FL Studio: 3 Ferramentas Úteis no FL Studio

FL Studio

Vamos conhecer 3 ferramentas úteis que estão disponíveis no FL Studio, esse software que pode ser uma “mão da roda” para você que deseja produzir músicas de qualidade. Vamos dar uma olhada no FL Studio? Continue lendo…

O FL Studio é um software que se tornou bastante popular na última década, sendo a escolha de muitos artistas criativos. A versão atual do software representa mais de 20 anos de desenvolvimento inovador, trazendo tudo o que você precisa para compor, arranjar, gravar, mixar e masterizar músicas com qualidade profissional.

Com o Fruity Loops você pode criar peças musicais em gêneros, que vão desde house, passando por industrial, até trilhas épicas. Tudo o que você precisa para criar arranjos incríveis no FL Studio é de um pouco de criatividade e curiosidade.

Se você precisa criar uma peça de áudio em pouco tempo, o FL Studio pode ser útil. Para tanto, será ótimo conhecer algumas das ótimas ferramentas integradas ao FL Studio, o que poupará muito tempo durante a mixagem, edição e finalização de seus produtos.

1. A Ferramenta Randomizer

Ao contrário do que se possa imaginar, usar uma ferramenta de randomização não destrói o processo de criatividade. Claro, se usada com moderação.

randomizer fl studio

Agora, vamos examinar o painel da ferramenta “Randomize”. Primeiro, carregue um instrumento em seu “step sequencer” e então, abra o “Piano Roll” (clique direito no VST ou Sample, então “Piano Roll”). Agora, enquanto você vê a partitura virtual, confira o painel de configurações (settings) do piano roll. Ele está localizado no canto superior esquerdo.

Clique no ícone da chave inglesa e então, examine o menu drop-down. Você verá um monte de ferramentas, e a “Randomize” estará logo acima da última. Lembre-se de que você pode usar ALT+R para ativar a ferramenta, o que poupa bastante tempo.

O conceito principal da ferramenta “Randomizer” é o de criar notas randômicas em uma nota específica ou acorde, porém não vamos utilizá-la dessa forma hoje. Essa ferramenta também pode ser ligada a outros parâmetros e controles como: velocity, pan, pitch, modx e mody. Essa é uma forma ideal de agregar realismo à suas pistas, especialmente se você usa um software baseado em samples por camadas ( por exemplo o East West Quantum Leap Gold, Virtual Grand Pianos ou Exdrummer).

Você pode poupar tempo se você tiver um violino staccatto se repetindo várias vezes por minuto. É possível alterar ligeiramente a dinâmica para criar a ilusão de uma execução ao vivo. Essa tarefa seria quase impossível se você tivesse que editar nota por nota. Portanto, você pode usar o “Randomize” e deixar que ele faça o trabalho automaticamente.

Antes:

Depois:

Você pode ouvir algumas demonstrações de violinos tocando staccato (em VST – EWQL Gold).

No próximo exemplo, eu vou mostrar alguns tratamentos de bateria. Você está cansado desses pratos computadorizados ou de ter que editar a velocidade das notas manualmente?

Aqui está uma solução simples para você:

Antes:

Depois:

Aqui outro exemplo de como um ligeiro uso do “Randomizer” pode afetar todo o som:

Antes:

Depois:

#02 – Canais Fantasma

Quando você está trabalhando em projetos difíceis (como orquestração MIDI), você pode se perguntar: “qual era o acorde que estava sendo tocado nessa barra?” Você também pode querer conferir as linhas melódicas de outros instrumentos, antes de escrever seus violinos.

Os canais fantasma (podemos chamá-los de “notas fantasma”) podem ajudar você a ver quais instrumentos, no mesmo arranjo, estão tocando naquele exato momento.

fl studio ghost channels

Aqui, você vê um exemplo com uma melodia de órgão (em verde), enquanto podemos ver a linha do baixo e também os acordes do piano (em cinza).

Você pode ligar ou desligar essa função, clicando nas opções do piano roll. Então em “Helpers” e “Ghost Channels” (ou pressionando ALT+V).

fl studio helpers

#03 – Quantização Rápida

Se você trabalha a maior parte do tempo com um teclado MIDI e uma placa de som de baixa qualidade, provavelmente já experimentou os efeitos da latência (ou viu seus canais saindo de ritmo). No entanto, a sua melodia do piano não está sincronizada com os beats e precisa ser editada.

Muitos já ouviram falar da ferramenta “Quantizer”, que ajuda você a re-arranjar as notas de certa forma, após algumas configurações.

Antes:

Depois:

fl studio quantize randomize

A ferramenta “Quick Quantize” (CTRL+Q), apesar de fazer uma quantização imediata, necessita de apenas uma configuração – o “Snap”. Você pode editar as configurações de snaps a partir do piano roll ou nos painéis superiores. Claro, a quantização rápida pode até arruinar o seu material gravado, mas na maioria das vezes, funciona muito bem!

Trazendo o FL Studio Para o Seu Home Studio

O FL Studio é usado atualmente por uma vasta gama de DJs e produtores musicais, principalmente aqueles que dependem de samples e múltiplas texturas musicais em seus arranjos. Esse fluxo baseado em peças de áudio pré gravadas pode ser bastante poderoso, porque você pode explorar uma infinidade de loops e samples e aplicá-los em seu step sequencer. Os diversos plugins disponíveis são responsáveis por produzir o ambiente acústico para suas produções. FLStudio macbookpro

Você pode começar a usar o FL Studio por sua versão mais básica (FL Studio Fruity Edition, onde é possível realizar as tarefas mais básicas, como: tocar, criar arranjos simples e fazer seus primeiros sons. Se você quiser gravar seus próprios loops e sons personalizados, a versão FL Studio Producer Edition traz pelo menos 7 plugins e permite a gravação de sons. Ainda estão disponíveis mais duas versões, a Signature e a All Plugins Bundle que trazem mais plugins na primeira ou todos os plugins e recursos do software na última.

Se você está pensando em seguir os passos dos produtores famosos, como o Calvin Harris, então você pode começar desenvolvendo as suas habilidades com o FL Studio em sua versão mais básica, depois migrar para o pacote completo a medida em que você precisar de mais poder de produção.

Dependendo do tipo de música que você deseja produzir em seu Home Studio, o FL Studio pode ser o seu principal software, suprindo todas as suas necessidades como produtor.

Por outro lado, se você está trabalhando com outros estilos musicais mais convencionais, provavelmente uma abordagem do tipo “arranjador MIDI” pode ser mais adequada para você.

Uma dica extra do Rodrigo: Saiba como eu montei o meu estúdio de gravação musical e consegui gravar as minhas mais de 40 músicas sem gastar fortunas com equipamentos e softwares caros.

Confira o vídeo exclusivo que eu preparei pra você!

QUERO VER O VÍDEO!

Tags: , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.