on-the-floor

Criar o futuro ou reinventar o passado? Essa é uma pergunta que nós vamos tentar responder comparando duas músicas parecidas: “Jennifer Lopez - On The Floor” e “Kaoma - Chorando Se Foi”, vamos descobrir se isso é legal e como o original nem sempre é original. Continue lendo e descubra...

Agora, se você deseja aprender mais a fundo sobre esse assunto, recomendo que você assista a esse vídeo...

Músicas Criadas Usando Estruturas Harmônicas Semelhantes

mulheres loiras gemeas ouvindo musicaTodo músico sabe que é possível criar combinações infinitas de timbres, melodias e ritmos, mas sabe também que algumas canções compartilham das mesmas estruturas fundamentais. Isso se assemelha com um esqueleto musical no qual você pendura uma nova roupagem, e ainda, outro exemplo disso é o da figura humana; você pode os mesmos ossos e estruturas faciais, mas elas estão distribuídas numa combinação um pouco diferente umas das outras, isso cria a identidade visual e porque não, auditiva.

Os compositores recebem suas músicas de algum lugar por pura conexão com o infinito, mas as ferramentas fazem esses sons se manifestarem nesse mundo são todas baseadas na teoria musical, essa pode criar algumas confusões, ou mesmo algumas semelhanças entre músicas produzidas em países distintos.

Sampling, Plágio ou Criatividade?

jlo studioEstive ouvindo duas músicas muito legais que curto muito, respeito também os artistas, mas foi praticamente impossível não perceber a semelhança entre as duas músicas. Resolvi comentar com vocês aqui no blog para saber o que acham dessas duas músicas e se elas são mesmo parecidas e o que vocês pensam dessa “Arte de Criar o Novo com o Antigo”.

3 Músicas com a Mesma Harmonia

Primeiro vamos ouvir a primeira música “criada” para J LoJennifer Lopez - On The Floor ft. Pitbull”:

Agora uma música que marcou época “Kaoma – Chorando Se Foi”:

Nota: Kaoma também não foi o primeiro no Brasil, Márcia Ferreira já havia feito algum sucesso em 1986.

Pesquisando um pouco mais você descobre que “Chorando Se Foi” (1989) é um plágio não autorizado dos Bolivianos Kjarkas-"LLorando se fue en escenario” de 1982, que por sua vez é acusado de ter plagiado dos Peruanos em 1981.

É perfeitamente legal usar técnicas de Sampling e Interpolation Music, aproveitando o conceito fundamental da música para produzir algo novo, principalmente na dance music!

Certamente essa não será a última versão da música, aquela melodia ficou linda com a "J Lo" Jennifer Lopez.

E agora, será que a produção da J Lo estava errada ao usar samplers dessa música para “criar” “On The Floor”?

Abraço!

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender Como Montar o Seu Estúdio de Gravação Musical de Alta Qualidade, Sem Investir em Equipamentos Caros, recomendo que você confira esse vídeo agora mesmo...

QUERO VER O VÍDEO


Rodrigo Marques

Rodrigo Marques

O Home Studio Fans acredita que todos os talentos precisam ter a oportunidade de realizar seu sonho de gravar suas músicas, spots, tudo com alta qualidade. E acreditamos que o Home Studio seja a chave para libertar o poder de produzir música em casa, abrindo portas para empreendedores e artistas desenvolverem novas habilidades, espalhando o bem ao redor do mundo.