livro hsf
Já Pegou o Seu eBook?
Home Studio - Agora Eu Gravo - Os Primeiros Passos para Você Montar o Seu Estúdio de Gravações Musicais em Casa
Junte-se a mais de 48.000 leitores inteligentes e receba o eBook com dicas imperdíveis para ajudar você a gravar áudio de qualidade (é grátis)!
Você estará recebendo o eBook via e-mail.

gravando microfone

Existe um monte de estúdios por aí que estão sofrendo por anos, tudo por não entenderem algo fundamental em um estúdio de gravações de qualidade. Vamos dar uma olhada no que é isso e como você pode resolver esse problema, começando hoje!

 

Se você já conhece a minha história e a do HSF, sabe que uma das minhas primeiras dificuldades em 1997, não foi montar o estúdio de gravações, e sim, conseguir ter controle sobre o processo de produção.

Produzir música em seu estúdio de gravações é semelhante a produzir um carro em uma grande montadora. Existe uma linha de produção, os robôs são todos programados, cada colaborador sabe o que tem que ser feito e no final, o carro sai inteiro da linha de produção.

Seguindo o exemplo acima, percebemos que o processo deles evita que o carro saia com as rodas maiores, ou com uma janela que não faz parte daquele modelo específico.  O mesmo ocorre todos os dias com os pequenos estúdios de gravações ao redor do mundo. O som está saindo fora de padrão. Sim, tão fora de padrão que até as rádios FM estão recusando as gravações desses estúdios.

Como eu sei disso?

Tenho atendido várias pessoas que tentam melhorar seu som através da masterização do áudio. Claro, chega a uma ponto em que não há o que fazer com a gravação para que ela fique aceitável pelas grandes mídias de massa.

O único jeito de fazer isso certo é usando um processo de produção completo.

Se você não tem um processo de produção, não adianta ter equipamentos caros ou ouvidos de ouro. Não vai dar certo.

Para entrar criatividade em uma ponta e sair música na outra, você precisa conhecer cada aspecto de uma produção, bem como seguir um sistema para garantir o seu resultado final: produções de alta qualidade e nos padrões comerciais.

Se o seu estúdio não está com o som que você deseja, pode ser uma série de problemas, que talvez você ainda não sabe que tem em seu estúdio, um ou vários ao mesmo tempo, impedindo o seu áudio de funcionar como deveria.

Para a sua produção sair do outro lado do processo com perfeição, você vai ter que começar a dividir todo o seu processo em partes menores e fazer uma série de testes até conseguir resultados ótimos em cada etapa do processo. É algo que fizemos desde o final dos anos 90, produzindo resultados excelentes já em 2002.

Se você está estudando Home Studio conosco, fique atento a todos os passos da Fórmula HSF, e a como montamos nosso processo de produção com resultados ótimos.

Finalmente, o real motivo pelo qual você ainda não conseguiu o que deseja, é porque ainda não entendeu cada parte dos três processo mais importantes de um estúdio de gravações: gravação – mixagem – masterização.

Volto depois, com muito mais sobre Home Studio! Abraço.

 

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender como montar o seu estúdio de gravação musical, de alta qualidade, sem investir em equipamentos caros, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO