livro hsf
Seu Primeiro Passo...
Home Studio: O Primeiro Passo para a Liberdade
Junte-se a mais de 18.000 leitores e receba você também, o eBook, com o passo a passo para ajudar você a montar o seu estúdio e gravar áudio de qualidade! (é grátis!)
Você estará recebendo o eBook via e-mail.

cabo-p2-rca

Se você está pensando em aumentar o poder do seu desktop ou laptop conectando ele ao seu sistema de som doméstico, vou mostrar duas coisas que você precisa para fazer isso acontecer ainda hoje. Confira...

O que você vai precisar para ligar o PC no som da sua casa

terminal audio stereo laptopVamos direto ao ponto. Normalmente os computadores possuem uma saída para fones de ouvido, esse furinho é uma fêmea P2. O seu aparelho de som, ou qualquer outro amplificador, normalmente usa conectores no padrão RCA. Então temos uma incompatibilidade de conectores aqui. E agora?

Hum... Elementar meu caro Watson. Existe um cabo que resolve esse probleminha.

Existe um cabo, que custa R$ 3 e possui uma ponta macho P2 e fêmeas RCA na outra extremidade. Ainda uso bastante aqui um plug adaptador P2 para RCA, banhado a ouro. O importante é que só com o cabinho você já faz um estrago!

Cuidados ao usar o cabo P2 para RCA

cabo p2 rca plugsAgora que conhecemos o cabinho poderoso de R$ 3, vamos dar uma olhada em algumas coisas que você não deve fazer ao ligar esse cabo. Você não quer ver fumacinhas saindo do seu amplificador ou do seu mega system de som, quer?

Eu também não.

Então, se você lê os posts até o final, vai estar lendo isso agora e vai evitar dores de cabeça.

O ponto é que essa saída do computador é elétrica, tem uma voltagem de saída, impedância, tudo isso é importante. Por outro lado, a entrada do mega sound system tem um limite de voltagem, que precisa ser observado. Eu falo em "cascateamento de áudio" durante meus cursos, mas o fato é que se você colocar o volume do seu computador muito forte, pode danificar a entrada do seu mega super sound system, vulgo "som". 

Então, comece com o som do computador no zero, coloque uns 20% e só depois ligue o som. Assim não tem perigo.

Dá pra fazer com iPod, tables, smartphones, mas nesses casos o plug é P3.

Uma placa de Som Cyborg

soundblaster pci 128 placa de somCerta vez eu estava tendo tantos problemas com conexões de cabos na placa de som, que resolvi soldar o cabo direto no circuito da placa. Meti dois RCAs nas pontas e fui feliz por anos. Claro, era uma desktop que não saia do lugar, e não tinha problema ter tantos fios saindo do gabinete.

Um notebook vai ficar muito melhor com um cabinho P2 para RCA. Não acha?

E ainda é possível fazer o cabo. Compre dois conectores RCA Santo Ângelo, e um P2 Santo Ângelo (eu gosto desses conectores) e um cabo blindado como esse da imagem acima. Isso é o que recomendamos para usar em um Home Studio.

Volto depois, com mais algumas dicas.

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender como montar o seu estúdio de gravação musical, de alta qualidade, sem investir em equipamentos caros, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO


Recomendados

Recomendados