como compor uma musica

Está pensando em compor uma música de sucesso? Vamos entender quais são os dois métodos mais utilizados para compor uma música e como você pode desenvolver essa habilidade musical para saber como compor uma música de sucesso que toque os sentimentos das pessoas ao seu redor. Descubra como distribuir o amor no mundo através da música. Confira! 

Como compositor de uma centena de músicas, posso dizer que existem duas formas de se compor uma música de sucesso. A primeira delas é através da inspiração pura, a que vem de outro lugar que não conhecemos, talvez venha do céu, quem sabe? Sendo você ou não religioso, acredito que o processo não se altera, desde que você pode se transformar em uma "caixa de e-mail" para músicas, recebendo novas letras e melodias inteiras, por pura inspiração. Aconteceu comigo várias vezes; recebia a música e a letra integralmente, a aquilo tocava dentro de mim e eu só colocava para fora: escrevendo e gravando as novas composições. Recentemente nós produzimos uma dessas músicas e colocamos no YouTube, mesmo que timidamente, apenas como uma chama que se inicia musicalmente. Você pode conferir a música "Aquela Lua" no canal Rodrigo Marques Now no Youtube.

A segundo forma de compor uma música de sucesso é usando uma boa dose de teoria musical. Essa teoria explica as progressões de acordes, quais notas devem ser usadas após a fundamental para criar pontos de tensão e alívio. Esse tipo de teoria é muito importante para qualquer pessoa que deseja compor uma música de sucesso. Existem livros que explicam detalhadamente como funcionam as regras que regem o universo da música, vale muito a pena aprender sobre isso.

Compondo uma Música Usando a Teoria Musical

Em ambos os métodos você vai precisar de alguma tecnologia para auxiliar na composição musical, principalmente para escrever e gravar a sua música. Você vai precisar dos seguintes itens durante a sua sessão de composição:

1. Papel e Caneta – para escrever a letra da música na medida em que ela se manifesta, além de marcar a posição dos acordes através das "cifras" para violão.

2. Violão ou Piano – o instrumento ajuda muito o compositor, sendo melhor usar aquele no qual você tem mais intimidade e habilidade.

3. Um SmartPhone ou Gravador Digital – você precisa gravar as melodias, tocar a música inteira pelo menos uma vez e gravar em um dispositivo portátil, tudo para que você não esqueça da ideia original.

4. Teoria Musical – você precisa entender como a música funciona para poder compor suas músicas de sucesso.

5. Relaxamento Mental e Espiritual – você não pode levar seus problemas pessoais e profissionais para uma sessão de composição.

Usando essa lista acima você estará servido das ferramentas necessárias para fazer música. Como exemplo do uso da teoria musical como ferramenta de composição, podemos citar aqui as progressões de acordes que sustentam 95% das músicas do mercado:

a.) G-D-Em-C

b.) C-Am-F-G

c.) D-A-G-A

e.) C-G-Am-F

f.) G- C-D-C

g.) Am-C-F-G

h.) A- E-F#m-D

I.) F-Dm-Bb-C

j.) G-Em-C-D

Tocando essas progressões, você vai perceber a semelhança com a estrutura de outras músicas conhecidas, e isso serve de base para sua inspiração ao criar músicas, produzindo novas combinações ainda não pensadas. Isso não se configura em plágio, uma vez que esses são os "tijolos" musicais que são compartilhados com uma infinidade de outras composições. Toda casa é feita de tijolos, nem por isso encontramos casas exatamente iguais por aí, não é mesmo?

Criando um Refrão Inesquecível

O refrão é a parte da música que fica gravada na mente das pessoas. Foi cientificamente comprovado que a memória captura melhor tudo aquilo que é relacionado com uma ação violenta. É comum usar explosões de fogos durante as apresentações, ao entrar o refrão, isso para causar impacto e atribuir visualmente uma memória para o refrão.

Características dos Refrãos de Sucesso

1. O refrão deve ser repetido várias vezes

2. Precisa usar palavras que lembrem imagens fortes

3. Usar frases pequenas e diretas

Essas são as características dos refrãos de maior sucesso, justo por estar utilizando os elementos corretos. Um bom exemplo disso é a música Umbrella, da cantora Rihanna:

When the sun shines, we'll shine together

Told you I'll be here forever

Said I'll always be your friend

Took an oath I'mma stick it out 'till the end

Now that it's raining more than ever

Know that we'll still have each other

You can stand under my umbrella

You can stand under my umbrella

Ella ella eh eh eh ... Under my umbrella

Ella ella eh eh eh ... Under my umbrella

Ella ella eh eh eh ... Under my umbrella

Ella ella eh eh eh eh eh eh ...

Essa parte do "Ella ella eh eh eh ... Under my umbrella" é lembrada por 99% das pessoas que ouviram a música. Você se lembra como começa essa música? Lembra do som, mas não lembra da letra? Não se preocupe... Você sabe cantar o refrão e isso é que importa.

Como vimos nas dicas acima, os versos da música estão ali para completar a peça musical, contar alguma história, preparar mesmo para o que interessa: o refrão!

Em muito casos, é possível deixar espaços para um guitarrista arrebentar no prelúdio e no interlúdio da música, deixando esse músico respirar seu talento durante a performance musical. Um bom exemplo disso foi o Guns N´ Roses com seu guitarrista Slash, que arrebentou nos solos de Estranged, sendo um deles muito marcante por sua aparição emergindo das águas do mar. Nem todos curtem esse tipo de pirotecnia, mas em se tratando de arte, achei bastante criativo aquele efeito.

Compondo Música por Inspiração

Durante meu processo criativo de composição, estive utilizando a teoria musical para ajudar as músicas a nascerem. Obviamente que minhas músicas vieram pelo primeiro método, o da inspiração, mas a técnica ajuda muito a requintar o arranjo, a partir os versos de um modo que não deixe o espectador desconfortável e a adaptar um refrão que leve em seu corpo uma estrutura comprovadamente eficiente, do ponto de vista da comunicação com o ouvinte.

Sua Caixa de Ferramentas para Composição está Pronta

Pronto! Agora você tem todos os elementos para tentar compor a sua música. Uma coisa muito importante é lembrar que: tudo que fazemos em nossa vida é importante, mesmo aquela poesia que você escreveu e guardou na gaveta. Uma ideia musical, inspiração, o que seja, deve ser considerada como uma fagulha que deve ser auxiliada, cuidada e colocada de forma que o fogo possa brotar e incendiar seu coração com a criatividade.

Compor uma música de sucesso é quase como dar a luz a uma criança: ainda que frágil, merece todo cuidado e atenção; merece ganhar o mundo para aquecer os corações da humanidade. Agora é hora de produzir sua música e levar sua mensagem para todos os cantos do mundo. 

E você o que acha de começar a compor uma música de sucesso?

Abraço!

Curso de Home Studio Online

Montar Home Studio

rodrigo marques

Rodrigo Marques

O Home Studio Fans acredita que todos os talentos precisam ter a oportunidade de realizar seu sonho de gravar suas músicas, spots, tudo com alta qualidade. E acreditamos que o Home Studio seja a chave para libertar o poder de produzir música em casa, abrindo portas para empreendedores e artistas desenvolverem novas habilidades, espalhando o bem ao redor do mundo.