Passos para gravar audio de qualidade pelo notebook

Esse post de hoje é pra você que não tem um Home Studio e ainda assim, quer gravar áudio de qualidade pelo notebook. Se você seguir esses três passos, terá resolvido boa parte dos problemas que podem aparecer quando você usa o notebook pra gravar áudio. Vamos lá?

 

Se você quer apenas gravar um podcast, uma apresentação ou mesmo produzir um áudio book, é possível gravar áudio pelo notebook com qualidade de estúdio. Para conseguir isso, nós vamos conferir aqui três passos para você conseguir extrair o melhor do seu notebook e começar a gravar áudio finalmente.

Problemas ao Gravar Áudio pelo Notebook

gravar audio notebook problemasGravar no notebook é bastante prático, e isso faz muito sentido se você busca um pouco mais de qualidade do que poderia oferecer um smartphone. Um dos grandes problemas encontrados ao gravar áudio pelo notebook é a presença de dois tipos de ruídos, que podem arruinar completamente a qualidade do áudio e desencorajar você de usar seu notebook como uma ferramenta de gravação.

E acredite, não existe nada pior do que a gravar meia hora de áudio e depois descobrir que a gravação ficou impossível de ouvir, por causa da quantidade de ruídos que surgiram do nada.

O primeiro problema mais comum ao gravar áudio pelo notebook é causado pelo seu sistema de refrigeração embutido. Existe um ventilador dentro do notebook que visa resfriar o processador e ele faz muito barulho, principalmente se você tiver tentando gravar áudio pelo microfone do notebook.

Outro grande problema é quanto a um ruído elétrico irritante que todo notebook apresenta e que não ocorre em nenhum tipo de smartphone.

Não se preocupe, ambos os problemas são fáceis de resolver.

Melhor maneira de gravar áudio pelo notebook

gravar audio notebook tecladoSe você for gravar áudio pelo microfone do notebook, em algum momento ele vai esquentar e você vai ter o ruído do ventilador. Nesse caso, recomendo que você use um microfone externo USB ou via p2 pra fazer essas gravações, deixando o microfone à pelo menos um metro de distância do notebook.

O segundo problema, do ruído elétrico, é muito fácil de resolver: Alguns modelos de notebook apresentam esse ruído, praticamente um zumbido que é causado pela fonte de alimentação quando está ligada na tomada. Então, pra resolver esse problema, basta usar o notebook no “modo bateria” sempre que for gravar o seu áudio.

Melhor gravar áudio usando o Audacity

gravar audio notebook interface de audioSe você quer ter mais controle sobre a sua gravação, principalmente dos níveis de entrada de sinal, recomendo que você abandone o gravador de som do windows 10 e passe a utilizar um editor de áudio como o Audacity. Nele você pode controlar tanto a origem quanto o nível de entrada de sinal do seu microfone. Além do mais, pode exportar para uma infinidade de formatos de áudio.

Como eu disse, seguindo esses três passos será possível conseguir extrair o mínimo de qualidade necessária reproduzir áudio decente usando um notebook e depois, partir para produções mais elaboradas e profissionais.

Espero que isso possa ajudar você a ter suas primeiras gravações de qualidade.

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender como montar o seu estúdio de gravação musical, de alta qualidade, sem investir em equipamentos caros, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO


Recomendados

Recomendados