GarageBand para Windows? Será que Existe? Vamos Descobrir!

garage band para windows

GarageBand é um software sintetizador e editor de áudio muito interessante que vem na suíte do iLife MacOS. Esse software, como é de costume na Apple, é de excelente qualidade. Imagine que até a Microsoft recomenda! Até esse ponto, tudo bem, o GarageBand é um show, produz muito bem, mas tem um pequeno problema: O GarageBand Não roda no Windows! O GarageBand não é tão profissional quando um Logic Studio (também da Apple), mesmo assim, algumas bandas como a Nine Inch Nails usam o software. Será que existem alternativas ou um software melhor que o GarageBand? Vamos descobrir agora!

É tudo muito bonito, muito fácil de usar, porém mais de 94% da população da terra não usa um Mac. Será que esse problema do GarageBand com o Windows tem solução? Essa é a parte mais melancólica do post, porque a notícia não é boa. Não é possível, nativamente, rodar o GarageBand no Windows.

Sabendo disso, vamos desistir de tentar fazer o GarageBand rodar no Windows, isso é muito complicado. Partiremos para outras ideias. Quais as opções de editores e sintetizadores de áudio temos nós, usuários de Windows? Pois bem, estive caminhando pela web e encontrei algumas soluções como: Kinetic, M-Audio e Acid Pro, também temos a solução Mixcraft, da Acoustica.

O MixCraft Pode Ser a Solução

Esse Mixcraft quase não demanda hardware, além disso, ele suporta formatos externos, como o Apple Loops, do Logic Studio e do próprio GarageBand.

Sua interface lembra bastante a do GarageBand, inclusive em relação às cores e aos ícones utilizados. Logo que abrimos o software, ele carrega uma demo, mostrando um pouco do que o Mixcraft é capaz de fazer.

Logo que pedimos um arquivo novo, ele disponibiliza cinco faixas de áudio com a edição, onde podemos clicar e editar as opções, acrescentar uma trilha de algum arquivo que esteja em meu computador, ou usar algum som da biblioteca.

A biblioteca é muito interessante, contendo inúmeras opções de samples com royalty-free, vindas de um banco de dados online. Então, quando você precisa de alguma dessas trilhas de áudio, ele baixa imediatamente, bem rapidinho. Até se a sua conexão for ruim, ele vai conseguir baixar sem problemas.

garage band ipad small

Resumindo, o Mixcraft pode ser considerado uma solução ao estilo GarageBand para se ter em Windows. O Mixcraft é tão simples de usar quanto o GarageBand, porém você pode vir a sentir falta do teclado virtual do GarageBand, isso pode atrapalhar a criar seus próprios samples.

Baixe a versão demo do Mixcraft clicando aqui e comece a criar suas músicas!

Dica: Se você não tem um Mac, pode ainda tentar usar o Apple iPad com alguma versão do GarageBand instalada.

Nem GarageBand – Nem MixCraft

cakewalk by bandlab release art

Recentemente, eu tive um contato imediato de terceiro grau com um software incrível chamado CakeWalk by BandLab. Meu amigo, minha amiga… Se você curte criar música e quer um software musical bonito, funcional e de alta qualidade, esse CakeWalk é a melhor coisa que inventaram nos últimos anos.

Em 1999, eu estava usando um software chamado CakeWalk Audio Pro 5.0. Era um software editor de MIDI, muito interessante, que era também a melhor opção para produzir e editar arranjos musicais em arquivos mid. Esse era um software focado em MIDI, possuía até mesmo um motor de áudio bem legal, mas ainda não tinha o poder dos PCs atuais que permitem explorar o potencial dos plugins VST e VSTi.

Costumo dizer que os softwares se desenvolvem melhor em uma área do que em outra. Com o CakeWalk Audio Pro não é diferente. Ele era muito bom com MIDI, mas fraco com áudio. Isso foi resolvido, parcialmente com o projeto Sonar 1.0. Era bonito, funcional e trazia um motor de áudio mais desenvolvido. Quando eu vi o Sonar pela primeira vez, abandonei o Audio Pro, mas continuei produzindo áudio em outros softwares. A mixagem do áudio no Samplitude Pro, outro software incrível da época, era muito superior, com muito mais processamento em tempo real.

Fiz uma dupla entre Audio Pro e Samplitude Pro. Isso foi o meu motor de produção de áudio por anos, e foi o que eu ensinei aqui no Curso de Home Studio Online de 2009 até 2017. Até que chegou uma novidade que me deixou bastante entusiasmado: CakeWalk by BandLab.

Em 2018 a empresa Filipina de tecnologias musicais BandLab Technologies adquiriu alguns recursos e toda a propriedade intelectual da CakeWalk Inc, que era da Gibson Brands que a comprou da Roland em 2013, que por sua vez, comprou a companhia em 2008.

Kuok Meng RuMilionário Filipino Kuok Meng Ru, CEO – BandLab Technologies

O CEO da BandLab, Kuok Meng Ru, comentou após a aquisição: “Temos um imenso respeito pelo legado do Cakewalk e pela comunidade incrível de pessoas que amam a marca e que dependem desses produtos, tanto na vida pessoal quanto profissional.

A verdade é que a merca CakeWalk nasceu em 1987, sendo tão antiga quanto o próprio formato MIDI. Nos últimos anos, a Gibson estava paralisando o desenvolvimento do Sonar, abandonando o projeto aos poucos. Graças a BandLab, tivemos um dos softwares mais importantes da indústria da música, salvos da “gaveta escura”.

O resultado disso, foi que pegaram o projeto Sonar, com suas décadas de desenvolvimento, mudaram o nome do software para CakeWalk (marca muito popular entre os produtores mais velhos) e fizeram essa maravilha de editor de MIDI, mixer em multicanais, uma base para diversos plugins VSTi e VST, além de um possível editor de áudio. Agora, esse software é a base do nosso projeto de Home Studio, o que facilitou bastante para todos os que desejam montar um Home Studio para Iniciantes.

E o melhor de tudo, é que você pode baixar o CakeWalk by BandLab de graça! Sim, gratuitamente! Na verdade não. Você precisa criar uma conta na BandLab para só então, ter acesso ao download do software. Junto do pacote, você encontra bons instrumentos virtuais VSTi, diversos plugins de áudio VST, além da versão demo do Melodyne. Eu fiz uma aula só de melodyne lá no curso, e o software funciona por horas, sem qualquer engasgo ou imprecisão. Está tudo perfeito, como um presente do futuro para nós. O Sr. Kuok Meng Ru é o cara. Salve seu Kuok.

Uma dica extra do Rodrigo: Saiba como eu montei o meu estúdio de gravação musical e consegui gravar as minhas mais de 40 músicas sem gastar fortunas com equipamentos e softwares caros.

Confira o vídeo exclusivo que eu preparei pra você!

QUERO VER O VÍDEO!

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.