Entenda como Funciona um CD ou DVD Protegido Contra Gravação

cd-protegido

Você gravou seu primeiro CD, mas agora tem medo de ser pirateado e ver seu trabalho árduo ser vendido por R$ 2,00 na primeira feira da sua cidade. Existem métodos que deixam o seu CD ou DVD totalmente protegido contra gravação. Continue lendo e descubra…

O Copy Protection também é conhecido como proteção de conteúdo ou restrição de cópia. Proíbe qualquer duplicação de CD e distribuição não autorizada ou visualização e reprodução de diferentes tipos de arquivo e mídia. A indústria de software, entretenimento, edição e gravadoras usam isso para impedir a cópia casual e evitar a pirataria de software.

Ao Imperador o que é do Imperador

moeda antiga cesarO que pode parecer uma duplicação de DVD inofensiva para a família, amigos ou colegas, pode realmente ser considerada uma violação dos direitos autorais do conteúdo. No entanto, os consumidores podem achar isso ruim, especialmente se eles quiserem criar um disco de backup (cópia de segurança).

Outros ainda dizem que os materiais protegidos por direitos autorais tendem a prejudicar os media players e leitores. Muitos acreditam que este é apenas outro esquema das empresas para aumentar suas receitas ao processar seus clientes.

Não importa qual o motivo para você querer proteger suas gravações em CD ou DVD, porque, não há mal nenhum em querer proteger seus arquivos pessoais. Pode não ser uma questão de lucro, mas simplesmente para obter a segurança que você precisa para arquivos confidenciais ou o crédito apropriado para seu trabalho guardado no disco.

Há muitas maneiras de evitar a duplicação indesejável de CD

cd algemasVocê pode tentar usar os métodos profissionais de proteção de mídia, porém nem isso garante que hackers e crackers trabalhem dias e noites para quebrar a sua proteção. Apesar de não serem métodos cem por cento seguros, é possível garantir um bom nível de segurança para seus arquivos.

Um dos primeiros métodos é o uso do Content Scrambling System ou tecnologia de criptografia CSS. O conteúdo do disco é criptografado e para ser acessado, o player ou o leitor deve ter uma chave de decodificação específica. Da mesma forma, a duplicação de DVD é reduzida porque os discos criptografados restringem a reprodução não autorizada em aparelhos de DVD.

Apesar disso, este sistema não é acessível devido ao seu alto custo. O Macrovision é outro método de proteção contra cópia, mas está causando muito descontentamento devido à sua incompatibilidade com diversos equipamentos de reprodução de vídeo, que afeta a qualidade física do disco.

Uma duplicação de CD indesejada também pode ser evitada se você mandar fabricar seus discos pelo processo industrial da prensagem. Novamente, você tem que pagar taxas de licenciamento dispendiosas que exigem também um número mínimo de cópias a serem prensadas.

Usando Marca D’água e Erros Esporádicos

guardando dvd envelopeA alternativa mais favorável para os consumidores e mais barata é usar uma marca d’água que pode ser feita manualmente ou usando um determinado software. Quando o inevitável ocorrer (a duplicação do CD ou DVD), estará garantido o devido crédito por seu trabalho.

Se isso não for o que você deseja, existem vários softwares disponíveis para download ou compra que fazem a proteção contra cópia para você. Eles utilizam métodos para isso que podem variar de erros esporádicos na gravação dos setores do disco, impedindo a leitura do disco durante a cópia, ou a utilização de vários módulos de segurança que trabalham juntos em um sistema complexo que é difícil de quebrar ou crackear.

Um método mais simples é o uso de senhas no conteúdo do seu disco. Ainda assim, se tudo isso falhar, a esperança é de que seu material seja usado por pessoas honestas para que não haja a duplicação do CD ou DVD. Se o conteúdo for muito particular, evite gravar mais de uma cópia e tente manter esse material em um cofre.

Estaremos falando mais sobre CD ou DVD protegido contra gravação aqui no site!

Abraço!

Uma dica extra do Rodrigo: Saiba como eu montei o meu estúdio de gravação musical e consegui gravar as minhas mais de 40 músicas sem gastar fortunas com equipamentos e softwares caros.

Confira o vídeo exclusivo que eu preparei pra você!

QUERO VER O VÍDEO!

Tags: , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.