o-som-startrek

O Som de Star Trek é incrível, mas é espantoso saber que alguns deles foram criados misturando miados de gato e rugidos de leões. Com a fantasia aflorando, o desenhista de som Ben Burtt conseguiu produzir sons sci-fi para alimentar a indústria do cinema por 50 anos. Vamos conferir um vídeo sobre como esses efeitos foram criados...

Ben Burtt é um desenhista de sons, ou sound designer, a vida dele é criar sons que não existem na natureza, como sons de armas laser, naves explodindo ao cair na atmosfera da Terra, portas futuristas se abrindo... Para criar do zero os sons de Star Trek Além da Escuridão, o estúdio escolhido foi do cineasta George Lucas, no seu Skywalker Ranch. Sim, um estúdio na fazendo do criador de Star Wars... Eles são todos amiguinhos, não se preocupe. Spock velho é amigo do novo e por aí vai... 

O Mr. Burtt nos anos 60, já era um grande fã da série original de Star Trek, mas como estava em um colégio onde não havia TV, seu pai gravava o áudio de cada episódio semanal e enviava para ele por correio. Burtt ouvia cada episódio, semana após semana, e de certa forma todos aqueles efeitos sonoros ajudavam ele a imaginar o que ele não podia ver.

Nenhum outro gênero de filmes precisa de um sound designer tanto quanto o sci-fi, como disse Burtt. "Tudo é imaginário – as armas, criaturas. E tudo precisa de sons criados após o fato".

SynthesizerSintetizador analógico usado para manter a autenticidade do som. 


"Quando começamos a pensar em 'Star Trek ', isso não poderia ser uma imitação direta". Burtt disse isso no estúdio de Lucas em Skywalker Ranch, cercado de raridades como o microfone que foi usado para gravar a respiração do Darth Vader, o mapa de sons oficial de 'Star Wars' e uma peça de música dedicada a Burtt composta por John Williams, e muito mais! "Quando você para os conceitos, você os reconhece. Eles estão todos certos. A Enterprise parece geralmente a mesma, com detalhes ligeiramente diferentes. Do mesmo modo, eu queria fazer o mesmo com o som."

MikeO microfone usado para gravar a voz do Darth Vader em 'Star Wars', está entre as memórias no escritório de Burtt. 

O pessoal que tem Home Studio nem imagina o poder que tem nas mãos. Cantores de todos os gêneros estão produzindo milhões de minutos de gravações todos os dias, principalmente nos EUA. Essas gravações não se resumem a música de artistas famosos, por que em sua grande maioria são artistas com pequenos grupos de 100 mil fãs. Cineastas estão usando Home Studio há mais de 40 anos, como é o caso do George Lucas. Imagine poder criar algo com as próprias mãos? Isso é realmente incrível! Isso é poder! E Você pode!

Sucesso!

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender como montar o seu estúdio de gravação musical, de alta qualidade, sem investir em equipamentos caros, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO


Recomendados

Recomendados