Como Encontrar Clientes para Seu Estúdio de Gravações

Muitos desejam tornar o Home Studio em um local de trabalho a tempo integral, mas nem todos têm ideia de como encontrar clientes para seu estúdio de gravação. Esse problema de marketing é comum em qualquer área de negócios, mas felizmente você vai conseguir seus clientes, mesmo que seu estúdio não seja tão impressionante. Vamos descobrir como? Continue lendo…

Uma das melhores consequências de se ficar velho é adquirir uma espécie de “capital experiencial”. A experiência que você pode adquirir em temas específicos é um patrimônio sem preço. Aliás que, você vai ter que pagar muito caro para adquirir a sua experiência, seja em tempo, frustrações ou em dinheiro.

Quando somos adolescentes, temos uma série de limitações sérias, estamos apenas começando a aprender como o mundo funciona e isso pode ser assustador para a maioria de nós. Se você é adolescente e está aqui buscando conhecimento para te ajudar ao longo da vida, parabéns! Seja bem-vindo! Se você é mais velho, nunca é tarde para aprender.

O fato é que as coisas são mais difíceis no início, mas depois que você adquire experiência suficiente, tudo se torna fácil. Dá até para inventar novas formas de fazer as mesmas coisas de sempre.

Um das coisas que parecem impossíveis no início, mas que depois se tornam fáceis, é fazer o seu Home Studio dar dinheiro. Você simplesmente quer colocar a sua habilidade, como produtor de áudio, a serviço das pessoas. Você quer ajudar pessoas a realizar sonhos, gravar seus audiobooks, podcasts, propagandas, álbuns musicais, etc.

A fim de conseguir levar o seu Home Studio para um nível de sucesso incrível, atraindo clientes como abelhas para o mel, todos os dias, você pode aplicar esses 3 passos seguintes ao seu novo negócio...

#01 - Crie Credibilidade

duas pessoas praticando skydivingUma das primeiras ações que você precisa tomar ao buscar clientes para seu estúdio é conquistar credibilidade. Eventualmente seus clientes não sabem que o seu estúdio existe, então, você precisa anunciar isso para a sua comunidade.

Você pode escolher diversos métodos de publicidade: jornais, folhetos, panfletos em locais onde músicos frequentam; tudo isso funciona bem. O grande barato do Home Studio é que você não precisa fazer muita propaganda para ter clientes visitando seu estúdio todos os dias.

Após você ter configurado todo o seu equipamento, concluído seu Curso de Home Studio Online, é natural que espere alguns meses antes de abrir suas portas para o mundo. Pratique muito antes de começar a produzir para fora, você precisa se sentir seguro antes de começar esse negócio.

Reserve suas melhores produções, em uma pasta em seu computador, para servir de demonstração do seu trabalho para seus futuros clientes. O pessoal vem visitar seu estúdio, você mostra o que sabe produzir. Simples assim. A melhor forma de vender seus serviços de estúdio é mostrando seu excelente trabalho.

Após “acender” seu negócio de estúdio de gravação, a chama se espalha, a propaganda boca-boca funciona muito bem (quando seu trabalho é memorável) e logo pessoas de outras cidades estarão procurando você para gravar, masterizar, produzir arranjos musicais.

Lembre-se: seu nome é o seu maior patrimônio, nesse ou em qualquer outro negócio.

#02 - Crie uma Fanpage no Facebook e um Canal no YouTube

mulher vestindo laranja fundo verde smartphoneA maioria dos profissionais, seja qual for o tipo de atividade, está sofrendo com um problema invisível chamado: falta de visibilidade pública. O mercado é o local onde estão os seus clientes, eles estão espalhados pelo país, em todas as classes sociais.

A arte de se comunicar com o mercado é conhecida como “marketing”. Se você quer ter sucesso com o seu negócio de Home Studio ou qualquer outro negócio, vai precisar aprender a se comunicar com o seu mercado, através de uma ou mais técnicas de marketing.

Onde aprender marketing?

Precisa fazer faculdade para aprender como usar o marketing?

Você pode aprender qualquer coisa no mundo, através dos livros. Não há sequer um problema, humanamente resolúvel, que alguém ainda não tenha escrito um livro inteiro tentando resolver. Você pode aprender marketing com os livros. Comece lendo o livro: “Comece Pelo Porquê - Simon Sinek” e logo você vai estar um passo à frente dos que não leem livros.

Precisa de faculdade? Precisa de faculdade, sim, caso você esteja interessado(a) em engordar o seu curriculum vitae. Se você não está tentando concorrer a uma vaga de emprego nessa área, não é necessário passar 2 anos em uma faculdade de marketing. Não por que o marketing seja algo fácil, muito pelo contrário… Mas sim, porque você vai estudar marketing a vida toda. Saber fazer marketing é uma habilidade muito valiosa e que precisa ser desenvolvida ao longo da sua carreira.

“Encontre um marketeiro que estudou tanto quanto um médico e você terá encontrado um milionário.”

Portanto, uma faculdade de marketing é só o começo de uma carreira profissional. Se você quer usar o poder da comunicação para alavancar o seu negócio, então, os livros podem ser o seu começo mais fácil. A boa notícia é que há autores norte-americanos, bem sucedidos, que lançam livros, todos os anos, sobre marketing e business. Você pode aprender muito com gente muito inteligente e experiente.

Uma boa forma de iniciar a sua comunicação com o mercado é reunir pessoas que curtem o seu trabalho de estúdio em uma Fanpage no Facebook e um canal no YouTube. A ideia é reunir seus novos amigos/clientes e ter todos eles por perto, assim você pode ser encontrado facilmente. Você pode compartilhar amostras do seu trabalho diariamente e começar a estabelecer uma saudável discussão sobre música e produção musical.

Existe uma enorme quantidade de Redes Sociais onde você pode encontrar o seu público. Vejo muitos marketeiros se comunicando com o público através do WhatsApp em grupos muito interessantes, sobre todos os temas que você possa imaginar. É muito interessante manter seus clientes em um grupo vip, compartilhando informações úteis sobre como o seu Home Studio pode ajudar a resolver os problemas dessas pessoas.

#03 - Crie Camisetas Personalizadas

camiseta abbey road studiosSe você tem clientes que gostam muito de você e quer dar um presente legal a eles, dê camisetas personalizadas com a logomarca do seu estúdio.

Sente-se com o seu designer de camisetas e faça algo que você usaria no dia-a-dia. Se a camiseta for interessante para o seu público, algo que “ressone” com as coisas que eles acreditam, você terá um cliente usando a sua marca e falando bem de você enquanto caminha pela rua.

Como qualquer estratégia de marketing, existe o público certo para as camisetas personalizadas. As camisetas podem ser eficientes para atrair novos clientes, principalmente nesse mercado musical, onde os músicos estão sempre se reunindo com outros músicos.

Por outro lado, não funcionaria tão bem com um público demograficamente mais velho, pessoas que não circulam usando camisetas em meio aos seus clientes potenciais.

Existe uma pletora de formas de fazer marketing. Recomendo que você comece a estudar ainda hoje. O marketing é uma ferramenta muito poderosa, usada para inspirar pessoas a tomar ações todos os dias.

Aplique os seguintes passos para ter sucesso sempre:

  • Experimente uma técnica de marketing; 
  • Tente medir os efeitos positivos para a sua marca; 
  • Faça mais daquilo que está dando resultados;

Talvez você goste mais de fazer vídeos, então, vá para o YouTube. Se você gosta de tocar grupos do WhatsApp, essa é uma ótima forma de manter um monte de clientes/amigos sempre por perto.

Para aqueles que se aventuram pelo Facebook e Instagram, existem grandes oportunidades; uma delas é a possibilidade de fazer publicidade paga de forma local, apenas do raio da sua região de atuação.

Da mesma forma, existem bons livros e cursos online que ensinam como usar essas ferramentas de marketing online para se fazer visível para seus novos clientes/amigos. 

Desejo sucesso!

Uma dica extra do Rodrigo: Saiba como eu montei o meu estúdio de gravação musical e consegui gravar as minhas mais de 40 músicas, sem gastar fortunas com equipamentos e softwares caros.

Confira o vídeo exclusivo que eu preparei pra você!

QUERO VER O VÍDEO!


Rodrigo Marques

Rodrigo Marques

O Home Studio Fans acredita que todos os talentos precisam ter a oportunidade de realizar seu sonho de gravar suas músicas, spots, tudo com alta qualidade. E acreditamos que o Home Studio seja a chave para libertar o poder de produzir música em casa, abrindo portas para empreendedores e artistas desenvolverem novas habilidades, espalhando o bem ao redor do mundo.