Como Gravar de um Teclado Musical para o Notebook

Gravar de um teclado musical para um notebook é um processo simples e você pode fazer usando pelo menos duas maneiras. Vamos dar uma olhada em tudo que você precisa para começar a brincar com seu Home Studio. Vamos lá?

A primeira coisa que você precisa pensar antes de começar a gravar seu teclado musical com um notebook é sobre qual será a finalidade da gravação e como conectar esses dois equipamentos juntos. Vamos lembrar que é possível gravar tanto os toques do teclado musical quanto o áudio pela saída de som de seu sintetizador.

Como Gravar pelo Cabo MIDI

arranjador tocando tecladoEntendeu até aí? Ótimo!

Agora que você sabe que deseja capturar apenas os comandos executados em seu teclado musical, inclusive as seleções de timbres, expressões de nota, e outras possibilidades do padrão MIDI; vamos entender o que você vai precisar para gravar esse seu teclado musical.

Tudo começa com um cabo MIDI USB, esse é um cabo capaz de conectar as portas MIDI do seu teclado musical a qualquer porta USB no seu notebook. Com um cabo desses, você pode ligar seu teclado a qualquer computador com porta USB.

No computador você vai precisar de um software de sequenciamento MIDI para registrar os comandos e organizar isso em um arquivo MID editável. Um bom exemplo de programa de computador que faz esse trabalho é o Cakewalk Sonar X.

Esses comandos podem ser gravados, editados, e podem controlar samplers e sintetizadores que vão gerar sons extremamente realistas em seu estúdio de gravações.

Como Gravar pela Saída de Áudio

musico gravando teclado midiNem todos os teclados musicais possuem sons, alguns são chamados teclados controladores, servindo apenas para controlar samplers e sintetizadores. Caso você queira gravar pela saída de áudio, vai precisar de um bom teclado musical, com um bom sintetizador embutido. Isso é importante porque os teclados musicais mais baratos não possuem amostras de som com qualidade suficiente para gravar em um estúdio, esses sons devem ser evitados ao máximo.

Se o seu teclado musical é de qualidade, então basta conectá-lo direto a sua interface de áudio, usando um cabo com pinos p10 – RCA ou p10 – p10.

Nota: Siga o exemplo do cascateamento de áudio apresentado durante o Curso de Home Studio Online para garantir que a sua conexão fique perfeita, livre de ruídos.

Esse é um olhar sobre como gravar de um teclado musical para um notebook.

Existem mais formas de fazer isso, mas vamos deixar isso para outro momento.

Forte abraço!

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender Como Montar o Seu Estúdio de Gravação Musical de Alta Qualidade, Sem Investir em Equipamentos Caros, recomendo que você confira esse vídeo agora mesmo...

QUERO VER O VÍDEO


Rodrigo Marques

Rodrigo Marques

O Home Studio Fans acredita que todos os talentos precisam ter a oportunidade de realizar seu sonho de gravar suas músicas, spots, tudo com alta qualidade. E acreditamos que o Home Studio seja a chave para libertar o poder de produzir música em casa, abrindo portas para empreendedores e artistas desenvolverem novas habilidades, espalhando o bem ao redor do mundo.