O Segredo Para Ganhar Dinheiro Vendendo Playbacks MIDI Atuais

midis atualizados

Você está entrando agora no imenso mercado da produção musical doméstica, talvez tenha produzido algumas peças de áudio, e agora, você quer começar a explorar o seu Home Studio comercialmente. Bem, se você ainda não ganha dinheiro com seu Home Studio, vamos conhecer um dos diversos modos de monetizar o seu trabalho e colocar o seu negócio musical para funcionar. Vamos lá?

Muitos não sabem, mas é possível ganhar dinheiro com Home Studio de diversas maneiras. Talvez você não esteja familiarizado com esse tipo de negócio, mas no final, tudo é bem simples. Vamos falar sobre um negócio que serve a milhares de artistas no Brasil e no mundo, e que tem como base, o seu Home Studio.

Nada melhor que trabalhar em casa servindo milhares de pessoas, não é mesmo?

Se você usa PCs há mais tempo, é bem provável que você já executou um arquivo chamado *.mid, estou certo? Esses pequenos arquivos são como “pequenos programas musicais” que podem ser executados por players de .mid e também pelos famosos sequenciadores musicais.

Mas Rodrigo, você disse pequeno programinha musical? Como assim?

Sim, os arquivos .mid são bem pequenos em alocação de memória e não passam de alguns KBs de memória. Quando você abre um arquivo assim em um sequenciador, você vai encontrar um série de instruções, em grande parte, relativas às notas musicais a serem tocadas, bem como: tempo e expressão dinâmica dessas notas, entre outras informações pertinentes.

As pessoas usam o arquivo .mid por diversas razões, mas as que nos interessa estão amplamente relacionadas a músicos iniciantes, potenciais clientes para o seu Home Studio.

O Mercado dos Playbacks Musicais

grupo musical performando a noiteTodo músico, que toca sem banda, utiliza uma base instrumental sem voz para servir de acompanhamento em shows e pequenas apresentações. Essa base é chamada de “playback”, isso porque o arranjo musical em formato playback é “tocado atrás”, enquanto a sua voz entra na frente, completando a harmonia do arranjo.

Os playbacks podem ser convertidos em áudio .wav, utilizando poderosos Módulos Sintetizadores/Samplers MIDI capazes de executar as instruções dos arquivos .mid e atribuir a cada instrumento do arranjo, um timbre de qualidade, bem próximo de uma performance real.

Os arquivos .mid são compostos de instruções para a reprodução dos timbres em qualquer módulo ou teclado. Esse arquivo .mid não produz sons por si só, já que as instruções contidas nele (programinha musical que eu disse) devem ser interpretadas por um equipamento que produza sons (Sampler MIDI, Módulo Sintetizador/Samplers MIDI).

O Negócio da Venda de MIDs

piano com pilhas de moedas teclandoMuitos chamam o arquivo .mid de “MIDI”. Assim, quando você ouve alguém falando “arquivo MIDI”, na verdade, essa pessoas está se referindo aos pequenos arquivos .mid. Então, podemos usar essas duas nomenclaturas para definir esse tipo de arquivo.

Todo músico, principalmente aqueles que cantam em apresentações noturnas, tais como: bares e afins, na verdade toca dezenas de músicas que, em grande parte, são os sucessos do momento. Esses são os covers artísticos que você costuma “pagar”, quando pede a conta no bar.

Normalmente, você ouve esses artistas cover fazendo seu som em voz e violão e também, a versão com arranjo musical, em playback, usando um teclado musical. O .mid é um tipo de recurso técnico muito utilizado por cantores noturnos.

Até aí, tudo bem. Você já sabe onde os artistas usam o .mid. Agora, vem a parte mais interessante… Para manter atualizado seus repertórios, esses artistas cover compram arquivos .mid atualizados de algum Home Studio especialista em produção de playbacks MIDI. Podemos dizer que, esses Home Studios “tiram” a música em MIDI para vender para os covers artísticos.

Talvez você esteja me perguntando: Mas, Rodrigo? Eu não sei tocar teclado, como posso fazer esse serviço de criar arranjos musicais de músicas famosas?

Eu entendo, e a boa notícia é que você ainda pode fazer algo ainda mais interessante que isso. Vou te mostrar como, logo a seguir.

Como eu ia dizendo… O legal é que esses playbacks em .mid precisam de um mega teclado musical para terem um som minimamente decente. Teclados assim podem custar R$ 10.000,00 facilmente e por esse motivo a maioria dos artistas acaba usando teclados baratos que possuem timbres ruins. No final, o som do arranjo famoso acaba ficando com um timbre artificial e, muitas vezes, desagradável aos ouvidos dos espectadores.

Você pode salvar o dia (ou a noite) desses artistas, convertendo esses arquivos .mid em playbacks em áudio, com timbres escolhidos a dedo, como só você será capaz de fazer com o seu Home Studio.

Durante o meu Curso de Home Studio Online você pode conferir como produzir um playback de alta qualidade, usando apenas instrumentos virtuais de primeira linha. Seus playbacks serão únicos depois de aplicar o meu processo de produção, até porque, você pode masterizá-los para conseguir a máxima potência e clareza entre os timbres.

Isso tudo é fantástico, porque você pode fazer um pacote de conversões para o seu cliente, convertendo umas 100 músicas por um preço super legal e ainda, parcelar para ele no cartão. Esses playbacks personalizados para a voz do artista, todos na altura vocal adequada, serão como “ternos cortados sob medida” para a voz desse cantor. Além do mais, uma música nova pode valer ouro para quem precisa tocar na noite, principalmente porque eles poderão usar seus playbacks, mesmo sem ter um teclado caríssimo.

Divulgue Seu Home Studio Usando MIDs Atuais

teclado eletronico preto e brancoAgora, você tem mais dois tipos de produtos de áudio para divulgar para os futuros clientes do seu Home Studio: arranjos musicais famosos em .mid, conversão profissional de .mid em .wav com timbres de qualidade premium. O mais legal disso tudo é que você pode fazer esse trabalho, de produção e conversão, de forma totalmente remota. Ou seja, você pode fazer esse serviço em seu Home Studio, para clientes de todas as partes do mundo.

Existem sites freelancer onde você pode anunciar o seu trabalho como arranjador MIDI e conversor de .mid para .wav profissional, podendo inclusive, receber pelo serviço em Dólares Americanos.

Outra boa estratégia é a criação de um site para a divulgação desse trabalho de venda de arranjos .mid, criação de arranjos musicais do zero, conversão, etc. Assim, os covers artísticos poderão vir a encontrar o seu Home Studio, sempre que precisarem. Tudo online, sem qualquer contato físico, tudo na velocidade da luz. Incrível, não?

Não vamos discutir direitos autorais muito profundamente, mas sempre que o músico toca esses arquivos .mid em bares e eventos, o delegado da ordem dos músicos da localidade recolhe os direitos autorais para seus devidos autores. Esses delegados costumam ser taxados de “chatos”, mas sem eles, não seria possível tocar qualquer música famosa de forma legal.

E você? Já está pensando em produzir MIDIs atuais para vender aos covers artísticos?

Boas produções!

Uma dica extra do Rodrigo: Saiba como eu montei o meu estúdio de gravação musical e consegui gravar as minhas mais de 40 músicas sem gastar fortunas com equipamentos e softwares caros.

Confira o vídeo exclusivo que eu preparei pra você!

QUERO VER O VÍDEO!

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.