Como Gravar de um Teclado Musical para o Notebook

Gravar de um teclado musical para um notebook é um processo simples que você pode realizar usando pelo menos duas maneiras. Vamos dar uma olhada em tudo que você precisa para começar a gravar o seu teclado musical em seu Home Studio. Vamos lá?

A primeira coisa que você precisa pensar antes de começar a gravar seu teclado musical com um notebook é sobre qual será a finalidade da gravação e como conectar esses dois equipamentos juntos. Vamos lembrar que é possível gravar: tanto os toques do teclado musical, quanto o áudio pela saída de som de seu sintetizador. 

Muita gente ainda comete esse engano de confundir o mid com os formatos de arquivos de áudio. O fato é que o mid não possui som algum, sendo apenas uma espécie de partitura digital para ser executada em algum player ou software sequenciador de mid. Sabendo disso, podemos partir para o primeiro passo da nossa aventura. 

01 - Como Gravar pelo Cabo MIDI

arranjador tocando teclado

Sabemos que mid não tem som próprio? Ótimo!

Agora que você sabe que deseja capturar apenas os comandos executados a partir do seu teclado musical, inclusive as seleções de timbres, expressões de notas e outras possibilidades do padrão MIDI; vamos entender o que você vai precisar para gravar esses comandos do seu teclado musical.

Tudo começa com um “Cabo MIDI USB”, esse é um cabo capaz de conectar as portas MIDI do seu teclado musical a qualquer porta USB no seu notebook. cabo midi usb conexao notebook tecladoCom um cabo desses, você pode conectar o seu teclado a qualquer computador com porta USB. (No passado, utilizava-se um cabo conectado à porta Game da placa de som, que era onde se plugava o Joystick. Era um cabo Game Port - MID.) 

No computador, você vai precisar de um software de sequenciamento MIDI para registrar os comandos e organizar isso em um arquivo MID editável. Esse programa possui uma grade virtual onde podemos “digitar as notas musicais”, bem como “desenhar sequências inteiras de notas” direto na tela. Isso ajuda muito os iniciantes a terem mais qualidade em suas performances musicais, porque é possível “corrigir” e “apagar” notas soltas ou erradas que entraram em um deslize durante a sua performance. cakewalk by bandlab Um bom exemplo de programa de computador que permite esse tipo de manipulação de notas musicais é o Cakewalk by BandLab.

Esses comandos tocados em seu teclado musical podem ser gravados, editados, além de poderem controlar samplers e sintetizadores que vão gerar sons extremamente realistas em seu estúdio de gravação. 

02 - Como Gravar pela Saída de Áudio do Teclado

Nem todos os teclados musicais possuem sons, alguns são chamados teclados controladores, como por exemplo o MIDI Controller M-Audio Oxygen, servindo apenas para controlar samplers e sintetizadores. 

teclado controlador usb m audio oxygen

Caso você queira gravar pela saída de áudio do seu teclado musical, recomendo que seja bastante criterioso(a), porque inevitavelmente você vai precisar de um bom teclado musical, com um bom sintetizador de áudio embutido. Um teclado musical completo, desses que você pode levar para um evento e tocar a noite toda, são teclados controladores com um baita módulo de timbres embutido (vulgo sintetizador e afins). 

Se você quiser um bom som para o seu estúdio de gravação, comece a se preocupar quanto a qualidade dos timbres que você injeta em suas produções. Timbres ruins não possuem densidade suficiente para gerarem uma mixagem sólida o bastante. 

Eu passei quase 1 ano da minha vida sofrendo com uma bateria de um teclado Yamaha - PSR-520, porque tudo que eu gravava naquele teclado soava como algo feito de plástico barato. Então, comprei um teclado ainda mais caro, outro Yamaha - PSR-540 e mais uma vez, não fiquei satisfeito com o som. Então eu ficava olhando o modelo seguinte, o sonho chamado PSR-1000! Meu amigo, minha amiga, esse troço não tem fim mesmo. PSR 1000

Se você me conhecesse em 1999, eu jurava que o PSR-1000 era incrivelmente melhor do que o meu 540. Eu gostava muito do teclado Roland - JV-1000, principalmente pelo seu timbre de bateria. Eu queria muito um som de qualidade, a bateria era o meu maior problema naquela época.

alesis dm 5 modulo de bateria

Então, conheci o módulo de som Alesis DM-5, com baterias sampleadas, pads incríveis, uma verdadeira bateria eletrônica. 

Trabalhar com fontes de timbres confiáveis é importante, porque como vimos, os teclados musicais mais baratos não possuem amostras de som com qualidade suficiente para gravar em um nível profissional no estúdio, por esse motivo, esses sons de baixa qualidade devem ser evitados ao máximo.

Se o seu teclado musical é de qualidade, então basta conectá-lo direto à sua interface de áudio, usando um cabo com pinos P10 – RCA ou P10 – P10. Abra o seu software editor de áudio ou gravador multipistas preferido e comece a capturar esse áudio em estado puro. cabo p10 p10

Nota: Siga o exemplo do “Cascateamento de Áudio” apresentado durante o Curso de Home Studio Online para garantir que a sua conexão fique perfeita, livre de ruídos.

Diferente de gravar comandos MIDI, nesse cenário, você vai estar exposto a todos os problemas que podem ocorrer quando se está gravando áudio. Suas notas não poderão ser alteradas após a gravação, a qualidade do timbre estará diretamente dependente da qualidade do seu instrumento musical ou módulo de som. Podem haver ruídos externos causados por cabos partidos ou mal conectados, dentre uma série de outros fatores que podem influenciar o resultado final. Gravar um teclado via áudio, com qualidade, não é uma tarefa para produtores inexperientes.

03 - Imbatível Dupla MIDI + VSTi

Hoje, a minha visão para o home studio é a de usar apenas um teclado controlador MIDI conectado a um computador com o Cakewalk by BandLab com uma bela coleção de instrumentos virtuais tipo VSTi. Assim, posso ter qualquer tipo de instrumento que eu imaginar, com a melhor qualidade possível.

srx keyboards roland

Por exemplo, a Roland tem um software plugin chamado SRX Keyboards que é nada mais nada menos do que uma coleção com quase 400 patches prontos a ser tocados. Os violões virtuais superam qualquer instrumento musical barato, com a vantagem para os plugins VSTis por serem acessíveis, muitas vezes encontramos incríveis plugins gratuitos com qualidade profissional. 

Pense em VSTi e controlador MIDI para o seu setup de Home Studio. Após 23 anos de Home Studio, não encontrei nada mais eficiente do que um bom instrumento virtual VSTi.

 

Uma dica extra do Rodrigo: Saiba como eu montei o meu estúdio de gravação musical e consegui gravar as minhas mais de 40 músicas, sem gastar fortunas com equipamentos e softwares caros.

Confira o vídeo exclusivo que eu preparei pra você!

QUERO VER O VÍDEO!


Rodrigo Marques

Rodrigo Marques

O Home Studio Fans acredita que todos os talentos precisam ter a oportunidade de realizar seu sonho de gravar suas músicas, spots, tudo com alta qualidade. E acreditamos que o Home Studio seja a chave para libertar o poder de produzir música em casa, abrindo portas para empreendedores e artistas desenvolverem novas habilidades, espalhando o bem ao redor do mundo.