Como Fazer Música

Se você deseja encontrar um método sobre como fazer uma música, então vamos observar como funciona o processo de produção musical em 3 passos simples. Continue lendo...

A música se tornou a forma de entretenimento mais popular do mundo, tanto para profissionais quanto para hobistas. Como o avança da tecnologia, o abismo entre o entusiasta de música e o produtor de áudio se tonou menor. Usando alguns softwares e as habilidades corretas, um músico pode perfeitamente produzir suas músicas para vender, ou mesmo para distribuí-la de graça pela Internet. Para você que está começando agora ou para você que já entende um pouco sobre os processos de produção, aqui está a chave para a produção musical em 3 passos simples:

1. Pré Produção

Trata-se de uma preparação antes de iniciarmos o processo de produção. Temos uma “checklist” para isso:

microfone studio guitarras small

1. Composição. Esse processo inclui a composição da música e do arranjo, escolha da nota fundamental, tempo, o gênero musical. Também a escolha da instrumentação ou orquestração que será utilizada no produto final.

2. Escolha dos Músicos. Se você estiver em uma banda, provavelmente você já tem os músicos para tocar a música que você escreveu. Porém, se você é um artista solo ou um cantor/compositor, normalmente você terá que convidar alguns músicos amigos para tocar por hobby ou por trabalho. Importante lembrar que dentro do Curso de Home Studio você vai descobrir como é possível produzir o seu álbum sem depender desses músicos.

3. Definir um tempo de conclusão e um orçamento. Ter uma meta de conclusão é muito importante, porque isso faz com que você tenha um compromisso consigo mesmo. Em muitos casos, artistas chegam a despender anos produzindo apenas uma única música, tudo para tentar deixá-la perfeita. Uma data para terminar o projeto faz com que tenhamos a visão do todo e que o álbum em si é o mais importante. A qualidade do produto é formada pelo todo. Um orçamento também deve ser definido nesse momento, tudo para que você não se veja sem condições de concluir o seu projeto. Se você vai produzir tudo em seu Home Studio, considere orçar o seu próprio tempo durante a produção, pois o tempo é tão importante quanto o fator financeiro.

2. Produção

No processo de produção da música nós podemos incluir as seguintes tarefas:

mulher cantando microfone studio small

1. Gravação. O processo de gravação pode ser feito ao vivo (instrumentos e vocais ao mesmo tempo) ou através de pistas (gravando cada instrumento em um canal separado). Essa é uma escolha que deve levar em consideração as finalidades do seu projeto e o gênero em que está pretendendo produzir. Por exemplo: Se você toca jazz, tocar todos juntos primando o contato visual é ótimo para criar o ambiente de energia necessário a esse gênero. 

2. Colocação das Vozes. Esse é um processo geralmente feito após a gravação inicial, depois das primeiras pistas. Alguns músicos tem uma melhor performance e conseguem gravar a música inteira sem qualquer falha. Outros, por sua vez, requerem uma técnica chamada “Overdub” que consiste em gravar uma segunda vez para sobrepor a primeira. Por Exemplo: Onde o violão é dobrado ou se utiliza duas vozes para fazer a voz principal.

3. Edição e Mixagem. Após tudo estar gravado e você estar satisfeito(a) com o seu som, vem a parte da edição e da mixagem, tudo para dar aquela qualidade que você busca para a sua gravação. Nesse passo é muito importante ter um profundo conhecimento sobre esse assunto para que tudo termine do modo como você imaginou. Conhecer o melhor programa para fazer música é essêncial para a conclusão do projeto. 

3. Pós Produção

Após concluir os processos de gravação e mixagem, o passo final para a produção musical é:

maxx volume small1. Masterização. Usualmente esse passo é feito por um profissional chamado “engenheiro de masterização”. Porém alguns produtores (principalmente donos de Home Studios) preferem masterizar sozinhos seus próprios materiais. O conceito fundamental para a masterização é o de equilibrar e balancear suas músicas dentro do álbum, ou mesmo aprimorar a gravação do seu single. Algo muito importante quando você pretende realizar uma masterização pessoalmente, é estar embasado nas técnicas utilizar nesse tipo de processo. O Curso de Home Studio conta com toda essa teoria de masterização, tudo para que você consiga fazer isso quando desejar.

2. Duplicação. Se você deseja vender CDs físicos, vai precisar da duplicação. O processo de masterização produz o que nós chamamos de “Master”, uma cópia matriz a qual é usada para criar os CDs a serem distribuídos nas lojas. Se você desejar publicar apenas para o meio digital, você não precisa criar uma matriz física, apenas uma “Matriz Digital” – com a máxima qualidade de áudio que você puder alcançar.

garoto marketing small3. Marketing. A indústria da música está em constante transformação. As maiores gravadores não estão conseguindo ter total controle sobre os artistas como acontecia antigamente. Muitos artistas estão usando a Internet e as redes sociais para direcionar o seu mercado de fãs. A sua escolha do método de marketing pode refletir na sua imagem como artista. Por exemplo: Uma coisa é você ser um cantor sertanejo que vende seus CDs na porta dos shows e outra é ser um cantor astro renomado pela mídia, debaixo das asas de uma grande gravadora. Muitos DJs descobriram que fazer música eletrônica e vender para seus fãs as apresentações ao vivo é um ótimo negócio. Pense em como você quer aparecer para as pessoas que gostam de você e como isso vai afetar a sua carreira artística.

Ao aplicar esses 3 passos simples para fazer músicas, você estará mais próximo de ter em mãos todas as suas músicas concluídas, tornando-as em um produto que pode ser distribuído online pelas grandes redes como iTunes, MySpace, YouTube, ou em qualquer outro meio que o seu gosto ou orçamento alcance.

Deseja a você todo o sucesso!

Uma dica extra do Rodrigo: Se quer aprender mais sobre Home Studio, eu deixei um link para um eBook onde compartilho os 3 Segredos do Home Studio que vão ajudar VOCÊ a entender melhor, como montar um Home Studio de qualidade e fazer gravações realmente incríveis, ainda HOJE (sem investir em equipamentos caros). Clique aqui e pegue o seu eBook.

EU QUERO MEU EBOOK!


Rodrigo Marques

Rodrigo Marques

O Home Studio Fans acredita que todos os talentos precisam ter a oportunidade de realizar seu sonho de gravar suas músicas, spots, tudo com alta qualidade. E acreditamos que o Home Studio seja a chave para libertar o poder de produzir música em casa, abrindo portas para empreendedores e artistas desenvolverem novas habilidades, espalhando o bem ao redor do mundo.