Sua Primeira Interface de Áudio Não Precisa Ser a Melhor

focusrite solo studio 2020

Se você está começando a fazer produções musicais, já sabe que uma boa interface de áudio digital é necessária para obter uma melhor qualidade de som. Mas na verdade, você não precisa ter uma interface topo de linha ou que possua muitos recursos. Um modelo de interface de áudio simples, com entradas e saídas de áudio que sejam suficientes para o seu trabalho, é o que você precisa para começar. Vamos conferir agora 3 modelos de interface de áudio para você começar o seu home studio com o pé direito. Continua…

Interface de Áudio para Home Studio – Características Importantes

Uma interface de áudio pode vir com várias entradas para que você possa gravar mais de um instrumento, incluindo portas padrão XLR para plugar instrumentos e até mesmo o microfone a condensador usado para gravar o vocal.

Na maioria dos casos, um dispositivo com uma entrada de áudio estéreo é mais do que suficiente para suprir as demandas de um home studio. Se você é um músico solo, pode gravar simultaneamente a sua voz e até mesmo um instrumento como o violão, usando qualquer interface de áudio básica, bastando para isso usar o pan, direcionando o microfone para o canal direito e o violão para o canal esquerdo. Depois, basta jogar esse áudio em um mixer virtual e aplicar efeitos, correções, equalizações, individualmente, como se tivessem sido gravadas por dois gravadores independentes. musico cantando microfone interface de audio focusrite

Durante as gravações das locuções, redublagens e pequenos projetos musicais, você não vai precisar de mais do que uma entrada de áudio. Por isso, interfaces de áudio simples são suportadas em um projeto básico de home studio.

Há muitas pessoas que fazem podcasts, para tanto não é necessário adquirir uma interface de áudio caríssima, você só precisa de um aparelho que tenha apenas uma entrada XLR para o microfone. Se você for gravar um vocal e duas guitarras, pode gravar a guitarra base primeiro em um canal, depois gravar a segunda guitarra, então, por último, gravar o vocal.

Talvez você queira gravar vários microfones juntos, como em um show ao vivo. Nesse caso, você vai precisar de algo com oito ou mais entradas. Por exemplo, se você deseja gravar uma banda, você vai precisar de no mínimo 8 entradas, mas será ainda melhor se você tiver 16 entradas. Normalmente, quando você precisa de mais de 8 entradas, várias interfaces são agrupadas em pares até formar o número de entradas desejado, ou seja: 8, 16, 32, 64.

Um computador poderoso será necessário para dar conta de processar todos esses canais simultaneamente, principalmente se você estiver gravando em alta resolução 24bits/96kHz, como é de costume.

Voltando à realidade dos home studios… Você não precisa de interfaces cheias de entradas para produzir qualquer coisa em seu estúdio de gravação.

Conectividade da Interface de Áudio

Conectar os vários equipamentos de seu estúdio é fácil. Principalmente se a sua interface de áudio dispor de entradas de áudio padrões, como: XLR, RCA e P10. Normalmente você encontra entradas P10 e XLR nas interfaces de áudio mais completas. A partir desse ponto, basta plugar o microfone na entrada da interface, ao passo que a saída dessa vai plugada ao amplificador dos monitores de áudio. conectividade interfaces de audio

Você precisa escolher uma interface que, de preferência, possua pré-amplificadores em suas entradas, assim você não vai precisar de um mixer externo quando quiser plugar instrumentos ou microfones que possuam sinais fracos.

Vamos agora conhecer, pelo menos, 3 modelos de interface de áudio que você pode considerar para começar o seu home studio.

A Básica – Behringer UCA-202

A interface de áudio mais barata e eficiente que você pode comprar se chama Behringer UCA-202, porém possui apenas entradas RCA, o que te leva a comprar um pequeno mixer externo para pré-amplificar o sinal do microfone, violão, teclado musical. Se você já possui um mixer básico, com saídas RCA, então vai poder aproveitar o potencial econômico da UCA-202.

Behringer UCA-202Esse modelo é bom para você que vai produzir pequenos áudios comerciais, podcasts, rádio online, vídeos do YouTube. Se você precisa produzir projetos musicais, com vários canais de áudio que exijam alguma mixagem, então a UCA-202 pode não ser uma boa escolha para o seu caso, até porque ela grava em uma resolução relativamente baixa para mixagens, ou seja, em 16bits/48kHz, que é uma resolução para consumidor final, menor que os 24bits/96kHz usados em mixagens profissionais.

A Satisfatória – Behringer UMC-202

Se você quiser gravar projetos musicais completos, vai precisar de uma interface de áudio mais poderosa que apenas um opção básica de entrada. A Behringer possui o modelo U-Phoria UMC-202, com entradas P10, XLR, 2×2 canais e suporte pleno a resolução de 24bits/192kHz, resolução mais do que o necessário para uma mixagem de sucesso. Também existe a U-Phoria UMC-204 com 2×4 canais.behringer u phoria umc202

O nome das interfaces é bem parecido, inclusive existe uma U-Phoria UMC22 que é bem baratinha, mas que só grava em 16bits/48kHz. Portanto, é bom verificar bem as especificações técnicas e não se confundir com os “códigos” que a Behringer criou para dar nome à suas interfaces de áudio.

A Desejada – Focusrite Scarlett Solo Studio

A Focusrite Scarlett Solo Studio é um tipo de interface de áudio de qualidade, com o mínimo que você precisa para tirar o home studio do papel. O modelo Scarlett Solo já vem com uma versão do Pro Tools, bem como o Ableton Live Lite e um pacote de plugins e instrumentos virtuais para você começar a produzir imediatamente. musico tocando guitarra foscusrite solo

A lista de softwares inclui:

Avid® Pro Tools® | First Focusrite Creative Pack: centenas de instrumentos virtuais, 500MBs de loops de áudio, e efeitos sonoros incríveis.

Ableton® Live Lite™: o líder da indústria para a criação de música eletrônica.

Softube Time and Tone Bundle: aqui você tem 3 plugins de classe global Softube, como reverb, delay e distorção.

Focusrite Red Plug-in Suite: aqui os plugins Red 2 equaliser e Red 3 compressor.

Assinatura do Splice por 3 Meses: aqui você tem acesso a milhões de loops, presets, plugins de áudio e instrumentos virtuais, com novidades sendo adicionadas toda semana.

plugins instrumentos virtuais focusrite

Apesar de básica, essa Focusrite Scarlett Solo tem o preço semelhante ao da Behringer UMC-202. Aqui você tem uma entrada a menos, porém conta com a mesma resolução brutal de 24-bit/192kHz, a renomada tecnologia da Focusrite, fazendo dessa uma escolha a ser considerada. Esse pessoal está numa pegada de fazer produtos que excedem as expectativas de seus clientes, criando uma percepção positiva em relação à marca.

Enfim, você realmente não precisa de uma interface de áudio com várias entradas para começar o seu home studio. Durante o Curso de Home Studio você pode conferir pelo menos 3 formatos de home studio para você começar a produzir áudio de qualidade, sem investir em equipamentos caros. Portanto, a menos que você tenha necessidades específicas, por exemplo, gravar um show ao vivo, será possível sim, começar com um sistema muito mais acessível.

Agora é a sua vez.

Boas gravações!

Uma dica extra do Rodrigo: Saiba como eu montei o meu estúdio de gravação musical e consegui gravar as minhas mais de 40 músicas sem gastar fortunas com equipamentos e softwares caros.

Confira o vídeo exclusivo que eu preparei pra você!

QUERO VER O VÍDEO!

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.