Escolher um microfone para voz é quase sempre uma preocupação para quem está montando um estúdio de gravação, tudo porque se pensa que precisamos ter o melhor dos melhores microfones para ter a melhor das melhores gravações. Não podemos culpar as pessoas por pensar dessa forma, esse é um pensamento normal e por lógica deveria ser assim: você compra o melhor microfone e tudo está resolvido. Só que na prática não funciona desse jeito. Continua…
Não Basta Ter o Melhor Microfone
Por que você deveria ter o melhor som com o melhor microfone e não tem? Vamos imaginar que um amigo seu acaba de comprar uma Ferrari zero e está convidando você para dar uma voltinha, só para testar a potência da máquina e ver se aquele V12 é bom mesmo… Só que o seu amigo nunca pilotou nada mais potente que um carro de rua comum. Será que você teria coragem de arriscar a sua vida dando uma voltinha com ele?
Vamos pensar um pouco… Se o seu amigo não tem experiência com Ferraris potentes, provavelmente você teria um grande problema logo na primeira curva ao aceitar o convite para o passeio. Agora, se o seu amigo chamasse o Felipe Massa para pilotar o carro, seria muito mais seguro, concorda?
Usando a mesma analogia, podemos comparar o melhor microfone com o melhor carro e perceber que ambos não são nada sem alguém experiente para pilotar. Se você sabe o que precisa fazer durante uma gravação, não vai precisar do melhor microfone para ter o resultado que você deseja.
O Melhor Microfone para Voz ao Vivo
Existem diversos tipos de microfones, sendo que para shows ao vivo você vai querer usar microfones dinâmicos, aqueles SM58 fazem milagres nos palcos. O SM58 apresenta o padrão polar cardióide de captação e isso significa que o som é captado de forma a privilegiar o som frontal, ao passo em que ignora os sons provenientes da parte traseira do microfone.
Esse padrão de captação ajuda bastante durante a dinâmica de captação, porque cria uma zona de captação perfeita para o vocal, sem captar o som dos retornos, evitando o nocivo efeito da microfonia, tornando a captação ao vivo em algo perfeitamente possível. Se você fosse usar um microfone a condensador, do tipo que se usa em estúdio, para captar o seu vocal ao vivo, esse iria captar muito mais barulho do ambiente podendo levar até a um looping infinito no áudio, tornando praticamente impossível a captação de qualquer que fosse o instrumento a partir desse ambiente tão hostil que é o palco de um show ao vivo.
Os SM58 podem ser usados também em estúdio, como explico no post sobre usar microfones dinâmicos para gravações profissionais. A grande vantagem das cápsulas SM58, independente da marca, é que elas são bastante resistentes, suportando pequenas quedas, algo comum no ambiente de palco. Se você é um iniciante em Home Studio, qualquer microfone com a cápsula SM58 pode ser uma ótima opção de baixo custo e qualidade de áudio aceitável para captar a maioria dos estilos de gravação vocal.
O Melhor Microfone para Estúdio de Gravação
Aqui no estúdio, você vai ficar tentado(a) a usar microfones a condensador, contudo como fazemos muitas coisas em um estúdio, também há momentos em que os dinâmicos são usados em vocais, baterias, instrumentos de corda e etc. Nesse ponto, temos que fazer algumas perguntas para descobrirmos qual é o melhor microfone de estúdio para o seu caso específico.
Se você vai gravar apenas locuções, audiolivros, podcasts e gameplays, um microfone a condensador tipo o Behringer C1-U é mais do que suficiente.
Se você está mais para gravar bandas de heavy metal, será muito difícil controlar a pressão dinâmica do vocalista sobre um microfone a condensador. Nesse caso, vamos aplicar nele um SM58 dinâmico. Qualquer vocal com muita expressão pode se beneficiar desse tipo de microfone de palco.
Se a sua intenção é capturar vocais românticos para uma balada pop, com muita ênfase na linha do vocal principal, então a melhor saída para você é o Neumann u87. Prepare o bolso, porque esse u87 custa o mesmo que um carro popular.
“Rodrigo, eu quero apenas estudar Home Studio. Qual microfone usar?”
Se você quer apenas estudar, não tem compromisso com a qualidade, pode usar um microfone pequeno, tipo aqueles presentes em headphones e também aqueles de lapela. Nesse caso, você precisa testar bastante até encontrar um pequeno microfone que atenda a suas expectativas.
Microfonar é uma arte, eu sinto fome quando estou microfonando, tem horas que dá vontade de comer esses microfones todos. Se você tem muito capital, faça o que muitos fazem: comece a colecionar microfones de qualidade e assim você terá sempre um bom microfone para cada situação que você encontrar pela frente.
O Melhor Microfone para Voz Feminina
Aqui um exemplo de voz que precisa de um microfone específico. Na Fórmula HSF do Curso de Home Studio eu falo sobre isso em um tópico chamado: “Cada Parente em Seu Lugar”.
Apesar de extremamente simples, um dos segredos da mixagem perfeita é dar ênfase às frequências certas dentro do espectro de áudio. Um microfone que valorize as frequências entre 3 kHz e 5 kHz é o ideal para a voz e vai garantir a possibilidade de encaixar a voz feminina na mixagem perfeitamente.
Veja que temos diversos tipos vocais:
Soprano – que são as vozes mais agudas femininas;
Mezzo soprano – que são as vozes que atingem notas médias femininas;
Contralto – que são as vozes graves femininas;
Tenor – vozes agudas masculinas;
Barítonos – vozes médias masculinas;
Baixos – vozes graves masculinas.
Se você deseja trabalhar nos extremos das características vocais, como: soprano, barítono e baixos, prefira utilizar microfones a condensador de maior qualidade. Para as características vocais intermediárias, você pode utilizar o SM58, sem qualquer problema.
O Melhor Microfone do Mundo
Eu não gosto de contar histórias tristes, contudo posso afirmar que você não precisa vender seu carro para comprar um microfone caro, nem precisa comprar uma Ferrari para sentir emoções em um autódromo. O melhor microfone do mundo é aquele que está acompanhado de alguém que saiba como usá-lo no momento certo para a finalidade adequada.
Entenda que o microfone que é bom para um tipo de captação pode não ser ideal para outro tipo, por esse motivo você pode precisar utilizar mais de um microfone para cobrir toda a demanda do seu Home Studio. Em todo caso, volto a reforçar que “o microfone coringa” é aquele que se dá bem no pior cenário possível, ou seja, o SM58 traz o melhor dos diferentes mundos para uma boa captação.
Desejo sucesso e paz para você!