piso bambu

Ao construir um estúdio de gravações, caso você possa investir mais recursos em qualidade, uma boa ideia é instalar um sólido piso flutuante de bambu. Bambu? Sim, bambu. No estúdio, o som geral que é produzido nessa sala com piso de bambu terá um impacto sobre a gravação, e você vai perceber que a acústica que vêm desse tipo de piso vai realmente ajudá-lo a produzir o som da mais alta qualidade possível. Continua...

Agora, se você deseja aprender mais a fundo sobre esse assunto, recomendo que você confira esse link...

 

Um Conversor de Áudio de Qualidade

Outro ponto interessante é que o estúdio de gravação de áudio deve ter um conversor de áudio digital de qualidade. Isso vai ajudá-lo a produzir e mixar sua música, em vez de ter de combinar vários canais de fitas analógicas em uma mixagem. Na verdade, o formato de música digital vai permitir que você faça todos os ajustes necessários para criar uma mixagem perfeita.

Seu Microfone é um Herói

Como parte do processo, um microfone descente vai ser muito importante. A gravação a partir dessa fonte de áudio vai ter um impacto direto sobre a qualidade de suas gravações. Um microfone barato vai lhe dar resultados medíocres. Se o seu microfone não é bom o suficiente, não importa quão bom seja o seu software de gravação, os resultados serão sempre abaixo do esperado. Um microfone bom não quer dizer um microfone muito caro, é possível fazer ótimas gravações com microfones de 100 dólares.

Gravando uma Banda em seu Estúdio

Se você pretende criar uma gravação dinâmica, gravando uma banda ao vivo, terá que usar bastante espaço físico para colocar todos os integrantes em posição confortável e criar um ambiente agradável às sessões de gravação. Por outro lado, se você não possui muito espaço disponível, também poderá gravar como é de costume, capturando cada instrumento individualmente, de modo que você pode ajustar a potência deles durante a mixagem.

Pisos de Bambu Não São Essenciais

Falamos aqui dos pisos de bambu, mas esses não são se quer requeridos para uma ótima gravação, você pode se concentrar em remover o eco da sala e deixa-la com som neutro, com o mínimo de reverberação possível. Essa reverberação da sala só deve permanecer na gravação quando você intencionalmente desejar que essa reforce a ideia de um ambiente amplo, como uma sala de aulas ou uma apresentação de negócios. Mesmo assim, se você pode, porque não usar um piso de bambu Chinês?

Existem várias abordagens para gravações, por isso criamos a Fórmula HSF, uma abordagem direta sobre como produzir gravações de qualidade. Esse conteúdo está disponível no Curso de Home Studio. Se você é aluno, basta seguir essa fórmula para ter a certeza de um resultado final satisfatório. A ideia é nos tornarmos grandes modeladores de áudio, capturando, aparando, maximizando e aplicando efeitos. O resultado é como uma obra de arte digital.

Forte abraço!

 

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender como montar o seu estúdio de gravação musical, de alta qualidade, sem investir em equipamentos caros, recomendo que confira esse link agora mesmo.