E Se Você Montar um Home Studio para Gravar Audiolivros?

E se Você Montar um Home Studio para Gravar Audio Books

Se considerarmos um Home Studio para gravar audiolivros (livros falados). Quais equipamentos vamos precisar? Preciso de um microfone USB? Precisa de interface de áudio? Sala de gravação? É possível ganhar muito dinheiro gravando audiolivros? Vamos descobrir isso e muito mais logo a seguir. Confira…

Um “estúdio” sempre é um local para realizar trabalhos criativos, e com o Home Studio não é diferente, porque você pode ter a oportunidade de criar obras em áudio realmente incríveis e depois compartilhar isso com o mundo via Internet. Imagine que através de uma pequena produção, como uma música de 3 minutos, você pode criar emoções em milhões de pessoas e trazer um pouco de paz, conforto e felicidade para seus ouvintes.

Agora, você pode imaginar como pode ser incrível usar o poder do Home Studio para produzir conteúdos em formato de audiolivro para que todos possam ter acesso às grandes obras da literatura mundial, podendo ouvir essas obras no trânsito ou nas horas vagas? Se você quiser promover a cultura, pode começar gravando livros, aqueles em que os direitos autorais caíram em domínio público, e distribuí-los livremente ou até comercializá-los para viabilizar o projeto. Você pode fazer coisas realmente notáveis a partir do seu Home Studio e uma delas é um livro inteiro gravado com a sua narração.

Quais Equipamentos e Habilidades Usar para Gravar Audiolivros

gravando audiolivro notebookSe você desejar criar um audiolivro, você vai precisar de alguns equipamentos, softwares e um conjunto de habilidades técnicas a fim de realizar a produção com a qualidade mínima necessária. Claro, ninguém vai querer ouvir um audiolivro de 5 horas com o som ruim, não é mesmo?

As habilidades técnicas envolvem, além da capacidade de “pilotar” o seu Home Studio, uma certa pitada de artes cênicas, porque você vai precisar interpretar a obra escrita, a fim de transmitir a exata emoção e o ritmo que o autor inseriu no texto. Seria bom ter um timbre vocal favorável à locução, porém nada muito exagerado. Não precisa ser um locutor de FM. Uma voz de qualidade, amigável ao ouvinte, seria o ideal.

A boa notícia é que o Home Studio para gravar audiolivros é dos mais fáceis de configurar, porque você não precisa de instrumentos musicais caros, como: teclados, bateria, violões, guitarras, nada disso. Também não vai precisar de muitos acessórios de gravação, isso acaba reduzindo o custo, o que é ótimo.

Você vai precisar de um bom Notebook para gravar áudio (link para o meu post sobre o melhor Notebook para música), porque um bom computador é o cérebro de um Home Studio moderno, contendo os softwares musicais que você vai usar para gravar e masterizar o seu audiolivro. Recomendo você ler o post no link acima, porque você vai saber como escolher o notebook ideal para o seu caso. Adiantando aqui que, para gravar audiolivros, o Notebook não precisa ser o mais potente, até porque, você não vai usar samples ou softwares de mixagem multicanal, o que facilita muito.

Um Software para Gravar Audiolivros

audacity interface gravar audiolivrosO software, considerado por muitos como sendo o padrão da indústria para a gravação e edição de locuções, é o Sound Forge Pro. Porém, nem todos podem despender de algumas centenas de Dólares para adquirir esse poderoso editor no site da Magix. Portanto, se você não quiser investir em um software editor de áudio profissional, pode se adaptar e usar o, também poderoso, Audacity. Esse Audacity, além de gratuito, está bastante maduro e oferece ao usuário uma gama interessante de possibilidades, possuindo recursos de sobra para qualquer entusiasta do Home Studio.

Enfim, para gravar o áudio das suas locuções, use o Audacity.

Um Microfone USB para Gravar Audiolivros

behringer c1u cabos usbO jeito mais fácil de gravar uma locução em um Notebook é através de um microfone USB. Basta plugar o cabinho do microfone na porta USB, configurar o software de gravação e começar a gravar. Eu posso recomendar um modelo de microfone para gravar locuções, básico, porém funcional, que é o Behringer C1-U (o U significa que esse modelo funciona pela porta USB, diferente do modelo normal que utiliza conector XLR e Phantom Power).

Tem um pessoal usando um microfone condensador chamado BM-800, fabricado na China, com um preço 3 vezes menor que o C1-U. Eu ouvi o BM-800 e posso dizer que dá pra gravar alguma coisa nele, respeitando a distância do microfone em relação a boca e posicionando ele em um pedestal para microfone. Por outro lado, pessoalmente eu recomendo que você, já que não vai ter que gastar com outras coisas, pegue um microfone USB mais robusto, por isso eu citei o C1-U como o mínimo para ter paz e tranquilidade.

Uma Interface de Áudio para Gravar Audiolivros

A interface de áudio pode aumentar ainda mais o poder do seu Home Studio, porém, para o seu objetivo, que é gravar um audiolivro, não será necessário comprar uma interface de áudio. O microfone USB já resolve o seu problema. Caso você queira produzir arranjos musicais com diversas linhas gravadas a partir de instrumentos musicais reais, só neste caso, você pode precisar de uma interface de áudio.

Enfim, para produzir audiolivros, você não precisa de interface de áudio.

A Sala de Gravação para Produzir Audiolivros

microfone condensador dourado notebookA sala de gravação, dependendo de onde se localiza, pode precisar, tanto do tratamento acústico, quanto do isolamento acústico. Tem um artigo muito interessante aqui no blog sobre “a caixa de ovos abafa o som?” (confira o post no link), nele você pode conhecer um pouco mais sobre como funcionam esses dois tipos de correção acústica para Home Studio.

No caso das locuções, você pode trabalhar com tratamento acústico (o mais fácil de fazer) para remover o eco da sala. Quanto ao som vindo de fora, pode ser amenizado com a escolha de um local que seja mais distante da rua ou de fontes de ruído externas. Se não for possível evitar o barulho da rua, ainda sobra a opção de gravar durante as madrugadas.

Por exemplo: você pode fazer uma sessão de gravação para o seu audiolivro entre 4 e 6 horas da manhã. Como existem muitos Home Studios feitos no quarto, é comum vermos produtores saírem da cama, ligar o Notebook, o microfone, abrir o livro e começar a gravar. Se você tiver insônia, pode ser que você possa aproveitar essa oportunidade para ser ainda mais produtivo(a).

Como Ganhando Dinheiro com Audiolivros

grupo de pessoas compartilhando sucessoA monetização de um trabalho de áudio é sempre baseada em valor. Quando você oferece um bom livro, apostila da faculdade ou palestra para alguém que realmente precisa daquele material, que possui o problema que você pode resolver, então você está oferecendo valor que pode ser trocado por dinheiro de verdade. O comércio move o mundo e distribui, de forma justa, o valor para a sociedade.

A minha dica para você que deseja gravar valor em áudio é produzir algo que possa resolver o problema das pessoas. Os livros em áudio por si só já resolvem os problemas daqueles que operam no modo “auditivo” e tem dificuldade com o aprendizado visual. Muitos preferem ler o material de estudo, porém uma grande parcela da população não consegue aproveitar o texto escrito, um desperdício e sofrimento que pode ser evitado ao “ouvir” o conteúdo pelos fones de ouvido.

Mais de 35 milhões de Brasileiros possuem algum tipo de problema de visão. Segundo o oftalmologista Tufi Filho, 95% da população mundial já nasce com problemas de visão e somente 5% nasce com a visão perfeita. Desse total, 15% tem dificuldade para enxergar à distância. Os audiolivros podem ser o formato ideal para ajudar essas pessoas a terem acesso à vasta literatura mundial e informações pertinentes que deveriam estar disponíveis a todos.

Recomendo, também, que você estude sobre marketing e vendas, para que as suas gravações possam chegar aos ouvidos daqueles que precisam delas.

Gravando Audiolivros em Domínio Público

mulher com livro nas maosComo você vai se tornar um criador de conteúdo, nada mais justo do que trabalhar dentro da lei. Quando você for gravar qualquer coisa que não tenha sido criada por você, será necessário consultar seu proprietário, verificar os direitos autorais da obra a ser gravada e conseguir a documentação necessária para poder colocar a sua produção no mercado.

Nem sempre você vai conseguir obter essa autorização para gravar uma obra ou fazer esse tipo de acordo. Por isso é tão importante aprender a vender as suas ideias, a fim de transmitir a sua visão para as outras pessoas. Se você disser as palavras certas para as pessoas certas, você poderá conseguir tudo o que quiser.

A solução para você ter o seu primeiro audiolivro, sem se preocupar com direitos autorais, é gravar obras que caíram no domínio público. Existem muitos livros que expiraram seus direitos autorais e caíram em domínio público. Por exemplo, um livro muito bom, do início do século XX, chamado “A Ciência para Ficar Rico – Wallace D. Wattles” que tem mais de 70 anos e pode ser gravado em forma de audiolivro, sem qualquer problema. Veja que existem muitas personalidades Norte Americanas usando essa obra para criarem palestras e seminários, como é o caso do Bob Proctor e seu seminário “A Ciência para Ficar Rico”.

Se você quer saber quanto sucesso você pode conseguir gravando audiolivros, posso dizer que isso vai depender de uma série de fatores, sendo dois os principais.

Os dois fatores principais são:

  1. Na parte de divulgação e comercialização do seu próprio audiolivro, você precisará aprender sobre: comunicação eficiente, marketing, gestão de negócios (leia bons livros sobre o assunto) e vendas. Essas são apenas algumas das disciplinas que você deve estudar para se tornar um ótimo empresário.
  2. Na parte de produção do audiolivro, você vai precisar aprender como configurar o seu Home Studio e como produzir áudio de qualidade. Isso envolve saber qual equipamento usar, como usar os softwares, como masterizar áudio, boas práticas para captação e gravação de locuções. Esses problemas o nosso Curso de Home Studio Online (link para a página do curso) pode resolver para você.

Quanto mais você desenvolver as suas habilidades, mais fácil e maior será a quantidade de sucesso que você pode vir a conseguir com o seu novo negócio.

Agora é com você!

Uma dica extra do Rodrigo: Saiba como eu montei o meu estúdio de gravação musical e consegui gravar as minhas mais de 40 músicas sem gastar fortunas com equipamentos e softwares caros.

Confira o vídeo exclusivo que eu preparei pra você!

QUERO VER O VÍDEO!

Tags: ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.