livro hsf
Seu Primeiro Passo...
Home Studio: O Primeiro Passo para a Liberdade
Junte-se a mais de 18.000 leitores e receba você também, o eBook, com o passo a passo para ajudar você a montar o seu estúdio e gravar áudio de qualidade! (é grátis!)
Você estará recebendo o eBook via e-mail.

speakers

Para gravar música e desfrutar de resultados positivos em seu Home Studio, é muito importante conferir a acústica da sua sala de gravação.

Se você está fazendo um estúdio, o primeiro passo é pensar em escolher uma sala que esteja longe o bastante da rua e de fontes de ruído, tais como: sala da TV, banheiro, cozinha, ou garagem que contenha carro.

Neste artigo, eu gostaria de compartilhar algumas dicas sobre como melhorar a acústica da sua sala de gravação, prevenindo o vazamento de som e mantendo a sua gravação de alta qualidade.

Paredes Paralelas

Uma sala com paredes paralelas e próximas produz desvantagens para a gravação. Isso ocorre porque a quantidade de som cria ondas permanentes e isso termina em ruídos e ecos indesejáveis.

Para evitar esse problema, você pode cobrir uma das paredes. Criando uma parede desigual ou com superfície absorvível. Você pode fazer pirâmides ou treliças. Esse tipo de superfície reflete e difunde o som que você deseja ouvir. O som difuso previne ondas permanentes e eliminam pontos mortos. Você deve também colocar nas superfícies planas alguns difusores como a espuma ortopédica e materiais como carpete espesso. 

Posicionando os Monitores e Áudio

O posicionamento errado do monitor de áudio pode provocar uma interferência de fase entre o som refletido e o som direto. Se a quantidade de som refletido que se propaga pela sala for maior do que o som que sai do monitor, então você terá um efeito forte de reverberação. Então, você deve posicionar as torres dos monitores de forma que eles fiquem próximos das paredes, do teto, dos equipamentos, tudo para evitar a reverberação. Se suas paredes ou teto não são boas em absorver o som, então evite colocar os monitores nos cantos.

Absorção Moderada

Uma absorção excessiva pode criar um som morto na sala. Escolha materiais que absorvam uma extensa faixa de áudio, como: piso de madeira dura, tecido espesso como carpete, ou mesmo gesso.

A acústica da sua sala é boa, quando você não consegue ouvir nem um eco. Quando você bater palmas dentro da sala, deve ouvir uma leve reverberação. Assim você poderá desfrutar do som limpo e balanceado do contrabaixo. O cymbal não fica com um som seco e as vozes dos cantores soam limpas e definidas entre os monitores.

Essas dicas ajudarão a melhorar a eficiência de sua produção musical dentro do seu Home Studio e garantem que você possa usufruir de gravações perfeitas, dentro e fora do estúdio.

 

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender como montar o seu estúdio de gravação musical, de alta qualidade, sem investir em equipamentos caros, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO


Recomendados

Recomendados