FL Studio

Vamos conhecer 3 ferramentas úteis que estão disponíveis no FL Studio, esse software que pode ser uma “mão da roda” para você que deseja compor e arranjar músicas. Vamos dar uma olhada no FL Studio? Continue lendo...

Agora, se você deseja aprender mais a fundo sobre esse assunto, recomendo que você assista a esse vídeo...

O FL Studio é um software que está se tornando popular entre os produtores musicais (apesar da resistência de muitos), sendo um excelente software para composição e arranjos musicais. Com o Fruity Loops você pode criar peças musicais em gêneros, que vão desde house e industrial até trilhas épicas, tudo que você precisa é de um pouco de criatividade.

Se você precisa criar um trabalho de áudio em pouco tempo, o FL Studio pode ser útil. Para tanto, será ótimo conhecer algumas das ótimas ferramentas integradas ao FL Studio, o que poupará muito tempo durante a mixagem, edição e finalização de seus produtos.

1. A Ferramenta Randomizer

Ao contrário do que se possa imaginar, usar uma ferramenta de randomização não destrói o processo de criatividade. Claro, se usada com moderação.

randomizer fl studio

Agora vamos examinar o painel da ferramenta “Randomize”. Primeiro, carregue um instrumento em seu step sequencer e então abra o “Piano Roll” (clique direito no VST ou Sample, então “Piano Roll”). Agora enquanto você vê a partitura virtual, confira o painel de configurações (settings) do piano roll. Ele está localizado no canto superior esquerdo.

Clique no ícone da chave inglesa e então examina o menu drop-down. Você verá um monte de ferramentas e a “Randomize” estará logo acima da última. Lembre-se que você pode usar ALT+R para ativar a ferramenta, que poupa tempo.

O conceito principal do “Randomizer” é o de criar notas randômicas em uma chave específica ou acorde, porém não vamos utilizá-la para fazer isso nesse tutorial. Essa ferramenta também pode ser ligada a outros parâmetros e controles como velocity, pan, pitch, modx e mody. Essa é uma forma ideal de agregar realismo a suas pistas, especialmente se você usa um software baseado em semples por camadas ( por exemplo o East Wast Quantum Leap Gold, Virtual Grand Pianos ou Exdrummer).

Você pode poupar seu tempo se você tiver um violino staccatto que se repete várias vezes por minuto. É possível alterar ligeiramente a dinâmica para criar a ilusão de uma execução ao vivo. Essa tarefa seria terrível se você tivesse que editar nota por nota; assim, você pode usar o “Randomize” e deixar que o trabalho seja feito automaticamente.

Antes:

Depois:

Você pode ouvir algumas demonstrações de violinos tocando staccato (em VST – EWQL Gold).

No próximo exemplo eu vou mostrar alguns tratamentos de bateria. Você está cansado desses pratos computadorizados ou de ter que editar a velocidade das notas manualmente? Esta é uma solução simples para você:

Antes: 

Depois:

E um exemplo de como um ligeiro uso do “Randomizer” pode afetar todo o som:

Antes: 

Depois:

2. Canais Fantasma

Quando você está trabalhando em projetos difíceis (como orquestação MIDI) você pode se perguntar: “Qual era o acorde que estava sendo tocado nessa barra?” Você também pode querer conferir as linhas melódicas de outros instrumentos, antes de escrever seus violinos. Os canais fantasma (podemos chamá-los de “notas fantasma”) podem ajudar você a ver que os outros instrumentos no mesmo arranjo estão tocando naquele exato momento.

fl studio ghost channels

Aqui você vê o trabalho com uma melodia de órgão (em verde), enquanto podemos ver a linha do baixo e também os acordes do piano (em cinza).

Você pode ligar ou desligar essa função clicando nas opções do piano roll, então em “Helpers” e “Ghost Channels” (Ou precionando ALT+V).

fl studio helpers

3. Quantização Rápida

Se você trabalha a maior parte do tempo com um teclado MIDI e uma placa de som de baixa qualidade, provavelmente já experimentou os efeitos da latência (ou viu seus canais saindo de ritmo). No entanto, a sua melodia do piano não está sincronizada com os beats e precisa ser editada.

Muitos já ouviram falar da ferramenta “Quantizer”, que ajuda você a re-arranjar as notas de certa forma após algumas configurações.

Antes: 

Depois:

fl studio quantize randomize

A ferramenta “Quick quantize” (CTRL+Q), apesar de fazer uma quantização imediata, necessita de apenas uma configuração – o “Snap”. Você pode editar as configurações de snaps a partir do piano roll ou nos painéis superiores. Claro, a quantização rápida pode até arruinar o seu material gravado, mas na maioria das vezes, funciona muito bem!

E você? Já conhece ou usa o FL Studio?

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender Como Montar o Seu Estúdio de Gravação Musical de Alta Qualidade, Sem Investir em Equipamentos Caros, recomendo que você confira esse vídeo agora mesmo...

QUERO VER O VÍDEO


Rodrigo Marques

Rodrigo Marques

O Home Studio Fans acredita que todos os talentos precisam ter a oportunidade de realizar seu sonho de gravar suas músicas, spots, tudo com alta qualidade. E acreditamos que o Home Studio seja a chave para libertar o poder de produzir música em casa, abrindo portas para empreendedores e artistas desenvolverem novas habilidades, espalhando o bem ao redor do mundo.