Como Montar Um Estúdio de Gravação no Quarto?

home studio no quarto dj monitores

Será que é possível montar um estúdio de gravação no quarto em meio à camas e guarda-roupas? Descubra como é possível montar o seu estúdio de gravação, mesmo sem ter uma sala dedicada ou acústica especial. Vamos lá?

Quando estamos pensando em desenvolver um projeto importante como é o do Home Studio, devemos pensar em um lugar na casa para acomodar todos os equipamentos do seu novo estúdio de gravação. Claro, vamos querer estar junto dos nossos equipamentos e projetos musicais, até para aproveitar o tempo livre durante a noite e nos finais de semana.

Muitos pensam que é necessário alugar uma sala grande, com ar condicionado, uma estrutura dispendiosa e impactante a fim de montar um estúdio de gravação. Não quero julgar ninguém, mas posso garantir que você pode criar nome como produtor musical, mesmo sem ter uma sala de gravação como a do estúdio Mosh (um dos maiores estúdios de gravação da América Latina).

Se você sabe o que está fazendo, provavelmente irá despertar a admiração dos seus clientes e isso não tem preço. Você duvida?

Como Era o Meu Home Studio de Masterização no Quarto

headphone amplificador monitores softwares musicaisQuando eu iniciei o meu Home Studio, em 1997, ele funcionava dentro de um quarto de dormir (com camas e tudo mais). Tinha uma cortina que separava a parte técnica da parte onde estavam as camas. O espaço media 3 metros x 4 metros, incluindo a beliche. Eu recebia muita gente nesse Home Studio, sem qualquer receio.

Como eu disse, o quarto era dividido por uma cortina e isso ajudava a criar um ambiente acusticamente neutro. Não era o melhor ambiente acústico para uma mixagem, mas eu usava outra técnica de monitoração que não exigia da sala em nada. Logo eu crie a mixagem parametrada, então dava pra fazer uma infinidade de coisas legais com o meu Home Studio no quarto.

O importante é o seu trabalho e a forma como você trata aos seus clientes. Posso garantir que fiz amizade com todos os meus clientes de estúdio, nada forçado, apenas o meu jeito de ver as coisas.

O foco desse estúdio era masterização, então o meu trabalho era consertar o áudio gravado em outros Home Studios da minha cidade. A minha reputação de removerdor de ruídos foi ganhando admiradores e até mesmo haters, então eu fui amado pelos artistas e criticado por alguns concorrentes, que com mais equipamentos e estrutura do que eu, não ofereciam algo mágico para seus clientes. O ciúme é mesmo uma ferida grande no ego. Só pode ser.

Como Começar um Home Studio Comercial no Quarto

musico tocando guitarra acustica fundo pretoFato: toda cidade possui uma centena de músicos, cantores, humoristas, locutores, etc. Todo esse pessoal precisa, e muito, de alguém para gravar, mixar e masterizar suas criações. Acima de tudo, eles precisam de alguém que faça esse trabalho com o mínimo de qualidade, porque o público julga o novato e atribui a ele uma nota baixa até que se prove o contrário. Sendo assim, a parte técnica de uma produção artística precisa estar impecável, porque um erro, sequer, pode ser um preço alto demais para um iniciante. Você pode ser essa pessoa, aí na sua cidade, capaz de oferecer esses serviços de áudio.

Sempre comento que todo começo é difícil, as coisas não parecem fazer muito sentido quando se está começando algo. O mais legal é que não é apenas você que está começando, os seus futuros clientes também estão no início de suas carreiras. Desse modo, eles sempre veem os seus equipamentos e habilidades como uma grande oportunidade de tornar o sonho ardente que eles têm, que é ter sucesso, em realidade.

Como Funciona o Marketing de um Home Studio Pequeno

O jeito que seus clientes chegam até você é a chave para o sucesso de um Home Studio comercial no quarto. Imagine que você deseja divulgar o seu estúdio de gravação a fim de fazer algum lucro e ajudar algumas pessoas com suas produções. A primeira coisa que vem a mente é anunciar em algum meio de mídia, como: rádio, jornal ou mesmo a TV local. Mas daí você lembra que o seu Home Studio é no quarto, e você pode temer o preconceito das pessoas estranhas que podem vir a te julgar. Apesar de sabermos que ninguém morreu por ter um Home Studio no quarto, o medo da crítica é algo real. Então, qual é a solução para isso?

A resposta é simples, mas não muito intuitiva. Quem você deixa visitar o seu quarto? Parentes, sim. Namorada(o), sim. Amigos, sim. Estranhos, não.

Opa! Podemos perceber que temos alguns grupos de pessoas privilegiadas que poderiam aproveitar todo o potencial do seu Home Studio. Também vimos que estranhos não são bem-vindos ao seu quarto. Hum… Isso significa que você pode gravar um “parente”, um(a) “namorada(o)” ou um amigo. Aqui está a solução. Você precisa fazer um monte de amigos músicos, assim sempre terá alguém para produzir em seu Home Studio. Você pode perceber que esse negócio é diferente dos outros? Você só vai trabalhar para seus novos amigos. Sabe como eu conseguia amigos/clientes? A propaganda boca a boca. Um contava pro outro, e assim, sempre tinha algum produto de áudio pra fazer.

amigos tocando violao guitarraÉ certo que pra começar algo tão simples e poderoso, como um Home Studio no quarto, é preciso ter uma boa autoestima. Se você duvidar do seu negócio ou da sua capacidade, o cliente nunca vai confiar em você, daí tudo estará perdido. Por outro lado, no início, seus clientes vão entender que você está projetando uma estrutura melhor, e que mesmo sem salas de gravação acusticamente trabalhadas, você é capaz de produzir com qualidade impressionante.

Até hoje, quando saio na rua, encontro amigos que foram meus clientes de alguma forma. Posso garantir que é bem legal olhar pra alguém e pensar: hum, ajudei ele ou ela a produzir um áudio interessante.

Depois disso, já em 2009, passei a ensinar Home Studio para milhares de pessoas ao redor do mundo. Agora, eu posso ver essas pessoas visitando o nosso site, interagindo com meus vídeos. Não faço ideia de quantas pessoas passaram a gravar por causa do nosso projeto, mas fico muito feliz por isso tudo ter nascido lá em 1997, em um Home Studio dentro de um quarto de dormir.

Se você não tem uma estrutura dedicada ao seu Home Studio, não deixe os problemas o impedirem de realizar os seus sonhos. Nada está favorável no universo, sempre tem alguma coisa faltando, então se você ficar esperando as coisas acontecerem e os planetas se alinharem, provavelmente nunca encontrará um ambiente propício para começar.

A grande regra é: Preparar, Fogo, Apontar!

Um forte abraço!

Uma dica extra do Rodrigo: Saiba como eu montei o meu estúdio de gravação musical e consegui gravar as minhas mais de 40 músicas sem gastar fortunas com equipamentos e softwares caros.

Confira o vídeo exclusivo que eu preparei pra você!

QUERO VER O VÍDEO!

Tags: ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.