c01u studio

Por que você deveria ter um Home Studio? Como músico, você pode gravar suas próprias composições, sem depender de terceiros para isso. Quem sabe, economizar um monte de dinheiro em uma produção que demandaria muito tempo de estúdio. Sabemos que grandes estúdios cobram por hora, então tempo é dinheiro. Você pode fazer uma dessas escolhas:

1) gravar em um estúdio profissional

2) fazer você mesmo em seu Home Studio

3) ou mesmo pedir a algum amigo para fazer isso junto com você

Claro, a opção de gravar tudo em casa no Home Studio parece ser a melhor. Você não precisa esperar pelos outros para fazer as coisas acontecerem. Ainda pode repetir a gravação quantas vezes você quiser, e poderá escolher os melhores momentos, quando estiver inspirado para gravar. Você tem o seu estúdio preparado para gravar a qualquer hora.

Você tentou gravar algumas coisas usando aquele microfone de computador, mas aquilo não tem capacidade para capturar todas as nuances da voz, o timbre do violão, as frequências do espectro auditivo, o que limita muito a qualidade. Salvo excessões, como explico nesse post. Eles são indicados apenas para uso com programas de comunicação como o Skype, pois tem qualidade de telefone apenas.

Agora eis a questão: Como comprar um microfone de baixo custo? Um por menos de R$500,00? Microfones profissionais são dotados de conectores XLR e você não vai conseguir plugar isso fácil no seu PC, a não ser que você tenha uma placa de som compatível, como a Delta 44, Mia, Darla, Layla, e outras mais. Claro, você quer um microfone e não, mais um equipamento para comprar para o seu estúdio só para poder usar esse dito microfone.

Uma forma barata de resolver esse problema é utilizar um microfone USB. USB? Sim, aquela mesma porta por onde você conecta a pen drive, a câmera fotográfica, tudo isso é plugado na porta USB. É muito fácil usar um microfone USB; basta plugá-lo na porta do PC e aguardar alguns segundos até que ele seja reconhecido como um dispositivo de som.

A qualidade desse equipamento é considerável e você pode utilizá-lo para gravações profissionais, sem perder qualidade. Claro, você pode vir a desejar uma upgrade para um microfone normal no futuro, mas será sempre bom ter um microfone USB em seu arsenal.

Um modelo Behringer C-1U é um exemplo de microfone USB que permite realizar gravações profissionais por menos de 100 dólares. Plugou em seu notebook, pronto! Você está preparado para gravar em qualquer lugar, com qualidade show!

Essa é uma das formas de resolver o problema do microfone para o estúdio. Veremos algo semelhante em nosso projeto de estúdio no Curso de Home Studio aqui no Home Studio Fans. Os segredos para tirar excelentes resultados de um microfone barato estão no curso.

 

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender Como Montar o Seu Estúdio de Gravação Musical, de Alta Qualidade, Sem Investir em Equipamentos Caros, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO