melhor essas limitações. Imagine que você não visualiza os plug-ins com qualidade na tela. Os gráficos são borrados, os equipamentos virtuais são limitados e difíceis de configurar por sua “lógica ilógica”.

Tarefas simples como Masterização não podem ser feitas com a profundidade de um editor de áudio especializado como o Sound Forge. Essas são apenas algumas das limitações. Claro que existem vantagens, mas quem conhece o poder do computador, nunca vai querer conviver com o sistema proprietário das mesas digitais.

Um Estúdio de Gravação Baseado em Computador Pode Ser a Solução

sonar x1 telaNo computador nós podemos instalar qualquer software de áudio, até podemos usar centenas de plug-ins, podendo escolher qual deles agrada mais, muitos softwares e plug-ins são de graça.

Se o software do Sonar não agradar, você ainda pode escolher entre outros 10 excelentes softwares que são em média 300% mais flexíveis e maleáveis que qualquer sistema operacional embutido em uma mesa digital.

Aprender como se usa os softwares de estúdio para computador, é infinitamente mais simples, pois são todos baseados no Windows que todos já estão acostumados a usar e abusar.

Crie uma Boa Impressão Investindo em Equipamentos Virtuais

mulher produzindo audio home studioCom os R$ 6 mil que seriam inevitavelmente investidos na mesa digital, você pode montar um super computador, com uma super interface de áudio, um super software para estúdio, matricular-se em um curso de home studio online e ainda, pode viajar para o litoral para comemorar seu novo equipamento de estúdio.

Claro que R$ 6 mil é muito além do que você precisa para ter um estúdio de gravações em casa usando um computador, técnicas avançadas e bons softwares. Você nem precisa comprar outro computador, isso já reduz e muito o custo.

Se você deseja impressionar seus clientes, invista em um monitor com tela de LED de 42 pol. e mostre para eles os slide faders virtuais do Sonar X1 ou Samplitude Pro. Certamente a impressão será 200% melhor e mais inesquecível que os de uma mesa digital convencional.

E você, o que acha das mesas digitais e dos computadores para estúdio?

Abraço!

Uma dica extra do Rodrigo: Saiba como eu montei o meu estúdio de gravação musical e consegui gravar as minhas mais de 40 músicas sem gastar fortunas com equipamentos e softwares caros.

Confira o vídeo exclusivo que eu preparei pra você!

QUERO VER O VÍDEO!

Tags: , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.