sound forge nao esta gravando

Nossa, o Sound Forge não está gravando, e agora, o quê podemos fazer? Neste post, nós vamos conferir, quais são os quatro principais motivos que fazem o Sound Forge parar de gravar áudio repentinamente. O último motivo é o mais grave, mas todos esses problemas têm uma solução lógica, possível de contornar. Vamos lá?

Clique Aqui e Aprenda Mais!

Conversando com uma série de iniciantes na arte da produção de áudio, pude perceber que um dos maiores problemas, é lidar com softwares e hardwares no ambiente do estúdio de gravação. 

Imagine você numa bela manhã, totalmente inspirado por sua nova composição musical, pronto para gravar uma base harmônica, e de repente, até cantarolar a nova letra da música.  Então, o Sound Forge para de gravar ou simplesmente se recusa a reconhecer a sua fonte de áudio. O seu grau de criatividade decai alguns pontos, mas você suspira profundamente e tenta seguir adiante com seu fluxo de trabalho. Assim, após alguns longos minutos, você descobre que o problema, que parecia simples, como o Sound Forge que não está mais gravando, passa a ser a preocupação principal do dia. 

Thor OdinsonEm casos como esse, quem você chamaria? O Homem de Ferro? O Superman? A Mulher Maravilha? Seria tão eficiente chamar qualquer um desses super-heróis, quanto chamar pelos Bombeiros. A melhor forma de resolver um problema desses, quando inesperadamente o seu editor de áudio (no caso Sound Forge), para de gravar por algum motivo desconhecido, é recorrer à sua coleção de experiências passadas e tentar imaginar o que pode estar causando essa parada súbita na gravação. 

A coisa fica ainda mais horripilante, principalmente se na última sessão de gravação, o Sound Forge funcionou perfeitamente, sem qualquer embaraço. Mas não se preocupe, vamos listar aqui pelo menos quatro possíveis causas, que podem estar fazendo o Sound de Forge parar de gravar e que você pode resolver, usando algumas habilidades básicas, sem precisar chamar nenhum personagem da Marvel ou da DC Comics. 

As causas que fazem um editor de áudio para de gravar são essas: 

#01 - Você Precisa Configurar a Entrada de Áudio do Sound Forge 

Esse pessoal que cria softwares, é sempre muito lógico e essa lógica, também está presente nesse softwares, e por mais criativos que eles possam parecer, eles são feitos  sob uma base lógica. Uma das lógicas comuns em softwares editores de áudio, como é o caso do Sound Forge, é que ele possui uma entrada e uma saída, que é comumente plugada ao driver de áudio da sua interface ou placa de som. Essa é uma conexão virtual, feita dentro das configurações do software. 

No caso do Sound Forge, você pode ver como estão configuradas as entradas, através do menu Options > Preferences > na guia Áudio Device. Lá você encontra a opção “Audio device type” e uma caixa com o menu onde você pode selecionar o driver da sua interface de áudio.   audio device type

O roteamento do playback pode ser configurado na opção seguinte, tanto para playback, quanto para gravação. Outra ideia interessante, é brincar um pouco com o buffering de playback, caso o áudio esteja apresentando pequenas interrupções durante a reprodução.   

Se você estiver utilizando qualquer outro software, lembre-se de que eles utilizam quase sempre a mesma lógica e possuem um gerenciador de entradas e saídas de áudio, totalmente configuráveis. 

Nesse caso, recomendo que você experimente algumas combinações de configurações, até que possa ouvir algum som entrando no Sound Forge, o que é fácil de perceber, quando você está monitorando a entrada com o medidor V.U. 

#02 - O Driver de Áudio da Sua Interface ou Placa de Som Não Está Funcionando 

Outro grande problema que faz o Sound Forge para gravar, surge quando o driver de áudio, por algum motivo, para de funcionar. Se você instalou algum hardware novo em seu computador recentemente, talvez esse novo dispositivo possa estar entrando em conflito com o driver da sua interface de áudio ou placa de som. Isso vale também para atualizações de software, principalmente de sistema operacional, quando você migra de uma versão, por exemplo, de Windows 7 para Windows 10, é bem possível que alguns drivers de áudio parem de funcionar, ou que o Windows 10 não o suporte nativamente. 

Outro fenômeno que ocorre, é que em novos sistemas operacionais, alguns drivers de áudio antigos são capazes apenas de reproduzir áudio e não de gravá-lo. A solução nesse caso, é fazer um downgrade, ou seja, voltar para a configuração de hardware ou software mais compatível com o seu equipamento, ou melhor ainda, a opção mais segura, adquirir uma nova interface de áudio, compatível com o seu novo sistema operacional.

#03 - Sua Fonte de Áudio Não Está Plugada 

É muito comum no Home Studio, mesmo em um grande estúdio de gravação, termos uma infinidade de cabos espalhados por toda parte. Se o seu estúdio não está tomado por cabos, é por que você acabou de montá-lo. Dentro de alguns meses, você verá o seu estúdio de gravação, mais como um data center do Google do que apenas um estúdio gravação em casa. 

Em meio a tanta bagunça e caos, é compreensível que você esqueça algum cabo desplugado atrás da sua interface de áudio. Até mesmo um cabo elétrico, que alimenta um equipamento importante, pode ficar desplugado, e essa é uma das causas comuns que fazem o Sound de Forge parar de gravar. Você deve investigar se está tudo ligado, e se a lógica das entradas de áudio está fisicamente correta. Seguindo esses passos, logo você será capaz de voltar a gravar no seu editor de áudio preferido. 

#04 - Sua Placa de Som Morreu 

As três últimas opções são menos trágicas do que essa, mas por mais que possa parecer ruim, é possível que a sua placa de som possa estar com defeito, ou que tenha morrido de vez. Para muitos, esse pode ser um momento de nostalgia e lágrimas, para outros, a oportunidade de evoluir e comprar aquela interface de áudio tão sonhada. 

Por outro lado, nem tudo está perdido. Antes de condenar qualquer equipamento eletrônico, seja uma interface de áudio, placa de som, microfone ou qualquer que seja o dispositivo, tente pluga-lo em outro sistema a fim de comprovar que a falha está mesmo nessa interface de áudio.   

Eu vejo muita gente perdendo tempo e dinheiro com diagnósticos equivocados, muitas vezes, influenciados por um viés emocional muito grande (no caso a vontade de comprar um novo equipamento e evoluir) e isso pode atrasar bastante a nossa vida. Veja que, tudo aquilo que nos tira dinheiro e que não soma valor ao nosso dia a dia, pode ser considerado fútil, inútil e limitante. Por outro lado, quando você consegue identificar um problema, apenas adquirindo novos conhecimentos, aí sim, você estará se libertando, dando um passo à frente, rumo ao seu objetivo, seja ele qual for. 

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender Como Montar o Seu Estúdio de Gravação Musical, de Alta Qualidade, Sem Investir em Equipamentos Caros, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO


rodrigo marques

Rodrigo Marques

O Home Studio Fans acredita que todos os talentos precisam ter a oportunidade de realizar seu sonho de gravar suas músicas, spots, tudo com alta qualidade. E acreditamos que o Home Studio seja a chave para libertar o poder de produzir música em casa, abrindo portas para empreendedores e artistas desenvolverem novas habilidades, espalhando o bem ao redor do mundo.