home studio moderno fundo rosa

Quando vamos gravar, não importa qual o tipo de produção; a coisa mais importante é começar do jeito certo. Se você “errar a mão”, no início de um processo de produção, é bem possível que você possa ter problemas no final da sessão. Vamos dar uma olhada em pelo menos três erros graves que quase todo entusiasta do Home Studio comete ao iniciar uma produção. Continue lendo...

#01 - Gravar Lendo uma Cópia da Letra

mulher gravando musica lendo smartphoneEm 2002, eu tive uma experiência incrível: acompanhei a produção de vários álbuns em estúdio. Daquele período, pude tirar grandes conclusões sobre o comportamento das pessoas no ambiente do estúdio.

Um fato curioso é que, até mesmo o melhor cantor do mundo pode ficar psicologicamente abalado assim que entra na sala de gravação e o botão Record é acionado. É o que muitos chamam de “a síndrome do botão REC”. 

Um dos meus hobbies é estudar sobre psicologia e comportamento humano. Algo muito interessante sobre tudo isso é que as pessoas se comportam de forma semelhante. Isso significa que a maioria das pessoas se comporta de uma forma previsível, desde que os estímulos externos permaneçam os mesmos. 

Eu já vi pessoas super experientes, cantores acostumados a cantar para públicos enormes, que quando chegam em um estúdio de gravação e colocam o microfone a condensador na frente delas, entram em colapso psicológico. A baixa autoestima dessas pessoas faz com que elas comecem a entrar em um “modo de segurança”, onde impera o "medo de falhar". 

Sendo assim, muitos artistas ficam com medo de errar e cometem o primeiro dos erros fatais em um estúdio: eles imprimem a letra da música em uma folha de papel e a posiciona logo atrás do microfone. Então começam a cantar lendo, o que acaba com qualquer chance de produzir uma música com uma dinâmica vocal decente.

Quando lemos, estamos sendo lógicos, e cantar exige ser emocional. Se o artista é apenas um robô que canta lendo, então como pode chegar ao emocional das pessoas? Como seria Roberto Carlos cantando frio – sem emoção? 

A “competência inconsciente” é muito mais poderosa, porque a pessoa não precisa pensar para fazer. Por exemplo: imagine que você não sabe dirigir. Então, você entra em um carro e começa a ler um manual detalhado sobre como dirigir. Qual será o resultado? Será que o carro vai sair do lugar? Eu acho que você pode até sair do lugar, após alguns engasgos do veículo. Mas daí a pegar o trânsito, sem bater em ninguém? Acho impossível! 

Por outro lado, quando você tem a competência inconsciente de dirigir, você simplesmente toma centenas de decisões automaticamente, sem ter que pensar sobre cada uma delas. 

O mesmo acontece quando um cantor canta a partir da sua competência inconsciente: por ter a letra e todas as nuances dinâmicas, que uma interpretação exige, internalizadas em sua mente, a performance artística simplesmente flui. Se você pega uma letra de música e começa a ler, então vai ter dispensado a sua competência inconsciente e passado para o modo "lógico consciente", bem mais limitado e suscetível a erros e distrações.  

#02 - Não Usar Aterramento no Equipamento

aterramento eletrico fios coloridosDesde que a energia elétrica surgiu e se espalhou pelo mundo, quase liquidando a indústria do petróleo, é sabido que um bom aterramento evita ruídos.

Estamos num Universo cheio de fontes radioativas, e qualquer circuito elétrico ou eletrônico pode sofrer algum tipo de interferência dessas radiações eletromagnéticas.

Não precisa ser um “Tesla da vida” para fazer um bom aterramento para o seu estúdio de gravação. Se você não tiver qualquer experiência com elétrica, chame um bom eletricista e ele fará esse aterramento para você numa manhã.

As ondas eletromagnéticas possuem energia e frequência. Essas ondas interagem com todos os materiais ao redor, alguns mais e outros menos, perdendo energia no processo. Alguns materiais, dependendo da forma como estão dispostos na natureza, podem entrar em um estado de semi-ressonância com certas ondas eletromagnéticas e isso pode gerar uma recepção de energia modulada. 

O que tem a ver isso com as nossas gravações? Tem tudo a ver! 

Nossos equipamentos de gravação, mesmo os considerados digitais, possuem boa parte de seus sistemas no modo analógico. Isso significa que é possível que, em alguns pontos do sistema, como em cabos e conexões, possa haver uma injeção de energia eletromagnética, gerando um sinal fantasma que se soma ao sinal do nosso áudio. 

No final das contas, você tem uma gravação com um ruído de fundo, que pode ser, desde: um simples zumbido, até uma transmissão de uma emissora de rádio próxima. 

Enfim, o fato é que um simples aterramento pode salvar as suas gravações. Simplesmente não é possível conceber um Home Studio sem um bom aterramento elétrico.  

#03 - Não Seguir uma Fórmula

mulher fazendo calculos matematicosNós, seres humanos, somos programados para seguir caminhos. Amamos a ideia de nos mover de um ponto a outro.

Quando estamos produzindo áudio no Home Studio, descobrimos que existem milhões de caminhos a seguir para chegarmos ao nosso objetivo. Ou seja, uma pequena decisão na hora da mixagem, pode ter um profundo efeito, positivo ou negativo, para o produto final. 

Na vida prática, quando estamos viajando, temos em mente as memórias do caminho ou confiamos nas placas, mapas ou GPS. Sempre que queremos sair do ponto "A" para o ponto "B", devemos nos orientar com cuidado para não errarmos e acabarmos chegando ao ponto "C"!

No Home Studio, se você não possui um mapa que te ajude a passar pelo vale da gravação, seguindo pelas colinas da mixagem, chegando à floresta da masterização; é bem provável que você chegue a algum lugar, mas bem diferente de onde você imaginou chegar.

Se você pretende começar uma gravação e ter certeza de que vai conseguir a qualidade que você quer, então a melhor formar de fazer isso é seguindo uma fórmula. Um boa fórmula é como um bom mapa, passo a passo, de como se comportar para conseguir um resultado específico. Em uma fórmula de produção, existem passos para gravar, mixar, masterizar. Cada passo completa o outro e isso garante 95% de sucesso no final do caminho.

Baseado nas minhas experiências de estúdio, criei a Fórmula HSF; um conjunto de instruções e conceitos que vão ajudar você a ter um áudio de alta qualidade, com profundidade dinâmica e com comportamento nos padrões comerciais.

Isso significa que você pode usar um processo de produção mapeado, sempre que você quiser iniciar e concluir uma produção com sucesso. 

Durante as aulas do Curso de Home Studio Online você pode conferir todos os passos para aplicar a Fórmula HSF à uma produção em seu Home Studio. Essa é a chave que permite criar produtos de áudio de qualidade, errando muito pouco ou praticamente nada, como faria um profissional de estúdio experiente. 

Espero que isso ajude você a ter muito sucesso em seu novo Home Studio!

Uma dica extra do Rodrigo: Saiba como eu montei o meu estúdio de gravação musical e consegui gravar as minhas mais de 40 músicas, sem gastar fortunas com equipamentos e softwares caros.

Confira o vídeo exclusivo que eu preparei pra você!

QUERO VER O VÍDEO!


Rodrigo Marques

Rodrigo Marques

O Home Studio Fans acredita que todos os talentos precisam ter a oportunidade de realizar seu sonho de gravar suas músicas, spots, tudo com alta qualidade. E acreditamos que o Home Studio seja a chave para libertar o poder de produzir música em casa, abrindo portas para empreendedores e artistas desenvolverem novas habilidades, espalhando o bem ao redor do mundo.