Como Funciona Um Soundfont

O pessoal sempre tem essa dúvida sobre como funciona um Soundfont... Vamos conferir o conceito por trás de um arquivo Soundfont e como você pode usar isso para proporcionar extrema qualidade em suas gravações... Continue lendo e saiba mais sobre isso...

O Que é um Soundfont?

sforzando grandpiano telaUm Soundfont é basicamente um arquivo contendo amostras de áudio pré-gravadas em estúdio, esse áudio pode provir de diversas fontes, como: pianos acústicos, bateria, contra baixo, violão acústico, guitarras, etc. Esse tipo de arquivo é como um pacote, esse pacote é compatível com alguns softwares (programas de computador) que são capazes de invocar esses sons e executá-los sob demanda.

O motivo pelo qual um Soundfont é um arquivo único, muitas vezes com dezenas de MBs de tamanho, é por que é mais fácil ter centenas de amostras contidas em apenas um pacote. Imagine se você tivesse se você tivesse que carregar para o seu equipamento, mais de 100 amostras, levaria muito mais tempo do que simplesmente carregar apenas o único arquivo Soundfont.

Usando Arquivos SoundFont

controlador midi djUm bom exemplo de como usar um Soundfont, é carregando esse arquivo de extensão ".SF" para um software como o Sonar X, ou algo semelhante. Esse tipo de software possui plug-ins capazes de executar os sons contidos nesse tipo de arquivo. 

Outra forma de fazer isso é usando isso em um equipamento físico, como um teclado musical, e até mesmo controlando esse sistema via MIDI sob o comando do computador.

Imagine você ter 200 tipos de bateria diferentes em seu estúdio de gravações? E a facilidade de usar apenas esse arquivo para conseguir grandes resultados?

O bom do Soundfont é que você pode encontrar samples de ótima qualidade, até mesmo são distribuídos gratuitamente em diversos sites.

Veja esse exemplo de Soundfont de Piano 

A bateria é um instrumento muito complicado de manter em um estúdio de gravações, contudo se você tiver um Soundfont de bateria, poderá ter quantos tipos de bateria desejar a sua disposição.

Se você não quer comprar um Roland JP-8000 que custa uma pequena fortuna, pode comprar um Soundfont com todos os sons dele e pagar menos de $10 dólares.

Se você pretende montar o seu Home Studio, saiba que vai se acostumar com esse tipo de arquivo lotando seus HDs e produzindo muita alegria e liberdade para você!

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender Como Montar o Seu Estúdio de Gravação Musical de Alta Qualidade, Sem Investir em Equipamentos Caros, recomendo que você confira esse vídeo agora mesmo...

QUERO VER O VÍDEO


Rodrigo Marques

Rodrigo Marques

O Home Studio Fans acredita que todos os talentos precisam ter a oportunidade de realizar seu sonho de gravar suas músicas, spots, tudo com alta qualidade. E acreditamos que o Home Studio seja a chave para libertar o poder de produzir música em casa, abrindo portas para empreendedores e artistas desenvolverem novas habilidades, espalhando o bem ao redor do mundo.