Software de Gravação – Qual é o Melhor para Você

software-de-gravacao

Softwares de gravação podem ser conseguidos gratuitamente e também podem ser comprados por milhares de Reais. A boa notícia é que, hoje em dia, você pode conseguir um software extremamente sofisticado que, anos atrás, teria custado milhares de Reais. No entanto, é verdade que alguns softwares de gravação são muito melhores do que outros. Então, qual é o melhor software para produzir áudio no Home Studio? Vamos dar uma olhada nas opções que temos atualmente e tentar encontrar uma luz para esse tema. Continua…

Se o dinheiro não for um problema, então é relativamente fácil fazer uma lista de softwares de produção musical realmente bons para o seu estúdio. Esta lista provavelmente inclui: Record, Reason, Pro Tools, Cubase, Nuendo, Logic Studio, Digital Performer, Samplitude Pro e Ableton Live. Neste caso, seria necessário avaliar cada um deles em seus diferentes aspectos, como: funcionalidade, desempenho, fiabilidade, suporte, estabilidade e a facilidade de utilização.

Como Você Pretende Usar Seu Software de Gravação?

produtor audio gravando laptop noite

Antes de concluir a sua análise sobre o software em questão, eu sugiro que você pense claramente sobre como você pretende usar esse software. Você está querendo produzir beats e loops ou você está com a intenção de gravar uma banda ao vivo? Você quer usar o software como um meio para produzir um álbum inteiro ou você quer apenas um software para gravar a sua guitarra e vocais facilmente? Este teste de “adequação” vai ajudar você a resumir a sua lista de softwares de gravação para estúdio.

Depois de realizada essa análise prévia, podemos chegar à conclusão de que, para um home studio, o software precisa ser capaz de sequenciar arranjos em MIDI, gravar em múltiplos canais e ainda, dar suporte para a edição e masterização do produto de áudio.

Aqui no Home Studio Fans, usamos 2 softwares de gravação diferentes: Cakewalk By Bandlab e Audacity, ambos gratuitos. No entanto, estou certo de que muitas pessoas já estão acostumadas com outros tipos de softwares. Então, a realidade é que não importa como avaliamos um software de gravação objetivamente, no final, é uma questão de gosto pessoal e de subjetividade.

O fato é que “uns preferem o olho e outros a remela”.

Brincadeiras à parte, criamos uma fórmula para trabalhar bem com qualquer tipo de ferramenta de áudio digital, bastando inserir os parâmetros para obter os resultados desejados. Sendo assim, não importa em qual software estamos trabalhando, apenas o nosso processo de produção. Você pode saber mais sobre o nosso processo de produção em: Por que o Som do Seu Estúdio de Gravação Não Está Como Você Gostaria.

Software de Gravação de Graça

ardour linux interface

Se o custo do software de gravação for um fator definitivo para a sua escolha, não precisa pensar em quebrar o porquinho para comprar um software caro. Existem softwares de gravação gratuitos e eles podem resolver o seu problema. Considere dar uma olhada em: Cakewalk By Bandlab, Ardour, SonicProducer, DubTurbo, Fruity Loops Studio (FL Studio), Audacity, Goldwave e Kristal Audio Engine. Por que não se divertir e experimentar alguns deles?

Mas Rodrigo, os softwares de gravação gratuitos tem qualidade suficiente para atender a demanda do meu home studio?

Normalmente, os softwares gratuitos (que sempre foram gratuitos) tendem a ser mais simples, apresentando recursos similares, mas com menos poder de produção. Por exemplo: se compararmos o Audacity com o Sound Forge podemos perceber que o Sound Forge é muito mais eficiente do que o Audacity, apesar de ambos possuírem funcionalidades parecidas. Você vai encontrar esse padrão de similaridade na maioria dos softwares, principalmente naqueles softwares que são desenvolvidos em produtoras pequenas, porque eles se concentram muito mais no motor do software do que propriamente na usabilidade.

Diferente de outros softwares gratuitos, o Cakewalk By Bandlab é um caso à parte, porque era um software pago e atualmente está gratuito. O filho de um bilionário do petróleo, que vive em Cingapura, comprou parte da Cakewalk e resolveu disponibilizar o famoso Sonar gratuitamente como parte de um projeto de rede social para produtores musicais. Dessa forma, você pode simplesmente baixar o Cakewalk By Bandlab gratuitamente e ainda obter alguns plugins de áudio e Instrumentos virtuais de alta qualidade, um pacote que antes custava algumas centenas de Reais. Hoje, o nosso Curso de Home Studio é totalmente baseado no Cakewalk By Bandlab e isso tem ajudado muitos produtores iniciantes a não terem que investir uma pequena fortuna em softwares a fim de começar seus home studios.

Qual é o Melhor Software Musical Afinal

Grammy Award Billie Eilish(Billie Eilish – Grammy Award – 2021)

Qualquer produtor que tenha usado algum software de gravação, tem seu próprio favorito. Cada usuário toma partido de seu software e o defende ferozmente, como faria com seu time de futebol ou religião. Eu confesso que alguns softwares famosos para home studio, como o Pro Tools, nem passam pela minha cabeça. Eu já me adaptei para utilizar minha própria coleção de softwares e não tenho a mínima intenção de mudar o meu setup. Dizem que não se mexe em time que está ganhando.

É lógico que eu não permaneceria tanto tempo utilizando algum software ruim e se você for observar, os softwares que eu utilizo são os mais populares do mundo. Quem nunca viu falar do Audacity, Sound Forge ou mesmo do famoso Sonar? Uma boa ferramenta funciona bem hoje, amanhã e sempre. Mas é claro que alguns usuários de softwares podem estar aqui lendo isso e discordando completamente do que estou dizendo. Eu respeito essas opiniões diversas e até acredito que essas pessoas estão certas, porque para o meu processo de produção esse tipo de software é adequado, mas talvez se eu fosse fazer qualquer outro tipo de produção seria obrigado a rever o meu setup.

Em algum momento da vida, você tem que fazer algumas mudanças na sua configuração, por exemplo: quando eu comecei o meu home studio, estive experimentando uma meia dúzia DAWs antes de decidir pela Samplitude Producer, então, alguns anos depois, troquei essa DAW maravilhosa pelo Cakewalk.

No final das contas, cabe a você decidir sobre o software que é mais adequado aos seus objetivos. Sugiro que você experimente as alternativas gratuitas ou mais baratas, até ter certeza sobre o rumo que você deseja dar ao seu home studio. Em seguida, realize a análise dos softwares que descrevi anteriormente. Experimente ao máximo cada uma das possibilidades. Esse processo faz parte da evolução de um produtor de áudio e costuma ser algo bastante divertido.

Uma dica extra do Rodrigo: Saiba como eu montei o meu estúdio de gravação musical e consegui gravar as minhas mais de 40 músicas sem gastar fortunas com equipamentos e softwares caros.

Confira o vídeo exclusivo que eu preparei pra você!

QUERO VER O VÍDEO!

Tags: