comprar instrumentos musiciasComprar instrumentos musicais é muito gostoso, não é verdade? Você começa com um violão barato, depois vai para um mais caro, compra mais uma guitarra, mais outra, e outra. Vamos descobrir o que pode levar você a comprar uma infinidade de instrumentos musicais e equipamentos de estúdio, mesmo que você pense que pode se controlar.

O que é S.A.I

Mesmo se você nunca trabalhou em uma loja de instrumentos musicais, você já deve ter ouvido falar sobre a Síndrome da Aquisição de Instrumentos (S.A.I). Esse tipo de fenômeno acontece quando alguém fica fissurado em equipamentos musicais.

Agora, se você deseja aprender mais a fundo sobre esse assunto, recomendo que você assista a esse vídeo...

De repente, ter apenas uma guitarra já não é suficiente – ele precisa de vinte de uma só vez. Possuir apenas um bom microfone para gravar vocais já não é suficiente – ele precisa de uma caixa com um set completo.

Agora uma coisa interessante ( principalmente para as lojas de instrumentos e equipamentos musicais) é que ter um rack de equipamentos no estúdio, que vá do chão até o teto é algo muito gratificante.

O negócio é feio mesmo. Eu tenho uma preocupação com esse tipo de síndrome. Olha que eu vejo isso acontecer na maioria dos donos de Home Studio que eu conheço, e olha que eu conheço vários. Minha grande preocupação é que um músico que esteja afetado por essa síndrome pode ficar tão envolvido com a compra de novos equipamentos que pode perder a sua visão musical.

Quando eu comecei meu primeiro estúdio no século passado, tinha um teclado com timbres que não me agradavam muito. Eu queria uns timbres melhores, mais pesados, com mais qualidade. Até perdi a vontade de tocar no meu antigo teclado. A solução foi comprar um modelo de teclado que atendesse as minhas expectativas, e assim o fiz. O novo teclado era maravilhoso, com os timbres que eu queria, deu vontade de tocar todos os dias. Um belo dia eu me vi querendo outro teclado, ainda mais caro, pois passei a ver defeitos no meu teclado, que antes não eu não percebia. Que ridículo! Síndrome da Aquisição de Instrumentos 1. Rodrigo 0.

Motivos para trocar de instrumento ou equipamento, não faltam. No meu caso, até parei de tocar só por desgosto pelos timbres do meu teclado. Hoje eu penso que aqueles timbres não eram de todo ruins. Eu não precisava ter deixado meu teclado de lado, poderia mesmo ter continuado com ele e o plugado via midi a um sampler virtual no PC. O pior de tudo é que essa coisa de síndrome não tem fim.

Existem alguns artistas que possuem a síndrome do canto perfeito. Sim, eles nunca estão satisfeitos e pedem para você gravar suas vozes várias vezes. Particularmente, eu trabalhei para um cliente que tinha essa síndrome e ficávamos madrugadas a fio gravando, mixando, masterizando e apagando tudo para fazer de novo. Um dia eu disse: vamos parar porque eu não quero tomar o seu tempo e o seu dinheiro, confie em mim; está tudo perfeito. Claro, realmente estava e ele saiu com o trabalho após alguns meses. Sei que o Roberto Carlos também teve um problema parecido na produção de um DVD. Ele nunca estava satisfeito.

Será a síndrome um problema?

Se você tem síndrome de trabalhar de mais e fazer bem feito, acho que até ajuda para o sucesso. Agora, se você está parando de gravar, só porque não tem a placa de som dos seus sonhos, o software que você queria; então isso se torna um problema.

Não deixe as síndromes controlarem a sua vida.


E você? Tem alguma mania, síndrome ou vício?

Esse assunto se estende a todo tipo de objetos: sapatos, bolsas, roupas, carros, motos, computadores, propriedades, gadgets, softwares, tudo que possa dar prazer ao ser comprado. A síndrome é uma espécie de vício, então devemos evitar qualquer tipo de vício.

Nós apresentamos os softwares e os equipamentos mais acessíveis a você aluno, então não caia nessa onda de ficar trocando de Sonar para Nuendo, de Sound Forge para Audition, isso só vai atrasar o seu sucesso.

Eu testei todos, garanto que estamos com um time vencedor em nosso Home Studio. Não se mexe em time que está vencendo!

 

Abraço!

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender Como Montar o Seu Estúdio de Gravação Musical de Alta Qualidade, Sem Investir em Equipamentos Caros, recomendo que você confira esse vídeo agora mesmo...

QUERO VER O VÍDEO


Rodrigo Marques

Rodrigo Marques

O Home Studio Fans acredita que todos os talentos precisam ter a oportunidade de realizar seu sonho de gravar suas músicas, spots, tudo com alta qualidade. E acreditamos que o Home Studio seja a chave para libertar o poder de produzir música em casa, abrindo portas para empreendedores e artistas desenvolverem novas habilidades, espalhando o bem ao redor do mundo.