Isolamento acústico nas paredes pode ser muito importante, principalmente se você vive em um edifício cheio de vizinhos enlouquecidos. Vamos descobrir o que pode ser feito para resolver esse problema de vazamento acústico entre paredes, pisos e lajes. Vamos lá?

Todos nós um dia pensamos em como seria maravilhoso poder evitar o barulho que vem da rua, seja quando estamos lendo um livro ou simplesmente tentando dormir. Se você está em uma metrópole, posso garantir que o ruído incomoda mais do que 3 elefantes juntos.

Será que existe um meio para resolver esse problema da acústica, principalmente em apartamentos? Será que basta fazer o isolamento acústico nas paredes? Posso dizer que existe sim, mas vai muito além do isolamento acústico das paredes.

Sabemos que antes de 2009 não vigorava a norma de engenharia que prevê o isolamento acústico entre apartamentos (pisos e lajes) então os construtores podiam criar estruturas sem se preocupar muito com as consequências. Hoje essa questão do barulho dos vizinhos, da rua ou do ambiente é resolvida com algumas técnicas de construção que podem ser muito úteis para moradores que desejam criar Home Studios dentro de apartamentos.

Antes de construir, os engenheiros aplicam forros isolantes e absorvedores acústicos, dentre outras técnicas previstas no projeto. Utilizando esse sistema tem a eficiência máxima estimada em 50% em termos de redução de ruídos. Custa aproximadamente R$ 250/m2 e faz uma profunda diferença na qualidade de vida do morador.

Muitos moradores de apartamentos sem tratamento acústico estão investindo em janelas acústicas, que podem chagar a 6 camadas de vidro e câmeras de vácuo (ausência de ar) ou gás argônio.

O que eu posso fazer para ter meu estúdio dentro do apartamento?

Muito falam em "pensar fora da caixa", mas nesse caso você deve inverter essa máxima e "pensar dentro da caixa". O conceito é o da “caixa dentro da caixa”.

Você deve construir um cômodo menor dentro do que já existe. Para isso o piso deve ser elevado e apoiado em calços de neopreme (isolante de vibrações), deixando o assoalho quase como “sobre molas”. O teto deve ser rebaixado utilizando gesso acartonado e entre ele e a laje superior deve ser colocada uma camada de lã de vidro. Construa paredes para sua caixa, deixando um espaço para fazer um preenchimento como o do teto.

Utilizando essas técnicas nós cuidaremos para que os sons produzidos dentro do estúdio não saiam ou perturbem os vizinhos do andar de cima.

Lembrando que ainda é necessário colocar os absorvedores e defletores de sons dentro da caixa nas posições demonstradas no Curso de Home Studio Online, para que você tenha uma acústica neutra e possa fazer suas mixagens sem qualquer problema técnico.

Em resumo, crie um universo dentro do apartamento, lá o som não entra e nem sai, só se você deixar. Seu isolamento acústico de paredes irá além, cobrindo o o piso e o teto.

Deixe o seu comentário sobre esse tema.

Um abraço!


Curso de Home Studio