livro hsf
Seu Primeiro Passo...
Home Studio: O Primeiro Passo para a Liberdade
Junte-se a mais de 18.000 leitores e receba você também, o eBook, com o passo a passo para ajudar você a montar o seu estúdio e gravar áudio de qualidade! (é grátis!)
Você estará recebendo o eBook via e-mail.

unicornio midi

O limite dos editores MIDI é mesmo a nossa criatividade, e nesse quesito Andrew Huang foi muito além da Imaginação. Vamos conferir o que inspirou esse músico a usar o editor de notas MIDI do piano roll, para fazer um desenho de unicórnio, que quando tocado, produz música de verdade. Vamos lá?

Foi-se o tempo em que você tinha que ficar imaginando como ficariam as notas no seu arranjo musical, usando aquele sequenciadores MIDI que não passavam de um pequeno console, com alguns botões e uma lógica por trás deles.

Quando pensamos em editores MIDI, podemos mesmo desenhar as notas e colocá-las na posição exata que desejamos. Quando falo em “desenhar notas no editor MIDI”, não estou exagerando, alguns músicos realmente desenham todas as notas do arranjo, copiando e colando os padrões, e muitos deles, nem estão utilizando mais o teclado controlador para escrever essas notas no editor MIDI.

Vídeo do Unicórnio MIDI com 100 mil Likes

O Canadense, Andrew Huang, viu sua conta do Twitter explodir e bater os mais de 100 mil likes e 100 mil retweets, isso quando postou o vídeo sobre o Unicórnio MIDI, que quando executado, produz notas harmônicas, extremamente interessantes. 

unicornio midi twitter

No vídeo a seguir, você pode conferir Andrew Huang contando um pouco dessa história e de como ele conseguiu inspiração para fazer esse unicórnio MIDI funcional. Uma bela história, que serve de inspiração para todos nós e abre a nossa mente para as novas possibilidades do MIDI, além de mostrar o que é possível fazer com essa tecnologia.

Andrew disse que foi inspirado por outro músico que havia criado uma sequência MIDI com desenhos de pássaros. O grande desafio de Andrew foi transportar a figura do unicórnio para uma sequência harmônica de notas, que ao ser executada, produzisse uma melodia aceitável. Após uma dose de perseverança e alguns fracassos, Andrew finalmente conseguiu criar a sua “obra de arte musical”.

O Que Arranjadores MIDI Podem Aprender com Isso?

A parte mais difícil de fazer ao transportar qualquer imagem para um editor MIDI e tentar representá-la através da escala musical, é que as notas realmente não combinam. Para contornar isso, você tem que compor alguma coisa em cima do desenho e isso tem que ficar minimamente agradável de ouvir.

Diferente de uma música, onde encontramos padrões muito simples na composição e quase sempre vemos séries de notas que não produzem qualquer figura, nesse caso específico, a dificuldade começa desde a crina do unicórnio, passando pelo chifre e encerrando nas últimas duas notas do focinho. Dá pra imaginar?

Pode parecer loucura o que esse homem fez, mas, essa é a prova de que com alguma meta em mente, é possível criar caminhos para alcançá-la.

Pense nisso. 

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender como montar o seu estúdio de gravação musical, de alta qualidade, sem investir em equipamentos caros, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO


Recomendados

Recomendados