Você é aquele compositor que tem centenas de músicas guardadas e está gravando toda a sua obra em formato digital. Ter um estúdio de gravação musical em casa é o mínimo que você precisa para realizar essa tarefa. Mas, como gravação faz muito barulho, e você não tem um isolamento acústico adequado; qual será a melhor hora para gravar em seu estúdio de gravação? Vamos descobrir?

Agora, se você deseja aprender mais a fundo sobre esse assunto, recomendo que você assista a esse vídeo...

Gravar é muito prazeroso, além de criar bons resultados. Quando estamos no estúdio nem percebemos o tempo passar e isso pode causar grandes problemas, principalmente quando estamos gravando de madrugada, sem isolamento acústico na sala. Os vizinhos podem até chamar a polícia, então sua gravação prazerosa termina como um seriado policial.

Não está tendo um orçamento muito grande para isolar seu estúdio acusticamente? Então a melhor forma de evitar esses transtornos é: escolher a melhor hora para fazer barulho.

Pela manhã, à tarde ou à noite?

Depende muito de como você está trabalhando em seu estúdio de gravação musical. O mais importante é adequar o horário às necessidades de todos: músicos, cantores, vizinhos, família, etc. Se você trabalha full time em seu estúdio, certamente não tem qualquer outro compromisso extra, isso ajuda muito a flexibilização de sua grade de tempo.

Devemos lembrar de que a maioria dos músicos está dormindo durante a parte da manhã, então é impossível marcar uma colocação de voz às 8:00 am, sem que ele não cumpra com o horário. Se o músico for honesto, provavelmente ele aparecerá muito cansado, com sono e com pouca capacidade de concentração.

Durante a madrugada, os vizinhos podem fazer um verdadeiro “auê” por causa do barulho, isso é muito constrangedor.

Até agora, perdemos o horário da madrugada e da manhã, mas ainda nos restam os horários após o almoço e durante a noite. Vamos observar o que acontece nesses horários.

Durante a noite, temos que ficar com a família, você não quer perder aquele documentário do Discovery Channel ou do History, quer? Então, aproveite a noite com a sua família.

Você nem precisa ser Albert Einstein para descobrir que o melhor horário para um músico gravar é durante a tarde.

Gravando no período da tarde

Os músicos normalmente acordam lá pelas 13:00, comem alguma coisa e vão para o estúdio gravar. Ainda temos algum sacrifício aqui, porque é necessário que ele acorde ao menos por volta das 9:00 para aquecer a voz e ter tempo de almoçar antes de encarar as gravações no estúdio.

O músico chega ao estúdio, está com a voz aquecida, suas energias estão repostas e ele está alerta como uma águia. Pronto. Seu cliente/músico pode colocar a voz e executar melhor seus instrumentos nesse período especial que é o da tarde.

Voltarei com mais sobre esse assunto em outra oportunidade, comentando sobre os melhores horários para mixar, para mostrar um produto concluído ao cliente e tudo mais.

Um forte abraço!

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender Como Montar o Seu Estúdio de Gravação Musical de Alta Qualidade, Sem Investir em Equipamentos Caros, recomendo que você confira esse vídeo agora mesmo...

QUERO VER O VÍDEO


Rodrigo Marques

Rodrigo Marques

O Home Studio Fans acredita que todos os talentos precisam ter a oportunidade de realizar seu sonho de gravar suas músicas, spots, tudo com alta qualidade. E acreditamos que o Home Studio seja a chave para libertar o poder de produzir música em casa, abrindo portas para empreendedores e artistas desenvolverem novas habilidades, espalhando o bem ao redor do mundo.