cp3v-screen

Você acordou hoje com vontade de saber o que é um compressor de som, então esse post vai responder isso e mostrar como essa ferramenta é importante para o seu futuro Home Studio. Continua...

Antes de mais nada, não vou vender muito a ideia do compressor de som, até porque existem outras ferramentas tão importantes quanto essa que são usadas no estúdio de gravações em uma base diária.

Ao pensar no nome dessa ferramenta, podemos imaginar algo sendo comprimido e espremido para caber em algum lugar. Afinal, um compressor server para comprimir.

O Que é Um Compressor de Áudio?

compressor de audio azulUm compressor de som é mesmo um compressor, é uma ferramenta usada há décadas, tanto em estúdios de gravação quanto em shows ao vivo, e é muito usado nos vocais, baterias e instrumentos com muita variação dinâmica.

O compressor de som é usado para manter o áudio sob controle, com níveis elétricos variando dentro de uma faixa dinâmica, dentro do limite do seu equipamento de áudio. Um compressor é capaz de levantar o áudio mais fraquinho para um nível de volume mais forte, o que é ótimo para manter os vocais estáveis e completamente audíveis.

Normalmente um compressor de som vem com um limitador de som embutido. Se o vocalista resolve gritar no microfone, além de comprimir o áudio para um nível agradável aos ouvidos, o limitador de som segura o sinal elétrico para não saturar seu sistema de som.

Um compressor de áudio durante a mixagem

audio mixer brilhanteSe você está estudando o Curso de Home Studio, então está aprendendo como usar técnicas de pré-masterização dos canais de áudio, isso significa que a sua mixagem ficará muito mais plana, com comportamento dinâmico totalmente sob controle.

Em mixagem, quanto mais controle você tem, mais agradável e estável se torna o resultado da sua produção.

Compressores de som ou áudio em formato de plugin VST

compressor vst oldstyleComo não poderia ser diferente com os compressores de áudio, atualmente qualquer equipamento de estúdio existe em formato de plugin VST ou DirectX.

Existe uma enorme quantidade de compressores, alguns fazendo o básico, outros com funções antidistorção. Seja qual for o plugin compressor, se usado no momento certo, pode definir a diferença entre uma gravação amadora e uma profissional.

Compressores de som que você já usa todos os dias

iphone x audioSe você leu o post anterior a este, então sabe que comecei gravando com o microfone de uma câmera de vídeo. Mas não tinha compressor Rodrigo? O bom é que toda câmera de vídeo, mesmo as mais antigas, possui um compressor dinâmico de som, muitos deles controlados pelo zoom da câmera. É como se o microfone pudesse se proteger de sons muito fortes, ou amplificar sua audição para capturar sons muito distantes. É uma engenharia muito inteligente, que existe há décadas e que muitas vezes usamos sem perceber.

Até mesmo um Smartphone possui um compressor dinâmico para o seu pequeno microfone. Se você for observar, existe até um Noise Gate para remover ruídos de fundo.

Poderia falar horas sobre esse compressor de áudio ou de som, mas acredito que a melhor forma de entender esse compressor é aplicando, o que está sendo falado, na prática. Muitas vezes só entendemos como algo funciona, quando fazemos funcionar.

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender Como Montar o Seu Estúdio de Gravação Musical, de Alta Qualidade, Sem Investir em Equipamentos Caros, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO