É Possível Fazer uma Mixagem Sem Ouvir NadaAo final deste post, você ouvirá o seu estúdio de gravação com outros ouvidos. Vamos descobrir aqui, como é possível mixar uma música, sem ouvir nada, e ter um resultado mais do que aceitável no final. Saiba que você não estará no escuro, e tão pouco contará com a sorte. Pelo contrário, você conseguirá tudo isso graças ao poder da matemática por trás dos algoritmos de mixagem. Continue lendo...

O Mito dos Equipamentos Caros Cai por Terra

equipamento de gravacao home studio teclado musical headphoneMuitos produtores se preocupam em adquirir o melhor equipamento para o estúdio, tudo para ter o melhor som. Esse pensamento é quase que instintivo: você imagina automaticamente que os equipamentos caros são os que produzem o melhor resultado. 

Não raro, a indústria de equipamentos para estúdio prega o mito da qualidade/preço alto

Pessoalmente, acredito que esse mito tenha rendido fortunas para os fabricantes de equipamentos de áudio, mas o futuro produtor de home studio não tem que gastar mais do que o necessário para produzir. A ideia que defendemos aqui é a de fazer áudio de qualidade, gastando pouco. Assim, mais talentos podem entrar para o mundo do home studio, gerando novas oportunidades de carreira e sucesso para todos ao redor. 

Meu primeiro home studio usava muito hardware popular, daqueles que você encontra em lojas de instrumentos musicais. Eu usava um amplificador de áudio de 600 Watts, daqueles que você encontra nos setups de DJs e cantores da noite

Os monitores de áudio eram caixas de som de 12”, com resposta de frequências bem abaixo do ideal. Lembro que esses alto-falantes eram enormes, aliás, são enormes, porque ainda os tenho até hoje, em um depósito, junto com a minha coleção de computadores antigos. Eu tenho todos os equipamentos que eu usava naquela época. Não sou de vender meus equipamentos, nunca vendi nenhum. Pra mim, meu primeiro computador é como um troféu, que me ajudou a me tornar na pessoa que eu sou hoje. Outro dia, eu faço um vídeo mostrando tudo. 

Também usava uma placa de som, SoundBlaster PCI 128, com conectores XLR soldados direto na placa. Por que eu fiz assim? Porque funcionava! Eu fiz muito com pouco e graça a essa “estratégia” foi possível tirar meu home studio do papel, no final dos anos 90.  

Portanto, não vamos seguir esse mito dos equipamentos caros, vamos pensar no que realmente faz a diferença: a "abordagem".

A Abordagem é Tudo no Home Studio

alvo com dardo no bullseyeOs Norte Americanos têm uma palavra para abordagem que é "approach", significa uma forma de encarar e executar uma tarefa. Talvez de um jeito não dê certo, mas de outro pode até mesmo ficar fácil. Vejamos o exemplo: não dá para ir ao Japão a pé, mas de avião é uma questão de sentar-se e relaxar. 

Com a abordagem certa você pode, sim, fazer uma mixagem sem ouvir uma só nota do que foi gravado. Logo explico como é possível… Mas posso adiantar que é um sistema semelhante ao que os carros da Tesla usam em seus pilotos automáticos. 

Sim, você pode colocar a sua mixagem no piloto automático. 

Com a Abordagem Certa Você Pode até Compor Música

Beethoven componto musicalSe você acha que ouvir é uma necessidade dentro do estúdio de gravação, vamos tomar como exemplo o caso do grande mestre compositor Ludwig van Beethoven, que aos 46 anos já estava quase completamente surdo. Muitos dizem que ele ouvia o piano usando uma haste de madeira a qual ele mordia, assim as vibrações eram transferidas para o seu ouvido interno através dos ossos da mandíbula. Outros dizem que ele encostava o peito no piano e ouvia as notas com o coração. Ainda há aqueles que afirmam que Beethoven, por não ter nascido surdo, possuía conhecimento suficiente e memória auditiva para compor suas obras com a mente e, depois, escrevê-las em partituras. 

Mesmo surdo, Beethoven compôs grandes obras. A "Nona Sinfonia" que foi composta anos antes de sua morte, foi declarada patrimônio mundial pela Unesco. 

Descubra os Parâmetros e Fórmulas

estudante de matematica escrevendoSe você não quiser usar uma varinha ou o coração para mixar, pode usar com toda segurança alguns parâmetros de mixagem para ter certeza de que tudo está no lugar certo. 

Eu criei a “técnica de mixagem parametrada” em 2002, porque meus computadores não tinha potência para mixar, com todos os efeitos plugados ao console, em tempo real. Então, eu tinha que ouvir esses canais separadamente, até o limite do processador, para só então, juntar tudo e pedir para criar o arquivo wave final durante um processo chamado “renderização”. 

Esse era um “gargalo” de potência da época, que não existe mais, mas que me levou a mapear o comportamento da mixagem e anotar os parâmetros que eu usava em cada mixagem. Assim, eu praticamente não errava quando o produto final ficava pronto. Também aumentava a minha previsibilidade de como o áudio iria se comportar após a masterização. 

A técnica de mixagem por parâmetros está explicada na Curso de Home Studio Online aqui no site. Consiste basicamente de zerar todos os slide faders e equalizadores, encaixar as frequências e travar os volumes e pré-masterizadores em determinados níveis de dBs. Isso cria um resultado plano para qualquer tipo de mixagem de áudio. É como colocar 80% do processo no piloto automático, restando apenas 20% para o ego se deleitar. 

Mixar e Mixar, Sem Ouvir!

homem tapando os ouvidosOuvir a mixagem é ótimo, mas esse não pode ser o único referencial em uma mixagem. 

Seus monitores podem estar mentindo, você pode ter levado seus sentidos ao limite e perdido a noção de referência. Quando você confia apenas no que pode ouvir, as chances de errar são enormes, e fica extremamente difícil manter um padrão. E sabemos que a falta de padronização é o que arrasa com o som dos estúdio de gravação menores. 

Claro, se você tem tempo de sobra e uma sala de mixagem extremamente bem construída, com tudo em seu devido lugar, então você pode brincar de produtor de áudio de primeiro mundo. Agora, quando você está trabalhando dentro de um quarto da sua casa, com equipamentos baratos ou recursos básicos, a melhor saída é apelar para a Fórmula HSF e vencer esses desafios contra todas as adversidades. 

Como eu disse: a mixagem por parâmetros é 80% do serviço na mão. Os outro 20%, você pode deixar para brincar com seu mixer, com toda segurança de que a sua mixagem vai dar certo no final. 

Boas mixagens!

Uma dica extra do Rodrigo: Saiba como eu montei o meu estúdio de gravação musical e consegui gravar as minhas mais de 40 músicas, sem gastar fortunas com equipamentos e softwares caros.

Confira o vídeo exclusivo que eu preparei pra você!

QUERO VER O VÍDEO!


Rodrigo Marques

Rodrigo Marques

O Home Studio Fans acredita que todos os talentos precisam ter a oportunidade de realizar seu sonho de gravar suas músicas, spots, tudo com alta qualidade. E acreditamos que o Home Studio seja a chave para libertar o poder de produzir música em casa, abrindo portas para empreendedores e artistas desenvolverem novas habilidades, espalhando o bem ao redor do mundo.