software-de-gravacao

Softwares gravação podem ser conseguidos gratuitamente e também podem ser comprados por centenas de Reais. A boa notícia é que hoje em dia você pode comprar um software extremamente sofisticado que há apenas alguns anos teria custado milhares de Reais. No entanto, é verdade que alguns softwares de gravação são muito melhores do que outros. Então, qual é o melhor? Este post tenta responder a essa pergunta difícil. Continua...

Se o dinheiro não for um problema para uma comparação, então é relativamente fácil fazer uma lista de softwares de gravação realmente bons para o seu estúdio. Esta lista provavelmente inclui: Record, Reason, Pro Tools, Cakewalk Sonar, Cubase, Nuendo, Logic Studio, Digital Performer, Samplitude Pro e Ableton Live. Neste caso, seria necessário avaliar cada um deles em áreas como funcionalidade, desempenho, fiabilidade, suporte, estabilidade e a facilidade de utilização.

Como Você Pretende Usar Seu Software de Gravação?

produtor audio gravando laptop noiteAntes de concluir a sua análise sobre o software em questão, eu sugiro que você pense claramente sobre como você pretende usar o software. Você está querendo produzir beats e loops ou você está com a intenção de gravar uma banda ao vivo? Você quer usar o software como um produtor ou um engenheiro ou você quer apenas que o software grave sua guitarra e vocais facilmente? Este teste de "adequação" vai ajudar você resumir a sua lista de softwares de gravação para estúdio.

Depois de realizada a análise acima, eu cheguei à conclusão de que para um home studio o software precisa ser bom em arranjos, gravar em múltiplos canais e ser capaz de editar áudio para fazer a finalização. Usamos três softwares de gravação diferentes: Samplitude Pro, Sound Forge Pro e Cakewalk Sonar. No entanto, estou certo de que muitas pessoas já estão acostumadas com outros tipos de softwares. Então, a realidade é que não importa como tentar avaliar o software de gravação objetivamente, no final, é uma questão de gosto pessoal e da subjetividade. Criamos uma fórmula para trabalhar bem com qualquer tipo de ferramenta de áudio digital, bastando inserir os dados e obter os resultados desejados. Essa fórmula está disponível em nosso Curso de Home Studio.

Software de Gravação de Graça

ardour linux interfacePor outro lado, se o custo do software de gravação for definitivo para a sua escolha, não precisa pensar em quebrar o porquinho para comprar um software caro. Existem os softwares de gravação gratuitos e eles podem resolver seu problema. Considere dar uma olhada em: Ardour, SonicProducer, DubTurbo, Fruity Loops Studio (FL Studio), Audacity, Goldwave e Kristal Audio Engine. Por que não se divertir e experimentar alguns deles?

Todo mundo que usa um software de gravação tem seu próprio favorito. Cada usuário toma partido de seu software e o defende como um time de futebol. No entanto, cabe a você decidir sobre o software que é mais adequado aos seus objetivos. Sugiro que você experimente as alternativas gratuitas ou mais baratas, até ter certeza sobre a direção de gravação que deseja tomar. Em seguida, realize a análise dos softwares que descrevi acima e resolva o que você considera ser o melhor software de estúdio de gravação.

Boas gravações!

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender Como Montar o Seu Estúdio de Gravação Musical de Alta Qualidade, Sem Investir em Equipamentos Caros, recomendo que você confira esse vídeo agora mesmo...

QUERO VER O VÍDEO


Rodrigo Marques

Rodrigo Marques

O Home Studio Fans acredita que todos os talentos precisam ter a oportunidade de realizar seu sonho de gravar suas músicas, spots, tudo com alta qualidade. E acreditamos que o Home Studio seja a chave para libertar o poder de produzir música em casa, abrindo portas para empreendedores e artistas desenvolverem novas habilidades, espalhando o bem ao redor do mundo.