livro hsf
Seu Primeiro Passo...
Home Studio: O Primeiro Passo para a Liberdade
Junte-se a mais de 18.000 leitores e receba você também, o eBook, com o passo a passo para ajudar você a montar o seu estúdio e gravar áudio de qualidade! (é grátis!)
Você estará recebendo o eBook via e-mail.

Encontrando musicas por data

Encontrei uma ferramenta online capaz de encontrar músicas por data de lançamento, isso é legal porque você pode encontrar os principais lançamentos de musicas internacionais, até aqueles que você não lembrava mais o nome. Vou falar sobre isso nesse post. Vamos lá! 

A Música é uma Máquina do Tempo

A nostalgia é um sentimento que acomete aos mais velhos como eu. Apesar de não podemos lembrar de todos os detalhes, os anos 90 foram mesmo muito marcantes e uma forma de relembrar aqueles bons tempos é através da música.

Se você é leitor do HSF sabe que a data que eu mais comento é 1997, quando montei meu primeiro Home Studio e comecei a gravar minhas composições.

Isso me causa muita nostalgia, porque eu passava horas e horas estudando o Cakewalk Audio Pro, tentando criar arranjos MIDI e ainda posso me lembrar dos timbres magros do velho PSR-520 (depois substituído pelo PSR – 540 e agora por VSTis). O nome disso é Evolução.

Encontrando Músicas Por Data

O site TheNostalgiaMachine.com está em inglês, mas tudo o que você tem que fazer é selecionar o ano no topo superior direito e ver uma série de vídeo clipes surgirem como resposta.

Eu fui para 1998 e encontrei Shania Twain - You're Still the One um arranjo emocionante

 

 

Em 1995 achei Des'ree - You Gotta Be com seu violão MIDI da época

 

 

Em 2009 achei The Black Eyed Peas - I Gotta Feeling a música que vendeu mais de 6 milhões de downloads

 

 

Essas músicas me fazem lembrar de um Rodrigo que se foi e deu lugar a um outro, não melhor, mas diferente.

Por que você deveria ouvir músicas antigas

TheNostalgiaMachine.com não mostra músicas nacionais, porém é uma fonte incrível para você que está buscando conhecimento sobre produção musical, porque é possível acompanhar a evolução do estilo de mixagem dos anos 90, a densidade de timbre dos anos 2000 e a criatividade e texturas do anos 2010.

Segure-se firme, porque a nostalgia é um sentimento forte, de partir o coração. Contudo, se você curte música tanto quanto nós aqui do HSF, uma boa dose de música velha pode ajudar a liberar boas doses de dopamina no seu corpo.

Outra coisa boa é que músicas do passado também servem para aumentar a sua percepção e alimentar o seu subconsciente com diversos estilos musicais. É um bom material para desenvolver a sua criatividade.

Estamos juntos! 

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender como montar o seu estúdio de gravação musical, de alta qualidade, sem investir em equipamentos caros, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO


Recomendados

Recomendados