cantora virtual japonesa HRP-4C

Você gostaria de aprender a cantar? Talvez no futuro seja possível ter uma professora de canto dentro de casa, com controle remoto. Enquanto isso não acontece, vamos dar uma olhada nesse robô, que usa a voz de uma cantora virtual japonesa, para dar "vida" a suas performances ao vivo! Confira!

Estamos na segunda década do século XXI, há 30 anos os filmes mostravam previsões de como seria o futuro para o nosso tempo. Muitos imaginam que não estamos vivendo toda aquela tecnologia dos filmes, mas a verdade é que estamos quase lá. A música é uma das áreas que mais se beneficiou pela tecnologia, principalmente por ter possibilitado o Home Studio como o conhecemos.

Os Robôs Cantam e Dançam

HRP 4C dancandoImagine uma cantora robótica, bem ao estilo "Exterminador do Futuro III", capaz de cantar imitando o timbre de qualquer cantora humana da atualidade. Agora, acrescente a possibilidade de uma performance de palco, e ainda, um visual clonado da artista em questão. Pronto! Temos uma substituta para essa cantora humana, capaz de fazer shows 24 horas, sem parar.

O robô humanoide utiliza a tecnologia VOCALOID, um software desenvolvido pela Yamaha, superpopular no Japão, que permite inserir a letra e as notas da música, para que esta seja cantada por uma cantora virtual japonesa, de voz sintética. Atualmente a tecnologia permite cantar em Japonês e Inglês, com essa voz feminina. O VOCALOID é um dos softwares mais vendidos da Amazon Japão, e tornou-se popular por suas características vocais adolescentes.

Confira o vídeo onde a robô humanoide HRP-4C faz uma performance ao vivo usando a tecnologia VOCALOID:

Elvis Pode Voltar como um Robô?

elvis roboAcredito que para o entretenimento e/ou para a educação, uma cantora robótica seja muito interessante. Porém, existem questões éticas e religiosas por trás desse tema. A tecnologia pode vir a trazer de volta o Michael Jackson em forma de humanoide. Quem sabe até Elvis Presley possa voltar nessa forma, fazendo shows em vários lugares do mundo, através de vários clones robóticos, simultaneamente.

São possibilidades...

E você, o que pensa da tecnologia VOCALOID e da cantora virtual japonesa?

Abraço!

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender Como Montar o Seu Estúdio de Gravação Musical, de Alta Qualidade, Sem Investir em Equipamentos Caros, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO