cantando na_noite

Cantar na noite é o primeiro passo para novos artistas que pensam em ganhar o mundo com sua música. Muitos desses artistas vivem dessa atividade visando um sucesso maior no futuro. A grande questão: se um músico ou cantor noturno não tem público todos os dias e por isso não pode ganhar dinheiro todos os dias, então, como manter uma carreira musical viável financeiramente, sem ter que exercer outra profissão fora da indústria da música?

A resposta pode ser produzir áudio em um home studio. Quando você não estiver cantando, você estará produzindo música para você ou para outros músicos do seu ecossistema artístico.

Vejamos agora, como um home studio pode viabilizar plenamente uma carreira de cantor iniciante. Continua...

Cantando à Noite e Gravando Durante o Dia

Após as apresentações, no final de semana, o artista (sem fãs) precisa de outra forma de rentabilizar seu tempo para conseguir pagar suas contas, sem ter que trabalhar com outro tipo de atividade que não faz o coração sorrir. 

garotos cantando a noiteÉ realmente muito triste trabalhar com algo que não traz bons sentimentos ou que não explora nosso pleno potencial.

Acredito que se você tem os “sinais” de que pode seguir uma carreira artística, então, que não deve desperdiçar esse dom.

Um profissional, apoiado em suas fortalezas, tem tudo para vencer qualquer desafio e alcançar o topo. 

Se você deseja chegar a algum lugar, primeiro você precisa saber onde você está, então, traçar um caminho até o ponto em que você quer chegar.

Essa é a arte de sair do ponto A e chegar até o ponto B. Recomendo que você leia o livro Psycho Cybernetics - Maxwell Maltz. Nesse livro, o Dr. Maltz ensina como funciona o mecanismo cibernético da mente humana e como você pode usar isso para alcançar os seus objetivos.

Você vai descobrir que a palavra “cibernética” não se baseia em um conceito recente. Não vou dar spoiler do livro, então você precisa ler. 

Em todo caso, você é um cantor que faz dinheiro cantando em apresentações noturnas, festas, eventos, e tem bastante tempo livre durante a semana? Então você precisa de um home studio urgentemente.

Com um home studio (estúdio de gravação musical em casa), você pode produzir uma série de produtos de áudio, tais como: spots publicitários, locuções, audiolivros, podcasts, áudio para o seu canal do YouTube ou mesmo um álbum musical inédito para servir aos seus primeiros fãs. 

Com um home studio, também é possível: gravar, mixar, masterizar áudio para outros estúdios em sua região, porque você pode se tornar um profissional capaz de acrescentar valor às gravações dos seus parceiros de produção. Atualmente, existem comunidades online onde você pode se unir a talentos musicais de todas as partes do mundo, criando todo tipo de produtos de áudio que você imaginar.

mulher tocando guitarra amareloA indústria da música nunca esteve tão aberta como está agora. Imagine que é possível criar um álbum musical no seu home studio e lançá-lo mundialmente através do Spotify. Reunir seus fãs em uma arena lotada passa, de um sonho quase impossível, para uma realidade provável em seu futuro. 

Enquanto a sua carreira caminha a passos largos para “engrenar”, cantar durante a noite pode exigir algumas horas de sono a mais. Porém, logo depois de um sono reparador, o seu home studio vai estar esperando para mais uma sessão de criatividade. É comum alguns músicos montarem seus home studios dentro de seus quartos

O quarto é um local muito interessante, porque é um espaço pessoal reservado que permite a você trabalhar até mais tarde, criando arranjos musicais, mixando e masterizando. Muitas vezes você não fará qualquer barulho, porque estará monitorando o áudio pelo headset. Não incomodar ninguém é a vantagem de ter uma montagem dessas dentro do quarto.

Você Precisa de um Produto para Vender aos Seus Fãs

Você é um artista de talento, canta muito bem, consegue emocionar as pessoas através da sua interpretação. Então, você está tecnicamente preparado para se tornar um “produto comercializável”. Estar “apto tecnicamente” é o mínimo que você pode oferecer para esse mercado musical concorrido. 

fas suportando artistaVocê pode imaginar quantos milhares de músicos de qualidade estão esperando por uma oportunidade na indústria da música? Sim, são muitos, cada um melhor do que o outro. Então, como conquistar uma oportunidade nesse ambiente tão selvagem e inóspito? 

Simples! A melhor maneira de prever o futuro é inventando um, você mesmo. 

As leoas não ficam esperando que algum “olheiro” veja o quanto elas são boas caçadoras. Não esperam, nem mesmo, pela vontade dos leões que são preguiçosos. Elas simplesmente vão até um local onde estão as possíveis presas e “correm atrás” (literalmente) da oportunidade. 

Você precisa criar o seu sistema de produção e distribuição musical, conquistando assim, os seus primeiros fãs, com suas próprias forças. 

Desse modo, você pode usar seu home studio como um centro de produção, uma fábrica de mídia capaz de produzir seus próprios produtos de áudio. Você pode monetizar a sua música comercializando produtos personalizados e/ou suas próprias músicas em mp3 para a sua audiência. Essa é mais uma forma de criar vínculos inquebráveis com seus fãs e fazer seu o nome brilhar ainda mais.

Saiba mais em: Dicas de Marketing Musical para Ajudar Você a Criar Super Fãs

Você Pode Divulgar Suas Produções Artísticas no YouTube

Sabemos que o YouTube é uma das maiores redes sociais do mundo. Então, nada mais produtivo do que gravar uma boa música em seu estúdio em casa e colocar isso em seu canal no YouTube. Nesse momento, você pode encontrar milhares de músicos pouco conhecidos fazendo um enorme sucesso, graças aos seus pequenos grupos seletos de fãs. 

dois rappers cantandoEm Miami - FL, você pode encontrar uma quantidade enorme de novos rappers, andando em suas Lamborghinis e vivendo o sonho do poder financeiro a partir da música. 

Os “manos” têm canais enormes no YouTube onde eles publicam suas novas criações musicais. Tem músicas novas que pegam milhões de visualizações e pasmem: esses caras ficam extremamente famosos e amados, porém apenas dentro de seus círculos de fãs. 

A nova mídia cria um tipo de celebridade específica, porque diferente da velha mídia tradicional que empurra os artistas para todos (até quem não gosta), nesse novo modelo, quem não curte rap, electro pop ou qualquer outro estilo musical, nunca ficará sabendo dessas celebridades. 

No início do seu home studio, tudo pode parecer difícil, sombrio e complicado. Com o tempo, você vai dominando novas habilidades, produzindo áudio de qualidade com conteúdos incríveis. Assim, logo seus fãs poderão encontrar você de onde estiverem, além de poderem curtir seus vídeos e seguir todas as suas publicações. 

Parece meio ficção, mas lembre-se que você vive no mesmo jogo em que vivem os top artistas que você admira e curte. Então, não há qualquer motivo que possa te impedir de conquistar resultados tão impressionantes ou melhores do que os deles.

Você já tem o seu home studio?

Boas gravações!

Uma dica extra do Rodrigo: Saiba como eu montei o meu estúdio de gravação musical e consegui gravar as minhas mais de 40 músicas, sem gastar fortunas com equipamentos e softwares caros.

Confira o vídeo exclusivo que eu preparei pra você!

QUERO VER O VÍDEO!


Rodrigo Marques

Rodrigo Marques

O Home Studio Fans acredita que todos os talentos precisam ter a oportunidade de realizar seu sonho de gravar suas músicas, spots, tudo com alta qualidade. E acreditamos que o Home Studio seja a chave para libertar o poder de produzir música em casa, abrindo portas para empreendedores e artistas desenvolverem novas habilidades, espalhando o bem ao redor do mundo.