Quanto Custa um Arranjo Musical

Quanto custa um arranjo musical, feito em um estúdio de gravação, em qualquer estilo? Essa é uma dúvida que muitos têm e que vamos tentar entender agora. Confira!

O motivo pelo qual você pode estar querendo um arranjo musical pode ser variado. Pode ser que você queira gravar um álbum com algumas músicas para seus fãs, ou está pensando em fazer publicidade, mas a verdade é que o custo de produção de um arranjo musical vai depender de alguns fatores muito importantes. 

Pensar que um arranjo musical custa apenas dinheiro pode ser um pensamento errado, porque muitas vezes, esse “custo” pode ir muito além do escopo financeiro, levando você a pagar com outras moedas. Mas não se preocupe, sempre existe um caminho certo, eficiente e menos “custoso” para conseguir o que você quer, nesse caso, o arranjo musical.

Você vai precisar observar pelo menos 3 fatores essenciais para ter bons arranjos musicais, do jeito que você sempre sonhou. Se qualquer um desses componentes deixar a desejar, o seu arranjo musical poderá ficar comprometido e o custo do arranjo poderá subir drasticamente. 

O Músico Criativo

arranjador tocando teclado compondoEstivemos falando sobre como fazer um arranjo musical em 2 horas e todo seu processo criativo/matemático. Porém, se você está pensando em fazer algo de qualidade, vai precisar de um músico criativo para realizar o trabalho. É bom que o músico saiba tocar teclado como ninguém, esse vai ser o instrumento usado para controlar todos os outros instrumentos que compõem o arranjo musical. Esse músico precisa ser teórico, tudo que é feito em um arranjo precisa ser compreendido, principalmente sobre a estrutura harmônica da obra.

Todo arranjador é também uma espécie de compositor, principalmente ao compor os solos nos interlúdios do arranjo, por exemplo. Apesar de haver um mapa que todo músico usa para tocar ou criar músicas, a criatividade será usada para ajudar a sair da fronteira do “normal”, partindo para novas texturas musicais, combinações de timbres e arranjos capazes encantar a mente de quem está ouvindo na outra ponta.

Não é exatamente isso que o Calvin Harris fez em 2018 no arranjo de “One Kiss” com os vocais da Dua Lipa? Esse arranjo mistura elementos da house music dos anos 90, ritmos diversos como: dance-pop, eurodance, tropical house, deep house, diva house e funky house. Essa música foi escrita por Adam Wiles, Dua Lipa e Jessie Reyez, sendo produzida por Calvin Harris no God's Eyes Studios em Los Angeles - CA. 

Nesse ponto, podemos nos perguntar: quanto custa um arranjo do Calvin Harris? A resposta é: custa muito mais do que apenas dinheiro. Esse tipo de profissional é aquele que eu chamo de “incontratável”, porque o dinheiro não é o único fator que faz mover esse tipo de personalidade. 

Se você quer ser o criador do arranjo, foque em estudar teoria musical e dedique-se ao teclado como principal instrumento musical. Tornar-se um DJ Producer pode ser uma boa ideia, porque vai ajudar você a ter uma visão completa sobre os elementos que compõem uma música, seja qual for o estilo musical. O ideal é que você comece a se aventurar por caminhos novos e desconhecidos, logo você estará criando arranjos musicais suculentos e cativantes.

Por outro lado, existem bons músicos, com bastante talento, que podem cobrar por hora ou por trabalho. Com a facilidade da produção musical colaborativa online, você pode trabalhar com músicos profissionais de outros países e criar arranjos musicais com diferentes arranjadores. Você pode encontrar músicos especialistas que podem produzir tanto arranjos genéricos quanto em ritmos específicos. Sempre existe um produtor independente, com um Home Studio em algum lugar do mundo, pronto para transformar a sua inspiração musical em realidade.

O Estúdio de Gravação

banda musical estudio gravacao produtor

Se você ainda não tem o seu estúdio de gravação, então vai ter que alugar um desses, ou contratar um estúdio para que façam um arranjo para você. Acredito que você sempre pode encontrar bons estúdios perto de você, com bons profissionais arranjadores, capazes de entregar ótimos resultados. Os talentos musicais são abundantes, você vai se surpreender com o que irá encontrar. 

Apesar de ser fácil e normalmente rápido, o fato é que esse não é o caminho mais produtivo e menos custoso de se conseguir um arranjo musical. Nesse modelo de produção de arranjos comerciais, você vai encontrar orçamentos baixos com arranjos matemáticos, ou orçamentos exorbitantes, com arranjos inspirados, mas ainda muito distante do que seria possível fazer com uma capacidade e liberdade a 20% de um Calvin Harris. 

Outra possibilidade, seria levar esse arranjo musical, criado em um estúdio profissional, para o seu Home Studio para ser finalizado ou melhorado em casa. 

Do mesmo modo que você teria que pagar para ter um arranjo musical personalizado para a sua música, sendo você o dono do estúdio e possuindo a habilidade necessária, você estará explorando as novas possibilidades que a sua criatividade pode oferecer. Posso apostar que com um pouco de esforço pessoal, você poderá conseguir resultados muito acima da sua expectativa. 

O que muitos donos de Home Studio não percebem é que têm uma grande máquina de fazer músicas ou serviços de áudio em casa e não estão aproveitando esse potencial de valor.

A Complexidade do Arranjo Musical

musico gravando teclado laptop

Em se tratando de arranjos musicais, esses podem ser simples ou complexos. Quanto mais complexo for o arranjo, mais conhecimento teórico o músico deve ter. Além disso, a pessoa que mixa também precisa usar uma fórmula para conseguir misturar todos os instrumentos, sem perder a definição do áudio final.

Financeiramente, um arranjo complexo é bem dispendioso. Seria ótimo que o arranjador estudasse algumas técnicas para criação de estados mentais, porque isso pode definir se o arranjo musical fará sucesso ou não no mercado.

Lembre-se que “One Kiss” traz elementos que foram comprovadamente sucesso em arranjos anteriores. Conhecer esses elementos, a fim de “temperar” seus arranjos para o sucesso, é algo que pode fazer toda a diferença entre um arranjo frio e matemático e outro, carregado de magia e gostinho de “quero mais”. 

Quanto custa um arranjo musical? Olha, um arranjo musical no Brasil, normalmente varia entre R$ 250 e R$ 2500. Se o arranjador for muito famoso, você pode colocar mais zeros na conta. Esse valor é bem subjetivo e vai depender da gestão do negócio de arranjador, do seu posicionamento de mercado e principalmente, dos resultados que esse profissional alcançou ou pode vir a alcançar no futuro. 

Na prática, para alcançar o sucesso com o seu arranjo musical, você precisa contar com material humano de qualidade. As pessoas e seus talentos é o que realmente faz a diferença. Se você tem talento o bastante, pode usar isso a seu favor. Se ainda não possui as habilidades, pode desenvolvê-las com estudos, dedicação e tempo. 

No final, terá sido bem difícil, mas terá valido muito a pena. 

Depois volto com mais sobre esse assunto aqui no blog. 

Uma dica extra do Rodrigo: Saiba como eu montei o meu estúdio de gravação musical e consegui gravar as minhas mais de 40 músicas, sem gastar fortunas com equipamentos e softwares caros.

Confira o vídeo exclusivo que eu preparei pra você!

QUERO VER O VÍDEO!


Rodrigo Marques

Rodrigo Marques

O Home Studio Fans acredita que todos os talentos precisam ter a oportunidade de realizar seu sonho de gravar suas músicas, spots, tudo com alta qualidade. E acreditamos que o Home Studio seja a chave para libertar o poder de produzir música em casa, abrindo portas para empreendedores e artistas desenvolverem novas habilidades, espalhando o bem ao redor do mundo.