Montando Seu Próprio Estúdio de Gravação: O Que Você Precisa para Começar

Você tem jeito para a música, adora cantar ou produzir batidas e canções? Se sim, então por que não construir seu próprio estúdio de gravação em casa? Começar um estúdio de gravação não tem que ser um assunto complicado; pode ser tão simples quanto você quiser. Um breve guia sobre como começar seu próprio estúdio de gravação o ajudará a começar com facilidade. É hora de deixar de lado a teoria e começar a botar em ação o grande plano que vai mostrar para o mundo a próxima grande revelação na indústria da música – você mesmo!

O que é um Estúdio de Gravação Musical?

Um estúdio de gravação é um espaço onde o trabalho criativo é feito por um indivíduo ou grupo de indivíduos. Esses indivíduos são frequentemente músicos, produtores e engenheiros de áudio. Normalmente, um estúdio de gravação é equipado com todo o equipamento necessário para a realização do trabalho em questão.

Existem diversos tipos de estúdios de gravação e cada um deles produz um tipo específico de produto de áudio. Por exemplo, você pode encontrar estúdios que são projetados exclusivamente para a dublagem de filmes, games, séries, enquanto outros tipos de estúdios de gravação são projetados exclusivamente para a produção de álbuns musicais artísticos em diversos estilos, além de singles, podcasts e outras gravações de áudio.

O tipo de produção a qual o estúdio é destinado a desempenhar, também pode definir muitas das características técnicas e equipamentos usados nesse tipo de estúdio de gravação.

A maioria dos estúdios de gravação está equipada com o melhor equipamento, de modo que a qualidade de áudio é surpreendente. Nesse ponto é que os iniciantes se complicam, porque quando falamos em “melhor equipamento” também estamos falando em “equipamentos caros” e acredite, equipamentos de áudio para estúdio de gravação costumam ser muito caros! Afinal, quem compra esse tipo de hardware são empresas com um orçamento gordo. Em todo caso, não se preocupe. Você não precisa de equipamentos caros, pois temos uma alternativa muito inteligente que vai ajudar você a ter o seu estúdio de gravação sem gastar uma pequena fortuna para começar.

Coisas a serem consideradas ao iniciar seu próprio estúdio de gravação

Há um par de fatores importantes que você deve considerar ao começar seu próprio estúdio de gravação.

Esses fatores incluem:

Custo – Quanto custará a instalação de seu próprio estúdio de gravação? Você precisará levar em conta todo o equipamento necessário, bem como o custo do próprio espaço. Para ajudar a manter os custos baixos, você pode recorrer a virtualização de equipamentos e até mesmo usar um espaço ocioso da sua casa.

Hobby ou uma carreira? – Você quer começar um estúdio de gravação como hobby ou quer que ele seja uma carreira em tempo integral? Se você quer que seja uma carreira em tempo integral, então você deve estar preparado para investir longas horas em seu desenvolvimento pessoal. Se for apenas um hobby, você pode montar um estúdio de gravação menor, com menos recursos. Lembre-se: desenvolver um estúdio de gravação é algo para toda a vida, porque as opções são infinitas e você vai querer experimentar cada uma delas, eu garanto!

Equipamentos e softwares que você vai precisar

Ao montar seu próprio estúdio de gravação, você deve primeiro adquirir o conhecimento necessário. A maior dúvida que surge nesse momento é sobre quais são os equipamentos mínimos para começar um home studio.

Recomendo que você, antes de mais nada, adquira conhecimento técnico, para só então, começar a investir dinheiro em equipamentos físicos para estúdio. Como eu disse, cada estúdio possui uma finalidade específica com equipamentos específicos. Provavelmente, você não vai precisar de 90% do que é vendido por aí como equipamento para estúdio de gravação.

Em todo caso, aqui está uma lista de equipamentos essenciais para seu estúdio de gravação:

Um computador – Como você precisará usar softwares para gravar música, você precisará de um computador. O melhor computador para executar um software de gravação de música é um computador Mac, mas como a maioria usa Windows, podemos ir de PCzão mesmo, seja desktop ou notebook.

Insonorização – Para evitar que ruídos externos penetrem em sua gravação, você pode precisar de insonorização. Há muitos materiais de insonorização que são fáceis de instalar. Mais uma vez não se preocupe, mesmo que você não possua um ambiente acusticamente favorável, ainda assim será possível utilizar a tecnologia para conseguir gravações decentes. Você pode saber mais sobre tratamento e isolamento acústico aqui no blog.

Microfone – Você precisará de um microfone para gravar vocais e instrumentos. Há muitos tipos de microfones que são adequados para diferentes instrumentos e vocais.

Monitores de Áudio – Você precisará ouvir suas gravações através de alto-falantes. Certifique-se de que os alto-falantes escolhidos sejam adequados para o volume e a qualidade sonora de suas gravações.

Mixer Virtual – Um mixer é usado para misturar diferentes faixas. Você também pode usar um misturador para misturar vocais e instrumentos juntos. O mixer é sem dúvidas o equipamento mais caro que você pode encontrar em um estúdio de gravação. Contudo, nós também podemos virtualizar esse componente a fim de desfrutarmos de uma centena de canais de áudio, direto da tela do nosso computador.

Mesa de estúdio – Uma mesa de estúdio é imprescindível para qualquer estúdio de gravação. Ela proporciona uma superfície limpa para colocar todos os seus equipamentos e instrumentos. Confira aqui essa Workstantion Desk.

Dicas para escolher o espaço certo para seu estúdio de gravação

Ao escolher o espaço perfeito para seu estúdio de gravação, você deve ter em mente algumas coisas. Aqui está uma lista de considerações importantes ao escolher um espaço para o seu estúdio de gravação:

Orçamento – Quanto você está disposto a gastar com o espaço? Você pode alugar ou comprar um espaço. Se você alugar um espaço, você terá que pagar um aluguel mensal. Se você comprar um espaço, poderá financiá-lo ou pagá-lo integralmente.

Tipo de espaço – Você quer alugar ou comprar um espaço específico? Se você deseja alugar um espaço, decida o tipo de espaço que você deseja alugar. Você pode alugar uma sala em um escritório, um armazém ou um espaço comercial.

Localização – Onde você quer montar seu estúdio de gravação? A localização de seu estúdio de gravação afetará seu som. Portanto, escolha um local que dê uma boa acústica à sua gravação.

Vizinhança – A vizinhança onde você montou seu estúdio de gravação pode afetar o tipo de clientes que você recebe. Se você quiser obter clientes corporativos, você deve montar seu estúdio de gravação em um edifício de escritórios. Se você quiser conseguir artistas, deve considerar a possibilidade de montar seu estúdio de gravação perto de uma escola de música.

Se a sua ideia é monetizar o seu home studio ou estúdio de gravação, estar próximo aos clientes vai economizar muito em publicidade, além de você poder contar com o poder da divulgação boca a boca.

Conclusão

Você é um aspirante a músico que sonha em gravar música em casa? Ou talvez você já produza música e queira levar suas produções para o próximo nível. Bem, há uma boa notícia para você: você pode começar seu próprio estúdio de gravação ali mesmo em casa! Tudo o que você precisa é do conhecimento certo e de uma pequena dose de ação para começar. Agora que você sabe o que é um estúdio de gravação e o que vai precisar para montar o seu próprio, o próximo passo é começar imediatamente. Nunca se sabe, você pode ser a próxima grande revelação na indústria da música!

Sucesso!

Uma dica extra do Rodrigo: Saiba como eu montei o meu estúdio de gravação musical e consegui gravar as minhas mais de 40 músicas sem gastar fortunas com equipamentos e softwares caros.

Confira o vídeo exclusivo que eu preparei pra você!

QUERO VER O VÍDEO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.