livro hsf
Já Pegou o Seu eBook?
Home Studio - Agora Eu Gravo - Os Primeiros Passos para Você Montar o Seu Estúdio de Gravações Musicais em Casa
Junte-se a mais de 48.000 leitores inteligentes e receba o eBook com dicas imperdíveis para ajudar você a gravar áudio de qualidade (é grátis)!
Você estará recebendo o eBook via e-mail.

design estudio gravacao

Agora é hora de decorar o home studio, mas o que fazer para ter um estúdio de impacto, que possa impressionar futuros clientes e todos os demais que estejam visitando as suas instalações em seu estúdio de gravação?  Vamos dar uma olhada nas possíveis soluções e apelar para o modelo Apple de fazer design. Vamos lá?

Na indústria dos estúdios de gravação, além da alta qualidade, um dos fatores mais influentes é quanto ao impacto visual que o estúdio cria em seus visitantes. Estúdios feios,  porém que produzem com boa qualidade, tendem a faturar menos do que estúdios bonitos, que produzem com má qualidade. 

Nesse caso específico, podemos dizer que a beleza põe a mesa.  Até que ponto podemos dispensar os grandes mexes do passado, os gravadores de rolo e aquela pirotecnia toda que era usada no século passado?  Corremos o risco de ter um estúdio feio que não passa credibilidade para os visitantes ou futuros clientes? 

A essência do Design está na simplicidade,  assim já dizia o designer alemão Dieter Rams, que influenciou a revolução estética da Apple.  Ser simples não significa não ser complexo,  em muitos casos a simplicidade leva à muita complexidade.  Na mente dos usuários de home studio o mixer ainda é um ícone de estúdio de gravação. Então, porque não usarmos uma boa tela  LED  para expormos o nosso mixer virtual ou mesa de som virtual, como falamos aqui, para que todos possam vislumbrar o poder e a simplicidade que um software é capaz de proporcionar aos processos de produção do nosso estúdio de gravação? 

E nas paredes? O que vamos usar para passarmos um visual limpo, organizado, e acima de tudo: simples?  

Bem, o que nós podemos fazer é dispensar absolutamente o uso das famosas “caixas de ovos”.  Muitas pessoas procuram: “onde podemos comprar caixas de ovos avulsas pra fazermos o isolamento acústico do Home Studio”?...   

A solução não está nas caixas de ovos, como citei no artigo anterior.  A espuma ortopédica é a grande salvação para estética do nosso estúdio e para garantir a qualidade visual, sendo amplamente aplicada em painéis dispostos estrategicamente em nosso estúdio, além de formatos específicos para servirem como absorvedores de ondas acústicas.  

A grande sacada da acústica para home studio é que não precisamos cobrir todas as superfícies com sonex (espuma ortopédica) para obtermos o resultado do cancelamento das reflexões acústicas.  Você encontra mais informações sobre isso em um módulo dedicado dentro do curso de home studio, aqui mesmo no site. 

Acima de tudo deixe o seu equipamento falar.  A qualidade do design do seu equipamento,  a simplicidade da sua montagem, o ajudará a obter um estúdio de alta qualidade com visual bonito limpo interessante, e o melhor de tudo: mantendo o seu orçamento muito baixo. 

O que muita gente esquece é que o estúdio não é feito apenas de equipamentos, paredes, tetos e pisos.  Você também não precisa colocar um piso de bambu pra ter um efeito estético legal em seu Home Studio.  O que eu quero dizer é que, além do estúdio bonito, você também deve cuidar da sua aparência pessoal, do seu estilo de vestir, e principalmente: cuidar da cultura ao tratar com clientes em estúdio, como eu cito aqui nesse post.

Claro, nenhuma transformação ocorre da noite para o dia. O importante é ter a intenção de fazer melhor a cada dia. Logo você vai conseguir ver os resultados positivos dessa sua intensão à medida em que o tempo passa.

 

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender como montar o seu estúdio de gravação musical, de alta qualidade, sem investir em equipamentos caros, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO